Você não quer que aconteça, não imagina que isso seja possível… Você nem quer pensar, mas, sim, às vezes a Cidade Maravilhosa pode estar com tempo feio, clima frio e até mesmo chuvoso. Mas o que fazer no Rio de Janeiro com chuva? Ficar trancado no hotel? Claro que não! Dá sim para aproveitar o Rio mesmo quando São Pedro decide testar sua paciência.

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO COM CHUVA

O Rio de Janeiro tem diversas opções de lazer que vão além da praia, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Confira as nossas dicas:


CENTRO DA CIDADE

Fazer um passeio pelo centro do Rio de Janeiro pode ser uma boa alternativa em dias de tempo feio. Andar pelas ruas, ir até o Teatro Municipal (Praça Floriano s/n)  e passear de bonde farão você voltar ao passado.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)
O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

SANTA TERESA

Falando em bondinho, outra dica de como curtir o Rio de Janeiro com chuva é descer em Santa Teresa para aproveitar esta região linda da cidade. Lá, há diversas opções de bares e restaurantes. Escolha um para comer uma bela feijoada e ouvir o melhor da bossa nova. Tem coisa com mais cara de Rio de Janeiro?

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

LAPA

Ja que estamos falando de bares, não deixe de passear pela Lapa, passar pelos seus arcos, pelo Circo Voador (R. dos Arcos s/n) para quem sabe assistir a um show, entrar na Catedral Metropolitana (Av. Chile, 245 – Centro) e, claro, sentar em algum barzinho para conversar, beber e comer um bolinho ou uma empada. No Belmonte (Av. Mem de Sá, 82 – Lapa) e no Boteco da Garrafa (Rua Mem de Sá, 77, Lapa) sempre há excelentes opções gastronômicas, mas prepare-se porque os preços são bem salgados.

Ainda na Lapa, não deixe de ir à Escadaria Selarón (R. Joaquim Silva). Claro que se estiver chovendo forte não será uma boa opção, mas se o tempo estiver apenas feio ou com uma chuva bem fraca, não deixe de ir. A escadaria começou a ser criada nos anos 80 pelo chileno Jorge Selarón e hoje é um ponto turístico da cidade.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

MUSEUS

O Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1) é uma dica excelente do que fazer no Rio de Janeiro com chuva. Moderno e interativo, o museu é um convite para crianças e adultos pensarem no futuro do nosso planeta. Além de ter vídeos e jogos, o museu sempre apresenta alguma exposição temporária.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Outro museu que faz muito sucesso no Rio é o MAR (Museu de Arte do Rio). Ele está localizado bem próximo do Museu do Amanhã e possui exposições que unem a arte histórica e a contemporânea.

CAFÉ DA MANHÃ

Se o tempo não ajudar, que tal escolher um lugar diferente para tomar café da manhã no Rio de Janeiro? O Copacabana Palace, por exemplo, abre seu buffet para não hóspedes, mas é bom fazer reserva pelo telefone (11) 2548-7070.

+ Saiba mais sobre o café da manhã no Copacabana Palace

O Espaço 7Zero6, localizado na cobertura do hotel Praia Ipanema (Avenida Vieira Souto, 706 – Ipanema), serve um excelente café da manhã de quinta a domingo. Claro que em dias de sol, a vista para a praia e para a Lagoa vale tanto quanto o café, mas mesmo em dias de chuva, só a experiência gastronômica já é um presente. O ideal é também reservar pelo telefone (21) 2141 4992.

+ Saiba mais sobre o café da manhã no Espaço 7zero6

IPANEMA E LEBLON

CHICO E ALAÍDE

Se você estiver pelo Leblon, não deixe de experimentar os famosos e deliciosos bolinhos do Botequim Chico e Alaíde (Rua Dias Ferreira, 679). São diversos sabores, entre eles, camarão com catupiry, bacalhau e carne seca com abóbora. Mas vá com paciência porque o lugar é pequeno e geralmente está cheio.

+ Saiba mais sobre os bolinhos da Alaíde

SORVETERIA MIL FRUTAS

Não é porque o tempo está ruim que não podemos tomar sorvete. A sorveteria Mil Frutas tem o melhor sorvete de brigadeiro e de beijinho que eu já tomei. Ela está localizada na Rua Garcia D’Ávila, 134 em Ipanema, mas também em shoppings como o Fashion Mall e Shopping Leblon.

BARES E RESTAURANTES

Os bairros de Ipanema e Leblon estão cheios de bares e restaurantes da melhor qualidade. O Bar do Beto (Rua Farme de Amoedo, 51 – Ipanema), por exemplo, com seu chopp gelado e deliciosos frutos do mar é uma boa opção. Já o restaurante Opium (Rua Farme de Amoedo, 34 – Ipanema) traz opções de gastronomia asiática contemporânea.

De qualquer forma, andar à toa pelas ruas de Ipanema e Leblon já é um ótimo passeio. Dá para descobrir excelentes opções de bares, restaurantes e lojas.

SHOPPINGS

Se o tempo realmente não melhorar, talvez a última solução do que fazer no Rio de Janeiro com chuva será dar uma voltinha em alguns do shoppings da cidade. Tem, entre outros, o Fashion Mall (Estr. da Gávea, 899), com opção de teatro, o Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290), e o Village Mall (Av. Afrânio de Melo Franco, 290), que é considerado de luxo.

+ Veja todas as dicas sobre o Rio de Janeiro
+ Saiba como comprar ingressos para o Pão de Açúcar
+ Como adquirir ingressos para o Cristo Redentor

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

12 respostas

  1. Sinceramente,a maioria das dicas (tirando os bares, e etc) ainda não ajudaram com segestões para dias com chuva. Passeios pelo centro, Santa Teresa e Lapa (a dica da escadaria, por exemplo) não dá para aproveitar em uma dia chuvoso com muito volime de água.

  2. Ótimas dicas de passeios pelo Rio… amo esse visual antigo com ares modernos e toda a natureza em volta, a cidade do Rio é mesmo maravilhosa!

  3. Muito bonito e divertido, o Rio para passear E conhecer os museus,e o bares e a gastronomia carioca com sol ou chuva maravilho.

  4. Os dias chuvosos podem ser aproveitados para conhecer a cidade e alguns pontos turísticos como a Confeitaria Colombo, que fica em Copacabana.

  5. Não tem jeito! O Rio de Janeiro é maravilhoso de qualquer jeito, né? E quem faz a viagem somos então! Então, com chuva ou sem chuva, é só saber aproveitar! Gostei das dicas e fiquei morrendo de vontade de ir pro Rio com tempo bom ou feio! Kepo

  6. A melhor dica e’ ir para o CCBB – Centro cultural do Banco do Brasil. la’ vc encontra atividades para todos os gostos e idades. Criancas podem aproveitar para ver filmes, participar de jogos e com sorte de muitas coisas oferecidas em tempo de ferias. H’a exposicoes, teatros, cinema,museu, livraria, bar e restaurante. Fica no centro da cidade perto do Igreja da Candelaria. Dica de guia. Abracos Regina

  7. Não tem jeito! O Rio de Janeiro é maravilhoso de qualquer jeito, né? E quem faz a viagem somos então! Então, com chuva ou sem chuva, é só saber aproveitar! Gostei das dicas e fiquei morrendo de vontade de ir pro Rio com tempo bom ou feio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.