Quando ir pra Fortaleza: Qual a melhor época pra viajar pra lá?

Quem viaja pro Nordeste normalmente espera aqueles dias ensolarados perfeitos pra curtir o mar quentinho, certo? E na hora de escolher quando ir pra Fortaleza vale levar a época do ano em conta, afinal ninguém merece ficar preso no hotel em dia de chuva.

É pra ajudar você a decidir a melhor época pra viajar pra capital cearense que publicamos esse post, com informações sobre a época mais chuvosa, a mais seca e o melhor período pra curtir as praias.

QUANDO IR PRA FORTALEZA

Se por um lado as temperaturas se alteram pouco ao longo de todo o ano (as máximas batem os 30ºC até no inverno e as mínimas ficam em torno dos 25º), o regime de chuvas varia ao longo do ano, com uma época “mais molhada” e outra bem seca, como você pode ver no gráfico abaixo.

+ Veja hotéis na cidade com descontos

 Quando ir pra Fortaleza (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| ÉPOCA MAIS SECA ☀

Na hora de decidir quando ir pra Fortaleza a maioria dos turistas, se não todos, querem viajar em busca de sol, praia e calor, certo? O período mais seco no Ceará começa antes de outros Estados do Nordeste, normalmente já a partir de julho. Então a melhor época pra viajar vai de agosto a dezembro, quando o acumulado de chuvas é bem baixo.

Essa também é uma região que venta muito, principalmente nesse período, ideal pra quem pratica windsurf e kitesurf em praias da redondeza da capital cearense, como Cumbuco.

 Quando ir pra Fortaleza (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| ÉPOCA MAIS CHUVOSA 🌧

Se o período mais seco começa antes no Ceará, as chuvas também tendem a chegar primeiro, já a partir de janeiro. Mas como você pode ver no gráfico acima, a época mais chuvosa e que pode atrapalhar seus planos de pegar praia vai principalmente de março a maio, sendo abril o mês mais chuvoso.

Claro que isso não quer dizer que se você for em abril irá apenas pegar dias de chuva. Mas é bom ter em mente que esses são meses que registram em média o maior acumulado de chuva e que não é incomum chover bastante.

| EVENTOS QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO

Alguns eventos da cidade também podem influenciar na sua decisão de quando ir pra Fortaleza. E isso vai muito além do clima. Se você quer fugir dos preços mais altos de hospedagem, por exemplo, é bom evitar o período de alta temporada das férias de janeiro, principalmente no Réveillon e no Carnaval, quando a cidade fica bem cheia. O carnaval fora de época Fortal, que acontece em julho, também costuma atrair muitos turistas e mudar o ritmo da cidade.

+ Hotéis na cidade com até 50% de desconto
+ Todas as dicas pra curtir a capital cearense

Tem mais alguma dúvida ou dica sobre quando ir pra Fortaleza? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *