Quando ir pra Monte Verde: Melhor época pra viajar e dicas

Monte Verde, em Minas Gerais, combina sim com o inverno, mas dá pra aproveitar a cidade em outras épocas do ano e ainda pegar friozinho sem gastar tanto com hospedagens e restaurantes. Para te ajudar a decidir quando ir pra Monte Verde separamos algumas dicas.

QUANDO IR PRA MONTE VERDE

Monte Verde, na verdade, é um município de Camanducaia, em Minas, e está localizado na Serra da Mantiqueira.

Pra quem gosta do friozinho, a cidade é ideal, já que durante todo o ano os termômetros não sobem muito. Dá sim pra comer fondue em outubro, por exemplo.

Em junho e julho, os termômetros marcam em média de 11° a 20°. Junto com agosto, estres são os meses menos chuvosos de Monte Verde. Maio também já é um mês bem frio com médias de 12° a 20°. Se você quiser ir pra lá de maio a agosto, é bom se programar com antecedência (encontre seu hotel com desconto). Além dos preços estarem mais altos, os hotéis costumam ficar bem cheios. Lembre-se que nos feriados e nas férias de julho, a cidade fica mais cheia.

Quando ir pra Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na hora de decidir quando ir pra Monte Verde, leve em consideração que a temperatura na cidade não sobe tanto assim mesmo fora do inverno. Os meses mais quentes são fevereiro (média mínima de 17° e média máxima de 24°), outubro (mínima de 15° e máxima de 24°) e dezembro (mínima de 17° e máxima de 24°).

Esses dados são médias históricas, ou seja, há anos em que a temperatura cai bastante. Segundo o site Guia de Monte Verde, entre 2000 e 2010, o mês de julho, por exemplo, teve mínima de 5.2° e máxima de 18.7°. E, ainda de acordo com eles, em 11 de agosto de 2017, a cidade teve mínima de -0.9 e máxima de 0.1. Então, lembre-se sempre de checar a previsão e nunca esqueça seu casaco independente da época do ano.

+ Encontre seu hotel em Monte Verde com desconto

Dito tudo isso sobre temperatura, vamos falar sobre outro item que nos faz decidir quando ir pra Monte Verde: a chuva. Os meses mais chuvosos na vila são setembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Em abril, as chuvas começam a diminuir e as temperaturas caem (mínima de 15° máxima de 22°).

Quando ir pra Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| NOSSA EXPERIÊNCIA

Já estivemos em Monte Verde em janeiro, que é considerado o mês mais chuvoso do ano, mas não pegamos chuva. Estava um calor agradável durante o dia e bem fresquinho à noite. Também já fomos à cidade em outubro. Durante a semana, estava bem vazio, mas os restaurantes e lojas abriram normalmente. De dia, a temperatura ficou amena (só usei calça, nada de bermuda) e à noite estava bem friozinho marcando 13° e 14°.

+ Encontre seu hotel em Monte Verde com descontos de até 50%

Uma dica importante é que de quarta-feira os estabelecimentos comerciais costumam fechar. Então, fica mais difícil de encontrar lojas e restaurantes abertos.

| DATAS ESPECIAIS

Nos finais de semana de julho acontece o Festival de Inverno com shows e atrações especiais. O Festival Gastronômico acontece em outubro com cardápios especiais nos restaurantes e oficinas sobre diversos temas ligados à alimentação. Já em dezembro, a cidade fica toda iluminada e preparada para o Natal.

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem
Não viaje sem um seguro mesmo que seja para dentro do Brasil. Você evita dores de cabeça com eventuais problemas de saúde e até mesmo imprevistos com cancelamentos e atrasos de voos. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

Em resumo, dá sim para aproveitar Monte Verde durante o ano todo. Lembrando que no inverno, a vila está mais cheia e cara. Então, se quiser ir nesta época, lembre-se de reservar o hotel com antecedência para não pagar mais caro.

Ficou com alguma dúvida sobre quando ir pra Monte Verde? Deixe nos comentários!

+ Saiba o que fazer por lá
+ Veja as nossas dicas de hospedagem
+ Trilha da Pedra Redonda: Saiba como fazer

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *