Rio de Janeiro com chuva: Dicas do que fazer na cidade

Você não quer que aconteça, não imagina que isso seja possível… Você nem quer pensar, mas, sim, às vezes a Cidade Maravilhosa pode estar com tempo feio, clima frio e até mesmo chuvoso. Mas o que fazer no Rio de Janeiro com chuva? Ficar trancado no hotel? Claro que não! Dá sim para aproveitar o Rio mesmo quando São Pedro decide testar sua paciência.

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO COM CHUVA

O Rio de Janeiro tem diversas opções de lazer que vão além da praia, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Confira as nossas dicas:


CENTRO DA CIDADE

Fazer um passeio pelo centro do Rio de Janeiro pode ser uma boa alternativa em dias de tempo feio. Andar pelas ruas, ir até o Teatro Municipal (Praça Floriano s/n)  e passear de bonde farão você voltar ao passado.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)
O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

SANTA TERESA

Falando em bondinho, outra dica de como curtir o Rio de Janeiro com chuva é descer em Santa Teresa para aproveitar esta região linda da cidade. Lá, há diversas opções de bares e restaurantes. Escolha um para comer uma bela feijoada e ouvir o melhor da bossa nova. Tem coisa com mais cara de Rio de Janeiro?

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

LAPA

Ja que estamos falando de bares, não deixe de passear pela Lapa, passar pelos seus arcos, pelo Circo Voador (R. dos Arcos s/n) para quem sabe assistir a um show, entrar na Catedral Metropolitana (Av. Chile, 245 – Centro) e, claro, sentar em algum barzinho para conversar, beber e comer um bolinho ou uma empada. No Belmonte (Av. Mem de Sá, 82 – Lapa) e no Boteco da Garrafa (Rua Mem de Sá, 77, Lapa) sempre há excelentes opções gastronômicas, mas prepare-se porque os preços são bem salgados.

Ainda na Lapa, não deixe de ir à Escadaria Selarón (R. Joaquim Silva). Claro que se estiver chovendo forte não será uma boa opção, mas se o tempo estiver apenas feio ou com uma chuva bem fraca, não deixe de ir. A escadaria começou a ser criada nos anos 80 pelo chileno Jorge Selarón e hoje é um ponto turístico da cidade.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

MUSEUS

O Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1) é uma dica excelente do que fazer no Rio de Janeiro com chuva. Moderno e interativo, o museu é um convite para crianças e adultos pensarem no futuro do nosso planeta. Além de ter vídeos e jogos, o museu sempre apresenta alguma exposição temporária.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Outro museu que faz muito sucesso no Rio é o MAR (Museu de Arte do Rio). Ele está localizado bem próximo do Museu do Amanhã e possui exposições que unem a arte histórica e a contemporânea.

CAFÉ DA MANHÃ

Se o tempo não ajudar, que tal escolher um lugar diferente para tomar café da manhã no Rio de Janeiro? O Copacabana Palace, por exemplo, abre seu buffet para não hóspedes, mas é bom fazer reserva pelo telefone (11) 2548-7070.

+ Saiba mais sobre o café da manhã no Copacabana Palace

O Espaço 7Zero6, localizado na cobertura do hotel Praia Ipanema (Avenida Vieira Souto, 706 – Ipanema), serve um excelente café da manhã de quinta a domingo. Claro que em dias de sol, a vista para a praia e para a Lagoa vale tanto quanto o café, mas mesmo em dias de chuva, só a experiência gastronômica já é um presente. O ideal é também reservar pelo telefone (21) 2141 4992.

+ Saiba mais sobre o café da manhã no Espaço 7zero6

IPANEMA E LEBLON

CHICO E ALAÍDE

Se você estiver pelo Leblon, não deixe de experimentar os famosos e deliciosos bolinhos do Botequim Chico e Alaíde (Rua Dias Ferreira, 679). São diversos sabores, entre eles, camarão com catupiry, bacalhau e carne seca com abóbora. Mas vá com paciência porque o lugar é pequeno e geralmente está cheio.

