Quando ir pra Fortaleza: Qual a melhor época pra viajar pra lá?

Quem viaja pro Nordeste normalmente espera aqueles dias ensolarados perfeitos pra curtir o mar quentinho, certo? E na hora de escolher quando ir pra Fortaleza vale levar a época do ano em conta, afinal ninguém merece ficar preso no hotel em dia de chuva.

É pra ajudar você a decidir a melhor época pra viajar pra capital cearense que publicamos esse post, com informações sobre a época mais chuvosa, a mais seca e o melhor período pra curtir as praias.

QUANDO IR PRA FORTALEZA

Se por um lado as temperaturas se alteram pouco ao longo de todo o ano (as máximas batem os 30ºC até no inverno e as mínimas ficam em torno dos 25º), o regime de chuvas varia ao longo do ano, com uma época “mais molhada” e outra bem seca, como você pode ver no gráfico abaixo.

+ Veja hotéis na cidade com descontos

 Quando ir pra Fortaleza (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| ÉPOCA MAIS SECA ☀

Na hora de decidir quando ir pra Fortaleza a maioria dos turistas, se não todos, querem viajar em busca de sol, praia e calor, certo? O período mais seco no Ceará começa antes de outros Estados do Nordeste, normalmente já a partir de julho. Então a melhor época pra viajar vai de agosto a dezembro, quando o acumulado de chuvas é bem baixo.

Essa também é uma região que venta muito, principalmente nesse período, ideal pra quem pratica windsurf e kitesurf em praias da redondeza da capital cearense, como Cumbuco.

 Quando ir pra Fortaleza (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| ÉPOCA MAIS CHUVOSA 🌧

Se o período mais seco começa antes no Ceará, as chuvas também tendem a chegar primeiro, já a partir de janeiro. Mas como você pode ver no gráfico acima, a época mais chuvosa e que pode atrapalhar seus planos de pegar praia vai principalmente de março a maio, sendo abril o mês mais chuvoso.

Claro que isso não quer dizer que se você for em abril irá apenas pegar dias de chuva. Mas é bom ter em mente que esses são meses que registram em média o maior acumulado de chuva e que não é incomum chover bastante.

 

| EVENTOS QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO

Alguns eventos da cidade também podem influenciar na sua decisão de quando ir pra Fortaleza. E isso vai muito além do clima. Se você quer fugir dos preços mais altos de hospedagem, por exemplo, é bom evitar o período de alta temporada das férias de janeiro, principalmente no Réveillon e no Carnaval, quando a cidade fica bem cheia. O carnaval fora de época Fortal, que acontece em julho, também costuma atrair muitos turistas e mudar o ritmo da cidade.

 

COMO VOAMOS ATÉ FORTALEZA ✈

Nós viajamos pra cidade a convite da Avianca, que é uma empresa que gostamos muito por conta dos serviços oferecidos. Entre as comodidades, a companhia conta entretenimento com TV individual com filmes, séries e jogos, além de serviço de bordo gratuito, inclusive com sanduíches quentes. Em alguns voos há ainda Wi-Fi.

Quando ir pra Fortaleza (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Serviço da Avianca durante nosso voo pra Fortaleza

Além disso, a Avianca tem voos diários de diversas cidades do Brasil para Fortaleza, incluindo São Paulo (que foi de onde saímos), Rio de Janeiro, Brasília, entre outras. Você pode encontrar as ofertas pra viajar pra lá no site da companhia.

+ Hotéis na cidade com até 50% de desconto
+ Todas as dicas pra curtir a capital cearense

Tem mais alguma dúvida ou dica sobre quando ir pra Fortaleza? Deixe seu comentário!

* O jornalista viajou a convite da Avianca, mas todas as informações e relatos dados aqui são isentos e refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *