Quando ir pra Playa del Carmen e Riviera Maya: Melhor época

Quem não se programa com informações sobre quando ir pra Playa del Carmen e a melhor época pra viajar pra Riviera Maya, no México, corre alguns riscos, como pegar dias mais chuvosos e até mesmo praias com muito sargaço.

Se você não sabe, sargaço é uma espécie de alga de cor marrom que virou um praga no Caribe e pode comprometer não só a beleza das praias, mas também o banho de mar. Nesse post trazemos um tópico só sobre isso pra você saber como está a situação na região de Cancún e Riiera Maya.

Abaixo mostramos também a melhor época pra viajar pra Playa del Carmen e arredores, como é o clima durante o ano e o que esperar nos dias que você planeja visitar esses destinos.

QUANDO IR PRA PLAYA DEL CARMEN E RIVIERA MAYA

A Riviera Maya é um trecho do litoral do Caribe do México na Península de Yucatán localizado logo ao sul de Cancún. Ela compreende cidades muito visitadas, como Playa del Carmen e Tulum.

+ Veja hotéis com descontos por lá

Quando ir pra Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nesse post vamos tratar de alguns assuntos que irão te ajudar a escolher quando ir pra Playa del Carmen e a Riviera Maya de modo geral, entre eles:

| CLIMA EM PLAYA DEL CARMEN E RIVIERA MAYA

A boa notícia é que faz calor nessa região o ano todo. Mesmo no inverno (de dezembro a março) as médias ficam em torno de 25ºC. Já no verão (de junho a setembro), os termômetros podem passar facilmente dos 30ºC. A umidade também é alta por aqui.

Como mostramos o gráfico abaixo, os meses de verão coincidem também com a época mais chuvosa, o que pode atrapalhar seus dias na praia. Junte a isso a chance de furacão no segundo semestre, como ainda falaremos nesse post num tópico só sobre esse assunto.

Climatologia Riviera Maya, México (Arte: Esse Mundo É Nosso)

| MELHOR ÉPOCA PRA VIAJAR PRA PLAYA DEL CARMEN

A melhor época pra viajar pra Riviera Maya coincide com a altíssima temporada, quando os hotéis têm diárias mais altas. É o preço que se paga por visitar a região na época com menor chance de chuva (de dezembro a abril). Você pode encontrar diárias com descontos nesse link.

Vale lembrar que quanto menos chuva mais transparente estará o mar, o que explica também a alta procura nesse período do inverno caribenho, quando vale ter ao menos um casaco pras noites mais frescas. Quem pode escolher e quer economizar um pouco mais, maio e junho são meses ainda com tendência de tempo firme e preços um pouco mais em conta.

Por causa das férias, julho e agosto, embora tenham maior chance de chuva, também são meses muito procurados. Já de setembro a novembro, há chance de pegar bastante chuva, o mar está mais agitado (e menos bonito) e ainda há a chance de furacões.

Praia de Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia central de Playa del Carmen em junho

Portanto, a melhor pedida na hora de decidir quando ir pra Playa del Carmen e Riviera Maya é viajar de dezembro a maio, quando há menor probabilidade de chuva, dias mais bonitos e mar mais transparente.

| SARGAÇO EM PLAYA DEL CARMEN

Diversas infestações de algas conhecidas como sargaço assustaram turistas que visitaram a Riviera Maya nos últimos anos e deixaram as praias mais feias, com mal odor e algumas até interditadas. Infelizmente esse é um fenômeno natural que pode ter diversas explicações, entre elas o excesso de nutrientes no mar e o aumento da temperatura da água.

Dá pra evitar o sargaço em Playa del Carmen, Cancún e região? É um pouco complicado, já que não há uma época específica para o sargaço aparecer e nem dá pra saber quais praias ele afetará. Há quem diga que no inverno (dezembro a março) a chance é menor por conta de temperatura da água ser mais baixa, mas não é algo 100% provado.

Para você saber a situação atual nas praias da Riviera Maya, há uma rede de monitoramento em tempo real que publica informações atualizadas sobre as praias que estão ou não afetadas. Dá ainda pra consultar câmeras ao vivo na região.

| FURACÕES NA REGIÃO DA RIVIERA MAYA

A temporada de furacões no Caribe vai de junho a novembro, principalmente em setembro e outubro. Mas a região do Caribe Mexicano não tem sido afetada nos últimos anos como outros países vizinhos que têm sofrido com esse fenômeno.

Vale arriscar? Se sua preocupação é pegar um furacão, acho que até vale, mas o problema mesmo de viajar pra lá, principalmente nos meses entre junho e outubro, é que essa é a época que mais chove e você pode até mesmo pegar uma semana inteira de tempo fechado. Se puder, vale evitar.

+ Como é o clima em Cancún
+ Dicas da Cidade do México

| SPRING BREAK

Entre os meses de março e abril, estudantes americanos costumam tirar férias curtas e desembarcam aos montes em Cancún e, consequentemente em Playa del Carmen, em busca de festas e baladas. Se você procura sossego e não quer ver as praias cheias de jovens na curtição, vale evitar esse período.

+ Veja hotéis com descontos
+ Todas as dicas do México

SEGURO PRO MÉXICO

Embora não seja obrigatório, o Seguro Viagem é importante pro México. Ele pode ser pedido na imigração, que está cada vez mais rigorosa, mas especialmente garante sua tranquilidade em casos de imprevistos com saúde, perda de malas ou cancelamento de voos.

Ele é barato e vale a pena. Eu já precisei usar num acidente no Chile, quando precisei ser resgatado de helicóptero. Já pensou quanto teria me custado? Nós sugerimos que você faça a cotação na Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços entre as seguradoras.

Dá pra fazer tudo online e a cotação é sem compromisso. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter descontos, que podem ser ainda maiores caso você pague no boleto.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *