Quando ir pra Roma, Itália: A melhor época pra viajar

Se você planeja uma viagem pra capital da Itália, é sempre bom saber quando ir pra Roma e a melhor época pra viajar pra lá. Em muitos destinos da Europa, é importante não levar em conta apenas a época de chuva ou frio, mas também os períodos de calor extremos, de cidades lotadas e preços mais altos.

É por isso que nesse post falamos de diversos períodos do ano pra você se programar e escolher uma época que combine com seu estilo de viagem. Assim você não se decepciona e já chegará ao país sabendo o que encontrará por lá em relação a esse assunto.

QUANDO IR PRA ROMA, ITÁLIA

Em tese, na hora de escolher quando ir pra Roma a boa notícia é que a cidade pode ser visitada o ano todo. Mas alguns pontos, como mencionei no começo do post, devem ser levados em conta: a temperatura (seja o frio ou extremo calor), períodos chuvosos, preços mais altos e ruas lotadas na alta temporada.

+ Encontre hotéis com até 50% de desconto na cidade

Abaixo você vê o gráfico com as médias de temperaturas e acúmulo de chuvas para a cidade:

Quando ir pra Roma, Itália: Média de temperauras e chuvas (Arte: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRIMAVERA (DE ABRIL A JUNHO)

Essa é a melhor época pra viajar pra Roma. Como dá pra ver no gráfico acima, as temperaturas estão agradáveis (principalmente em abril e maio) e nesses meses a possibilidade de chuva não é tão grande como no final do ano. Junho já costuma fazer bastante calor, mas ainda não chega aos pés do calorão de julho e agosto.

Além do clima favorável, na primavera, embora as ruas fiquem cheias, não há aquela multidão de julho e agosto. Convenhamos que essa é uma das cidades mais visitadas do mundo e é difícil encontrá-la vazia, mas na altíssima temporada fica quase impraticável por conta de tantos turistas e filas.

Quando ir pra Roma, Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando ir pra Roma: Coliseu na Primavera

| VERÃO (JULHO E AGOSTO)

Esse é o pico da temporada de verão e quem escolhe essa época na hora de decidir quando ir pra Roma já deve chegar avisado: faz muito calor, com termômetros acima dos 30 graus, as ruas estão completamente lotadas e os preços, principalmente de hospedagem, tendem a subir bastante. É a alta estação em toda a Europa.

Por outro lado, apesar do forte calor, há menos possibilidade de chuva nesse período, que é o mais seco do ano.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO PRA ITÁLIA
Brasileiros são obrigados a fazer um seguro viagem para a maioria dos países da Europa, incluindo a Itália. Além de poder ser pedido na imigração, você viaja mais tranquilo(a) em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no exterior e precisei ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

| OUTONO (SETEMBRO A NOVEMBRO)

Esse período tem as vantagens da primavera, mas há maior possibilidade de chuva, principalmente de outubro a novembro. De toda forma, a temperatura tende a ser agradável e as ruas não estão tão lotadas.

 

| INVERNO (DEZEMBRO A MARÇO)

Se você não tem medo de frio, pode ser uma época interessante, já que é o período em que a cidade menos recebe visitantes. Embora a temperatura mínima possa chegar perto dos zero graus, as máximas costumam ficar acima dos 10 graus. Os dias são mais curtos e, é raro, mas em 2018, por exemplo, chegou a nevar em Roma. No inverno, os preços de hospedagem tendem a cair também.

+ Hotéis com até 50% de desconto na capital italiana
+ Melhor preço no seguro obrigatório pra Europa
+ Quanto custa viajar pra lá? Veja preços e dicas
+ Todas as dicas reunidas da capital italiana
+ Tudo pra planejar sua viagem à Itália

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Roma? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *