Quando ir pra Paraty: Qual a melhor época pra viajar?

Na hora de decidir quando ir pra Paraty é preciso ficar atento(a) não só ao clima, mas também aos períodos de eventos da cidade do litoral do Rio de Janeiro e à alta temporada, épocas essas em que os preços de hospedagem e restaurantes sobem significativamente.

A cidade é muito charmosa o ano todo, mas pegá-la sem a multidão de visitantes dos feriadões e das férias escolares a deixa ainda mais bonita.

E é sobre isso que falamos nesse post, um guia para te ajudar a escolher quando ir pra Paraty de acordo com o clima, a baixa e alta temporadas.

QUANDO IR PRA PARATY: A MELHOR ÉPOCA PRA VIAJAR

Ruas históricas - Quando ir pra Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Podemos começar a falar da melhor época pra viajar pra Paraty de acordo com o clima. Essa região do Rio de Janeiro é um pouco complicada em relação ao tempo, já que o paredão de montanhas da Serra do Mar, que fica bem pertinho da cidade, vira e mexe forma muitas nuvens e pode trazer chuvas.

Mas, de modo geral, dá pra se programar. Essa parte do litoral costuma ter verões quentes e com bastante chuva e invernos menos chuvosos, com alguns dias de frio. Abaixo mostramos um gráfico das médias de temperaturas e chuvas na cidade para ajudar você a decidir quando ir pra Paraty, além de falarmos um pouco mais sobre os principais períodos.

+ Encontre hotéis e pousadas com descontos

| O CLIMA EM PARATY

Gráfico do clima - Quando ir pra Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Médias de chuvas e temperaturas em Paraty

PRIMAVERA E VERÃO

Os meses considerados de alta temporada, principalmente de dezembro ao Carnaval, coincidem também com o período mais chuvoso. Quer dizer que se eu escolher justamente as férias de verão vou pegar só dias chuvosos? Não!

Normalmente faz sol e bastante calor durante o dia com as famosas pancadas de verão no fim de tarde. Mas pode sim ter um dia ou outro de tempo fechado.

OUTONO E INVERNO

Já o período mais seco vai de maio a outubro, já na primavera. Não quer dizer que não chova, mas a chance de dias com céu azul é bem grande, o que é ideal pra pegar praias nos dias mais quentes e também fazer passeios de barco sem pegar as ilhas tão cheias de turistas.

Nós fomos em maio e o tempo estava muito agradável, inclusive a temperatura da água do mar. Pegamos muito sol e não precisamos de casacos. Mas entre uma frente fria e outra, nesse período podem vir algumas ondas de temperaturas mais baixas, o que não atrapalha o charme da cidade!

Esse período também coincide, exceto por conta das férias de julho, feriados e eventos, com a baixa temporada, quando os preços são mais baixos e a cidade está mais vazia.

Ruas vazias na baixa temporada em Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Ruas vazias em Paraty no mês de maio

| QUANDO IR PRA PARATY: ALTA E BAIXA TEMPORADAS

Os períodos mais disputados, de ruas e praias mais cheias, além de preços bem mais altos (principalmente de hotéis e restaurantes) coincidem com as férias escolares, os meses de verão, os feriadões e durante os principais eventos de Paraty, como falaremos mais abaixo.

Já o período de baixa temporada, quando a cidade fica ainda mais bonita ao parecer ser só sua e os restaurantes e hotéis baixam os preços significativamente (veja opções de hospedagem com descontos) normalmente vão de depois do Carnaval até o começo de dezembro.

Ou seja, é uma ótima chance pra quem pode escolher quando ir pra Paraty. Claro que é preciso excluir o que citamos acima, como as férias de julho, feriadões e os grandes eventos.

Como disse anteriormente, nós fomos em maio e a cidade estava bem vazia e muito fotogênica. Mesmo assim durante a noite havia um bom movimento nos bares e restaurantes. E foi justamente as ofertas dos restaurantes, que aqui têm fama de serem muito caros (e são) que chamaram nossa atenção. Os preços estavam até 50% menores que no cardápio da alta temporada.

+ Veja hotéis e pousadas com descontos

| PRINCIPAIS EVENTOS DE PARATY

Embora a cidade fique cheia e as diárias possam ser um pouco mais caras, há eventos importantes que valem a visita nesses períodos. Como a FLIP, a Festa Literária de Paraty, que costuma acontecer em junho, e o Bourbon Festival, que enche as ruas de apresentações de jazz e blues (normalmente em maio).

Festividades religiosas também atraem muitos turistas e são bonitas de se assistir na cidade, como a Semana Santa, a Festa do Divino (normalmente no final de maio) e o Corpus Christi. São também períodos onde se espera mais gente em Paraty.

VEJA TAMBÉM
+ Os melhores hotéis com descontos
+ 8 praias paradisíacas que valem a viagem

ONDE FICAR

Sem dúvidas vale você se hospedar no Centro Histórico ou perto dele. Há várias opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos. Nós procuramos um lugar charmoso, perto das principais atrações e com bom custo-benefício. Ficamos então no Carpe Diem Boutique Hotel e gostamos da experiência.

Boutique Hotel Carpe Diem em Paraty (Foto: Divulgação/Booking)
Boutique Hotel Carpe Diem (Foto: Divulgação/Booking)

Essa é uma casa antiga adaptada em um hotel boutique com poucos quartos. O atendimento é excelente, tem piscina e você se sente como dono de uma casa em Paraty. Para ver outras opções com descontos, vale consultar o site do Booking.

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Paraty? Deixe seu comentário que faremos o possível para respondê-lo. Só lembre-se que se a pergunta for sobre quando chove ou faz sol, o gráfico no começo do post traz todas as médias dos últimos anos, mês a mês 😉.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

2 Comments

  1. Carla Salvador disse:

    então me ajudem eu estou com disponibilidade para ir em Novembro oque vcs acham .
    É considerado alta ou baixa temporada ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *