Trancoso é um daqueles tesouros da Bahia. Mistura praias lindas, ótimos restaurantes e o Quadrado mais famoso do Brasil com sua charmosa igrejinha. Pertinho de lá, estão ainda Arraial d’Ajuda e Caraíva, além de Porto Seguro. Como são tantas atrações, nem sempre é fácil decidir quantos dias em Trancoso são ideais.

Neste post, a gente dá sugestões para ajudar a organizar a sua viagem pra lá levando em conta também quem deseja conhecer as regiões vizinhas.

QUANTOS DIAS EM TRANCOSO

Embora para muitos Trancoso seja considerada uma cidade, ela é um distrito que pertence a Porto Seguro.

Casas coloridas no Quadrado de Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Quadrado em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como eu falei anteriormente, neste post vamos dar sugestões de quantos dias em Trancoso são ideais para conhecer bem a região, mas também vamos falar quanto tempo a pessoa deve ficar para desbravar outros lugares próximos, como Caraíva e Arraial d’Ajuda.

Antes de falarmos sobre a quantidade de tempo ideal para ficar em Trancoso, vale relembrarmos algumas das principais atrações da vila.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE TRANCOSO

O Quadrado é onde ficam as principais atrações da vila, como a Igreja de São João Batista, construída em 1656, as casas coloridas, os principais restaurantes, lojas e um mirante com uma bela vista da praia.

Aliás, a região do Quadrado é uma das melhores para se hospedar em Trancoso porque é ideal para ir andando à noite aos restaurantes e bares. Nós ficamos hospedados no Mata N’Ativa, um hotel boutique que fica perto da Praia dos Nativos, mas também a uma pequena caminhada do Quadrado (veja o valor das diárias com desconto).

Piscina do hotel boutique Mata N'Ativa em Trancoso, na Bahia (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Mata N’Ativa (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Claro que quem está em Trancoso quer praia. As principais são: Praia dos Coqueiros, mais próxima do Quadrado, Praia dos Nativos, Praia do Rio da Barra e a Praia do Rio Verde. Já a Praia do Espelho, uma das mais famosas da região, fica a 24km de Trancoso.

Quantos dias em Trancoso: Praia dos Coqueiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia dos Coqueiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente fez um post bem completo com as principais atrações da região.

MAS AFINAL QUANTOS DIAS EM TRANCOSO?

Agora que já sabe quais são as principais atrações do destino, vamos finalmente falar quantos dias em Trancoso são ideais.

Para aproveitar bem as praias e curtir o Quadrado e a noite da vila, vale a pena separar pelo menos 4 dias inteiros em Trancoso.

Antes de qualquer decisão, é importante lembrar que não é tão simples assim chegar em Trancoso. O jeito mais fácil é ir de avião até Porto Seguro. De lá, vale pegar um táxi ou alugar um carro. O trajeto dura cerca de 1h30. A gente fez um post bem completo sobre isso.

Pra facilitar a sua vida, a gente recomenda a RentCars para alugar o carro. Ela funciona como um buscador que compara os preços entre as principais locadoras. Desta forma, dá para fazer a cotação online e encontrar a melhor tarifa de acordo com o modelo que você quer. Aproveite e faça a sua cotação agora.

Mirante no Quadrado de Trancoso, na Bahia, mostra praia com coqueiros e céu azul (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Mirante em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Portanto, lembre-se disso: você levará pelo menos de 2h a 3h entre a sua chegada ao aeroporto de Porto Seguro e o seu hotel em Trancoso. Coloque essa conta tanto na ida quanto na volta.

QUERO APROVEITAR AS OUTRAS REGIÕES

Embora Trancoso seja um destino que dê para aproveitar em feriados, vale a pena também fazer um roteiro de férias. Dá para passar por Porto Seguro para conhecer a parte histórica, seguir para Arraial d’Ajuda, Trancoso e depois Caraíva.

A nossa sugestão é tentar ficar pelo menos 4 dias em cada um destes destinos, exceto Porto Seguro, que pode ser apenas de passagem ou por uma noite para conhecer mais a parte histórica.

Claro que isso varia muito. Todos os lugares têm praias lindas e vai do estilo de viagem de cada um. Arraial d’Ajuda está mais perto de Porto Seguro e tem mais movimento e estrutura (veja hotéis com desconto). Trancoso costuma ser mais caro e já não tem tanta coisa para fazer além das praias e do Quadrado (veja opções de hotéis). Já Caraíva é mais difícil de chegar, tem pouca estrutura, mas possui praias incríveis para quem gosta de relaxar (confira opções de hospedagem com desconto).

ONDE FICAR NA REGIÃO

Trancoso tem excelentes opções de hospedagem. A gente preparou um post com algumas dicas, mas pra quem gosta de ter liberdade à noite, a nossa sugestão é tentar se hospedar perto do Quadrado. Assim, fica mais fácil para ir e voltar a pé dos bares e restaurantes.

Quantos dias em Trancoso: Igreja de São João Batista localizada no Quadrado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Quadrado em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como falei mais acima, nós ficamos hospedados no Mata N’Ativa, um hotel boutique super charmoso, com ótimo atendimento e quartos confortáveis. Ele fica pertinho da Praia dos Nativos e a uma pequena caminhada do Quadrado, ou seja, uma boa localização. Aproveite para ver o valor das diárias com descontos.

Ficou com alguma dúvida sobre quantos dias em Trancoso são ideais? Deixe nos comentários!

+ Mais dicas do destino
+ O que fazer por lá
+ Melhores praias na região
+ Como chegar de avião, ônibus, carro e balsa

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.