+ Saiba mais sobre os bolinhos da Alaíde

SORVETERIA MIL FRUTAS

Não é porque o tempo está ruim que não podemos tomar sorvete. A sorveteria Mil Frutas tem o melhor sorvete de brigadeiro e de beijinho que eu já tomei. Ela está localizada na Rua Garcia D’Ávila, 134 em Ipanema, mas também em shoppings como o Fashion Mall e Shopping Leblon.

BARES E RESTAURANTES

Os bairros de Ipanema e Leblon estão cheios de bares e restaurantes da melhor qualidade. O Bar do Beto (Rua Farme de Amoedo, 51 – Ipanema), por exemplo, com seu chopp gelado e deliciosos frutos do mar é uma boa opção. Já o restaurante Opium (Rua Farme de Amoedo, 34 – Ipanema) traz opções de gastronomia asiática contemporânea.

De qualquer forma, andar à toa pelas ruas de Ipanema e Leblon já é um ótimo passeio. Dá para descobrir excelentes opções de bares, restaurantes e lojas.

SHOPPINGS

Se o tempo realmente não melhorar, talvez a última solução do que fazer no Rio de Janeiro com chuva será dar uma voltinha em alguns do shoppings da cidade. Tem, entre outros, o Fashion Mall (Estr. da Gávea, 899), com opção de teatro, o Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290), e o Village Mall (Av. Afrânio de Melo Franco, 290), que é considerado de luxo.

+ Veja todas as dicas sobre o Rio de Janeiro
+ Saiba como comprar ingressos para o Pão de Açúcar
+ Como adquirir ingressos para o Cristo Redentor

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

12 Comments

  1. Nayara disse:

    Sinceramente,a maioria das dicas (tirando os bares, e etc) ainda não ajudaram com segestões para dias com chuva. Passeios pelo centro, Santa Teresa e Lapa (a dica da escadaria, por exemplo) não dá para aproveitar em uma dia chuvoso com muito volime de água.

  2. Willian disse:

    Ótimas dicas de passeios pelo Rio… amo esse visual antigo com ares modernos e toda a natureza em volta, a cidade do Rio é mesmo maravilhosa!

  3. Marcelo Ignacio disse:

    Muito bonito e divertido, o Rio para passear E conhecer os museus,e o bares e a gastronomia carioca com sol ou chuva maravilho.

  4. Thaís disse:

    Os dias chuvosos podem ser aproveitados para conhecer a cidade e alguns pontos turísticos como a Confeitaria Colombo, que fica em Copacabana.

  5. Kepo disse:

    Não tem jeito! O Rio de Janeiro é maravilhoso de qualquer jeito, né? E quem faz a viagem somos então! Então, com chuva ou sem chuva, é só saber aproveitar! Gostei das dicas e fiquei morrendo de vontade de ir pro Rio com tempo bom ou feio! Kepo

  6. regina disse:

    A melhor dica e’ ir para o CCBB – Centro cultural do Banco do Brasil. la’ vc encontra atividades para todos os gostos e idades. Criancas podem aproveitar para ver filmes, participar de jogos e com sorte de muitas coisas oferecidas em tempo de ferias. H’a exposicoes, teatros, cinema,museu, livraria, bar e restaurante. Fica no centro da cidade perto do Igreja da Candelaria. Dica de guia. Abracos Regina

  7. A chuva é um assunto no qual ninguem quer pensar quando está viajando, mas qualquer que seja o destino é bom ter sempre o plano B na manga, afinal melhor viajar com chuva que trabalhar com sol…rs

  8. Yáskara disse:

    E com criança na chuva???

  9. Adolfo disse:

    Não tem jeito! O Rio de Janeiro é maravilhoso de qualquer jeito, né? E quem faz a viagem somos então! Então, com chuva ou sem chuva, é só saber aproveitar! Gostei das dicas e fiquei morrendo de vontade de ir pro Rio com tempo bom ou feio!

  10. Ótimas dicas Rafa!
    Não conheco o Opium. Legal o prato. Vou lá assim q tiver uma chance.
    Vlw pela dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *