Antes de decidir quando ir pra Grécia, é bom ficar atento ao clima no país e qual a melhor época pra viajar pra lá. Afinal, se você quer ver a beleza das Ilhas Gregas, deve evitar ao máximo o frio e a possibilidade de chuva.

Pra quem pretende ir apenas pra Atenas, como mostraremos mais abaixo, dá até mesmo pra visitar a cidade nos dias mais frios, isso se você vai em busca mais da riqueza histórica do que das praias do entorno da capital grega. E quem realmente gosta de frio, neva no país e dá até pra esquiar!

QUANDO IR PRA GRÉCIA: O CLIMA E A MELHOR ÉPOCA

| QUANDO IR PRAS ILHAS GREGAS

A melhor época pra viajar pra Grécia é durante o verão europeu. Mas ir na alta temporada (julho e agosto), por outro lado, reflete em preços mais altos e as ilhas ficam lotadas. Se for pensar apenas no clima, não tem jeito, esse é o período com menos chance de chuva e quando a água do mar fica mais quentinha e transparente.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Quando ir pra Grécia: Fim de tarde em Santorini

Pra quem quer fugir da muvuca e dos preços mais altos, uma boa escolha na hora de decidir quando ir pra Grécia é viajar nos meses que beiram a alta estação. Maio, junho, setembro e outubro, apesar de haver alguma chance de chuva e de a água do mar estar um pouco mais fria, são boas pedidas. Afinal os dias são mais longos que no inverno, faz calor durante o dia, os estabelecimentos estão funcionando, boa parte dos ferries já opera nos mesmos horários do verão e não é difícil achar voos extras.

+ Encontre hotéis na Grécia com até 50% de desconto

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Mykonos: Praias ainda não lotadas em maio

Eu viajei pras Ilhas Gregas em maio e peguei bastante sol, com uma ou outra pancada de chuva. Não havia aquela infinidade de navios e ilhas famosas como Santorini e Mykonos não estavam tão abarrotadas. Os preços dos hotéis também estavam mais baixos que no pico do verão.

Se sua busca também é por praia, deve-se evitar os meses mais frios (de novembro a abril) e principalmente o inverno (dezembro a março), quando as principais ilhas ficam vazias, faz bastante frio, o comércio praticamente fecha e até os ferries que ligam as ilhas ao continente ou interrompem os serviços ou operam em poucos horários.

No gráfico abaixo dá pra ter uma ideia do clima em Santorini o ano todo.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Arte: Esse Mundo É Nosso)

 

| QUANDO IR PRA ATENAS

Dá pra visitar a maioria dos pontos turísticos de Atenas praticamente em qualquer época do ano, exceto as praias da região metropolitana, que ficam praticamente desertas e com águas geladas nos meses mais frios, principalmente de novembro a março.

+ Veja opções de hotéis em Atenas com até 50% de desconto

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Atenas

Assim como nas ilhas, a capital grega fica mais cheia nos meses mais quentes na Europa, principalmente de junho a setembro. O calor e a maior oferta de atrações torna esse período mais procurado. E é justamente nessa época que acontece o famoso Festival Grego, com duração de três meses.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Ruas de Atenas nos dias mais quentes

Nos meses mais frios (de novembro a março), os sítios arqueológicos e museus de Atenas costumam ter os horários reduzidos (das 8h às 15h), mas mesmo assim funcionam. Não é todo ano, mas principalmente em dezembro e janeiro pode haver neve na capital.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Arte: Esse Mundo É Nosso)

 

 

| NEVE NA GRÉCIA

Se você pretende viajar pra Grécia durante o inverno, há algumas estações de esqui que são atração durante a temporada de frio. A maioria fica no norte do país e nos arredores de Atenas (veja a lista de estações de esqui). Mas como disse acima, não é todo ano que neva na capital grega.

Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar (Foto via Shutterstock)
Templo de Zeus Olímpico após uma nevasca em Atenas (Foto via Shutterstock)

 

O SEGURO OBRIGATÓRIO

A Grécia faz parte dos países europeus que exigem um seguro viagem obrigatório de brasileiros. Esse seguro é barato e, além de garantir uma tranquilidade na sua viagem, pode evitar com que você tenha dores de cabeça na imigração, caso ele seja solicitado. Faça a cotação e encontre os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Use o código ESSEMUNDOENOSSO5 e tenha um desconto de 5% na compra!

 

CONCLUSÃO

Como deu pra ver, apesar de a época mais procurada pelos turistas ser entre julho e agosto, que é a alta temporada nos destinos de verão da Europa, dá pra evitar a muvuca e os preços mais altos se você decidir quando ir pra Grécia nos meses que beiram a alta estação, como em maio, junho, setembro e outubro. Dá pra pegar um pouco calor, cidades mais vazias e pouca chuva.

+ Como ir do aeroporto de Atenas ao centro
+ Todas as dicas para sua viagem ao país

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
30 respostas
  1. Olá, este seguro obrigatório que você comenta ele é obrigatório até para quem já está em países europeus? No caso moro na Irlanda.

    Obrigada

    1. Oi, Claudete, tudo bem?
      O ideal seria um guia que falasse português ou outra língua que vocês tenham familiaridade. Infelizmente não tenho nenhum pra indicar, mas vale procurar na internet.

      Abraços

  2. Olá Rafael , tudo bem ?
    Estamos querendo ir pra Grécia na última semana de setembro/2019 pra conhecer a cidade e curtir o mar , vc acha essa época boa ? Não queremos pegar chuva e frio pela questão de aproveitar o mar !! E comi vamos em 4 casais foi a única época que conseguimos organizar as férias de todos ….

  3. Olá Rafael tudo bem?

    O que você acha de viajar sozinha para Grecia?

    Já tenho experiência em viajar sozinha, mas sobre a Grecia, o que acha? Dá para curtir a noite, sair sozinha etc?

    E guia brasileiro com certeza vou encontrar um eheh.
    Aguardo retorno,
    Obrigada!
    Beth

  4. Adorei seu post me ajudou muito no relativo ao mês que pretendo ir em setembro e suas dicas. Muito bacana seu trabalho e disponibilidade. Pretendo fazer a partir de Paris ou Lisboa: Marrocos, Egito, Grecia, Turquia e Jerusalém. Estou colocando um tempo de 30 dias. Qual sua opinião desse roteiro.

    1. Oi, Ana, tudo bem?
      Muito obrigado! Então, eu não conheço todos esses destinos, então fica um pouco difícil. Mas só pelo número de países e tomando como conta Grécia e Turquia, que são lugares com muitas cidades pra serem visitadas, acho que ficará bem corrido sim, a menos que você esteja acostumada a viajar dessa forma.

      Abraços e ótima viagem!

  5. Oi , Rafael
    Estava pensando em ir em março para Grécia e seria ótimo ter sol e praia. Você acha que nesse mês é possível eu acabar não aproveitando nada por causa da chuva ?

    1. Oi, Estefany, tudo bem?
      Então, março não chove tanto como dezembro e janeiro, é praticamente o final da temporada de chuvas. Acho que o maior problema fica pela temperatura que beira os 10 graus e também o fato de o mar estar bem gelado. Se puder escolher, vá a partir de maio.

      Abraços e boa viagem!

    1. Oi, Rose, tudo bem?
      Vale ir no outono ou primavera. Eu fui em maio, por exemplo, e o clima estava bem agradável, ótimo pra passear. Só a água do mar que estava bem fria pra mim!

      Abraços e ótima viagem!

    1. Oi, Ananias, tudo bem?
      Sobre a melhor época, é justamente o que contamos no post. Já as praias próximas a Atenas não são tão lindas como as das ilhas, mas algumas das mais famosas são: Votsalaki, Alimos, Glyfada, Astir, Vouliagmeni, entre outras.

      Abraços e ótima viagem!

    1. Oi, Caroline, tudo bem?
      Em outubro já acabou o verão e é outono. Você não deve pegar muito frio e ainda pode ter a sorte de pegar o restinho do calor do verão. É uma época de transição do calor pro frio. Só a água mesmo que já poderá estar mais fria.

      Abraços e boa viagem!

  6. Oi Rafael.
    Para uma primeira vez na Grécia, você indicaria ir em um cruzeiro ou alugar uma casa e se aventurar por lá seria o mais interessante?
    E a questão financeira, o que seria mais em conta na sua opinião? Planejo ficar 15 dias em Outubro deste ano, só não sei como ainda! Kkk.
    Grata.

    1. Oi, Ângela, tudo bem?
      Acho que depende muito do seu estilo de viagem. Eu, por exemplo, não gosto muito de cruzeiro porque acho que não dá pra conhecer bem o destino, mas com certeza é uma forma mais econômica, já que você não gasta com hospedagem.

      Abraços!

  7. Oi Rafael, boa noite !!!
    Gostaria de fechar um cruzeiro para Grécia partindo de Veneza, porém não gostaria de ir na alta temporada pelo custo, por favor gostaria da sua opinião, obrigado.

    1. Oi, Sonia, tudo bem?
      Os meses de maio e junho são sempre uma boa escolha, pois já está quente e os preços são mais baixos que no verão. Já viajei algumas vezes nessa época e deu pra aproveitar sem as cidades estarem tão lotadas.

      Abraços e ótima viagem!

  8. Oi, Rafael!

    Você falou que foi em maio. Conseguiu entrar no mar? A água estava muito gelada? Qual seria um comparativo da temperatura da água com alguma praia aqui do Brasil? Chegaremos por volta de 26/05 em Mykonos e como queremos praia, ficamos um pouco na dúvida de como seria o mar nessa época…
    Outra dúvida, já tinha alguma animação na ilha, com algo nos beach clubs?
    Muito obrigada!

    1. Oi, Manu, tudo bem?
      Então, eu tenho pavor de água gelada, acho o mar do Rio superfrio, por exemplo, rs. Então eu não consegui entrar no mar na Grécia em maio, não. Mas os dias estavam ensolarados e quentes. Mesmo à noite, na maioria dos dias, saía de bermuda e camiseta, sem casaco. Mas se você não se importa com água friazinha estilo Cabo Frio e Arraial do Cabo, vai conseguir nadar bastante.

      Sobre animação, tinha sim. Muitos beach clubs já estavam abertos e à noite o centrinho estava ótimo. Curtimos muito!

      Ótima viagem e volte pra contar como foi!

      Abraços

  9. Olá, estou planejando viagem para Europa e devo ficar na Grécia ( 2d atenas, 3d santorini e 3d Zakynthos) entre 25 de maio a 4 de junho, mas tem opção de passagem similar uma semana depois de 1 a 7, acha que faz diferença? Penso que ir na semana seguinte é garantia de tempo melhor, mas tb acho que pode ser um pouquinho mais caro. O que acha? Em Zakynthos é melhor alugar carro ou quadriciclo?

    1. Oi Viyrginia, tudo bem?
      Eu acho que em apenas uma semana não muda muito não. Eu fui nessa época e peguei praticamente só sol, tirando umas chuvinhas de fim de tarde.

      Em Zakynthos tanto faz, você consegue se virar bem com carro ou com o quadriciclo, desde que ele seja potente, pois a praia famosa de Navaggio fica bem longe do centro, cerca de 35km. Então se for o mais baratinho, você vai levar um bom tempo pra subir e descer os morros no caminho rs.

      Abraços e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.