Quando ir pra Grécia: O clima e a melhor época pra viajar pra lá

Antes de decidir quando ir pra Grécia, é bom ficar atento ao clima no país e qual a melhor época pra viajar pra lá. Afinal, se você quer ver a beleza das Ilhas Gregas, deve evitar ao máximo o frio e a possibilidade de chuva.

Pra quem pretende ir apenas pra Atenas, como mostraremos mais abaixo, dá até mesmo pra visitar a cidade nos dias mais frios, isso se você vai em busca mais da riqueza histórica do que das praias do entorno da capital grega. E quem realmente gosta de frio, neva no país e dá até pra esquiar!

QUANDO IR PRA GRÉCIA: O CLIMA E A MELHOR ÉPOCA

| QUANDO IR PRAS ILHAS GREGAS

A melhor época pra viajar pra Grécia é durante o verão europeu. Mas ir na alta temporada (julho e agosto), por outro lado, reflete em preços mais altos e as ilhas ficam lotadas. Se for pensar apenas no clima, não tem jeito, esse é o período com menos chance de chuva e quando a água do mar fica mais quentinha e transparente.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando ir pra Grécia: Fim de tarde em Santorini

Pra quem quer fugir da muvuca e dos preços mais altos, uma boa escolha na hora de decidir quando ir pra Grécia é viajar nos meses que beiram a alta estação. Maio, junho, setembro e outubro, apesar de haver alguma chance de chuva e de a água do mar estar um pouco mais fria, são boas pedidas. Afinal os dias são mais longos que no inverno, faz calor durante o dia, os estabelecimentos estão funcionando, boa parte dos ferries já opera nos mesmos horários do verão e não é difícil achar voos extras.

+ Encontre hotéis na Grécia com até 50% de desconto

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mykonos: Praias ainda não lotadas em maio

Eu viajei pras Ilhas Gregas em maio e peguei bastante sol, com uma ou outra pancada de chuva. Não havia aquela infinidade de navios e ilhas famosas como Santorini e Mykonos não estavam tão abarrotadas. Os preços dos hotéis também estavam mais baixos que no pico do verão.

Se sua busca também é por praia, deve-se evitar os meses mais frios (de novembro a abril) e principalmente o inverno (dezembro a março), quando as principais ilhas ficam vazias, faz bastante frio, o comércio praticamente fecha e até os ferries que ligam as ilhas ao continente ou interrompem os serviços ou operam em poucos horários.

No gráfico abaixo dá pra ter uma ideia do clima em Santorini o ano todo.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Arte: Esse Mundo É Nosso)

 

| QUANDO IR PRA ATENAS

Dá pra visitar a maioria dos pontos turísticos de Atenas praticamente em qualquer época do ano, exceto as praias da região metropolitana, que ficam praticamente desertas e com águas geladas nos meses mais frios, principalmente de novembro a março.

+ Veja opções de hotéis em Atenas com até 50% de desconto

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Atenas

Assim como nas ilhas, a capital grega fica mais cheia nos meses mais quentes na Europa, principalmente de junho a setembro. O calor e a maior oferta de atrações torna esse período mais procurado. E é justamente nessa época que acontece o famoso Festival Grego, com duração de três meses.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ruas de Atenas nos dias mais quentes

Nos meses mais frios (de novembro a março), os sítios arqueológicos e museus de Atenas costumam ter os horários reduzidos (das 8h às 15h), mas mesmo assim funcionam. Não é todo ano, mas principalmente em dezembro e janeiro pode haver neve na capital.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Arte: Esse Mundo É Nosso)

 

 

| NEVE NA GRÉCIA

Se você pretende viajar pra Grécia durante o inverno, há algumas estações de esqui que são atração durante a temporada de frio. A maioria fica no norte do país e nos arredores de Atenas (veja a lista de estações de esqui). Mas como disse acima, não é todo ano que neva na capital grega.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto via Shutterstock)

Templo de Zeus Olímpico após uma nevasca em Atenas (Foto via Shutterstock)

 

O SEGURO OBRIGATÓRIO

A Grécia faz parte dos países europeus que exigem um seguro viagem obrigatório de brasileiros. Esse seguro é barato e, além de garantir uma tranquilidade na sua viagem, pode evitar com que você tenha dores de cabeça na imigração, caso ele seja solicitado. Faça a cotação e encontre os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Use o código ESSEMUNDOENOSSO5 e tenha um desconto de 5% na compra!

 

CONCLUSÃO

Como deu pra ver, apesar de a época mais procurada pelos turistas ser entre julho e agosto, que é a alta temporada nos destinos de verão da Europa, dá pra evitar a muvuca e os preços mais altos se você decidir quando ir pra Grécia nos meses que beiram a alta estação, como em maio, junho, setembro e outubro. Dá pra pegar um pouco calor, cidades mais vazias e pouca chuva.

+ Como ir do aeroporto de Atenas ao centro
+ Todas as dicas para sua viagem ao país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

28 Comments

  1. Claudete disse:

    Olá Rafael,

    Você saberia me dizer quanto custa um interprete para nos acompanhar.

    • Oi, Claudete, tudo bem?
      O ideal seria um guia que falasse português ou outra língua que vocês tenham familiaridade. Infelizmente não tenho nenhum pra indicar, mas vale procurar na internet.

      Abraços

  2. Thais disse:

    Olá Rafael , tudo bem ?
    Estamos querendo ir pra Grécia na última semana de setembro/2019 pra conhecer a cidade e curtir o mar , vc acha essa época boa ? Não queremos pegar chuva e frio pela questão de aproveitar o mar !! E comi vamos em 4 casais foi a única época que conseguimos organizar as férias de todos ….

  3. Beth disse:

    Olá Rafael tudo bem?

    O que você acha de viajar sozinha para Grecia?

    Já tenho experiência em viajar sozinha, mas sobre a Grecia, o que acha? Dá para curtir a noite, sair sozinha etc?

    E guia brasileiro com certeza vou encontrar um eheh.
    Aguardo retorno,
    Obrigada!
    Beth

  4. Ana Jacqueline disse:

    Adorei seu post me ajudou muito no relativo ao mês que pretendo ir em setembro e suas dicas. Muito bacana seu trabalho e disponibilidade. Pretendo fazer a partir de Paris ou Lisboa: Marrocos, Egito, Grecia, Turquia e Jerusalém. Estou colocando um tempo de 30 dias. Qual sua opinião desse roteiro.

    • Oi, Ana, tudo bem?
      Muito obrigado! Então, eu não conheço todos esses destinos, então fica um pouco difícil. Mas só pelo número de países e tomando como conta Grécia e Turquia, que são lugares com muitas cidades pra serem visitadas, acho que ficará bem corrido sim, a menos que você esteja acostumada a viajar dessa forma.

      Abraços e ótima viagem!

  5. Estefany disse:

    Oi , Rafael
    Estava pensando em ir em março para Grécia e seria ótimo ter sol e praia. Você acha que nesse mês é possível eu acabar não aproveitando nada por causa da chuva ?

    • Oi, Estefany, tudo bem?
      Então, março não chove tanto como dezembro e janeiro, é praticamente o final da temporada de chuvas. Acho que o maior problema fica pela temperatura que beira os 10 graus e também o fato de o mar estar bem gelado. Se puder escolher, vá a partir de maio.

      Abraços e boa viagem!

  6. Rosemeire de Campos bicudo disse:

    Eu não gosto de frio nem calor de rachar , queria um clima fresco, um meio termo, que meses vc sugere? Obrigada

    • Oi, Rose, tudo bem?
      Vale ir no outono ou primavera. Eu fui em maio, por exemplo, e o clima estava bem agradável, ótimo pra passear. Só a água do mar que estava bem fria pra mim!

      Abraços e ótima viagem!

  7. Meire Isamar disse:

    Quero ir, mas meu marido se recusa a ir por causa da lingua, diz que não vamos conseguir nos comunicar.
    So falamos espanhol fluente.

  8. Arlete disse:

    Olá quero muito passar meu aniversário na Grécia no mês de Outubro pode me dar alguma dika de um lugar tranquilo e aconchegante…

  9. Ananias Nunes de Oliveira disse:

    Pretendo ficar 10 dias em Atenas; época é boa? Praia próxima?

    • Oi, Ananias, tudo bem?
      Sobre a melhor época, é justamente o que contamos no post. Já as praias próximas a Atenas não são tão lindas como as das ilhas, mas algumas das mais famosas são: Votsalaki, Alimos, Glyfada, Astir, Vouliagmeni, entre outras.

      Abraços e ótima viagem!

  10. Caroline disse:

    Olá estou indo á Grécia dia 15 de outubro seria possível aproveitar as praias e os passeios de barco sendo início do outono?!

    • Oi, Caroline, tudo bem?
      Em outubro já acabou o verão e é outono. Você não deve pegar muito frio e ainda pode ter a sorte de pegar o restinho do calor do verão. É uma época de transição do calor pro frio. Só a água mesmo que já poderá estar mais fria.

      Abraços e boa viagem!

  11. Ângela Valéria disse:

    Oi Rafael.
    Para uma primeira vez na Grécia, você indicaria ir em um cruzeiro ou alugar uma casa e se aventurar por lá seria o mais interessante?
    E a questão financeira, o que seria mais em conta na sua opinião? Planejo ficar 15 dias em Outubro deste ano, só não sei como ainda! Kkk.
    Grata.

    • Oi, Ângela, tudo bem?
      Acho que depende muito do seu estilo de viagem. Eu, por exemplo, não gosto muito de cruzeiro porque acho que não dá pra conhecer bem o destino, mas com certeza é uma forma mais econômica, já que você não gasta com hospedagem.

      Abraços!

  12. Sonia barbosa disse:

    Oi Rafael, boa noite !!!
    Gostaria de fechar um cruzeiro para Grécia partindo de Veneza, porém não gostaria de ir na alta temporada pelo custo, por favor gostaria da sua opinião, obrigado.

    • Oi, Sonia, tudo bem?
      Os meses de maio e junho são sempre uma boa escolha, pois já está quente e os preços são mais baixos que no verão. Já viajei algumas vezes nessa época e deu pra aproveitar sem as cidades estarem tão lotadas.

      Abraços e ótima viagem!

  13. Manu disse:

    Oi, Rafael!

    Você falou que foi em maio. Conseguiu entrar no mar? A água estava muito gelada? Qual seria um comparativo da temperatura da água com alguma praia aqui do Brasil? Chegaremos por volta de 26/05 em Mykonos e como queremos praia, ficamos um pouco na dúvida de como seria o mar nessa época…
    Outra dúvida, já tinha alguma animação na ilha, com algo nos beach clubs?
    Muito obrigada!

    • Oi, Manu, tudo bem?
      Então, eu tenho pavor de água gelada, acho o mar do Rio superfrio, por exemplo, rs. Então eu não consegui entrar no mar na Grécia em maio, não. Mas os dias estavam ensolarados e quentes. Mesmo à noite, na maioria dos dias, saía de bermuda e camiseta, sem casaco. Mas se você não se importa com água friazinha estilo Cabo Frio e Arraial do Cabo, vai conseguir nadar bastante.

      Sobre animação, tinha sim. Muitos beach clubs já estavam abertos e à noite o centrinho estava ótimo. Curtimos muito!

      Ótima viagem e volte pra contar como foi!

      Abraços

  14. Allan Figueiredo disse:

    Ótimo texto. Direto ao ponto e com dados! Difícil encontrar isso hoje me dia na internet. Meus parabéns

  15. VYRGINIA DA CRUZ RODRIGUES disse:

    Olá, estou planejando viagem para Europa e devo ficar na Grécia ( 2d atenas, 3d santorini e 3d Zakynthos) entre 25 de maio a 4 de junho, mas tem opção de passagem similar uma semana depois de 1 a 7, acha que faz diferença? Penso que ir na semana seguinte é garantia de tempo melhor, mas tb acho que pode ser um pouquinho mais caro. O que acha? Em Zakynthos é melhor alugar carro ou quadriciclo?

    • Oi Viyrginia, tudo bem?
      Eu acho que em apenas uma semana não muda muito não. Eu fui nessa época e peguei praticamente só sol, tirando umas chuvinhas de fim de tarde.

      Em Zakynthos tanto faz, você consegue se virar bem com carro ou com o quadriciclo, desde que ele seja potente, pois a praia famosa de Navaggio fica bem longe do centro, cerca de 35km. Então se for o mais baratinho, você vai levar um bom tempo pra subir e descer os morros no caminho rs.

      Abraços e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *