Há cerca de 30 anos, ninguém imaginaria que uma região do México conhecida como Riviera Maya se tornaria um dos lugares mais procurados por turistas do mundo todo. A aposta do país em construir esse polo turístico deu muito certo! Hoje mais de 5 milhões de visitantes viajam para os arredores de Cancún todos os anos (o mesmo número de estrangeiros que visitam todo o Brasil, de Norte a Sul, no mesmo período).

Quem não está muito familiarizado com essa região do Caribe Mexicano logo imagina que o destino certo ali é Cancún. Mas a Riviera Maya se estende ao longo de quase 150Km de praias do Mar do Caribe, com águas azuis, muitas atrações e cidades muito diferentes entre si. Portanto criamos um miniguia para ajudar você a escolher seu destino na Riviera Maya.

Riviera Maya, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

ONDE FICAR NA RIVIERA MAYA

CANCÚN

Riviera Maya, Cancún - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)Riviera Maya, Cancún - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

Se você curte cidade grande, ruas badaladas, restaurantes renomados, lojas, shoppings, grandes hotéis, mar azul e noite agitada nas maiores danceterias do país, esse é o seu lugar. Mas não deixe de levar em conta que esse foi um México “fabricado”, que fala inglês e usa dólares, criado para fazer a alegria dos turistas. É a porta de entrada de quem viaja à Riviera Maya, pelo Aeroporto Internacional de Cancún.

 

PLAYA DEL CARMEN

Riviera Maya, Playa del Carmen - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)Riviera Maya, Playa del Carmen - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

A pouco mais de 60Km ao sul de Cancún, está Playa del Carmen, destino certo de quem gosta de um lugar mais charmosinho, onde é possível percorrer as ruas a pé à procura de um bom restaurante ou lojinha de artesanato. É uma espécie de Búzios ou Arraial d’Ajuda mexicano. Apesar de ter filiais de grandes baladas da vizinha Cancún, a noite ali também acontece em barzinhos pé na areia. Com mar calmo, com tons mais esverdeados, Playa ainda fica mais próxima dos grandes parques da região, como Xel-Há e Xcaret.

+ Veja dicas de Playa del Carmen

 

COZUMEL E ISLA MUJERES

Riviera Maya, Cozumel - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Esses são dois destinos mais procurados por quem gosta de mergulho. Embora estejam afastados do continente, com acesso apenas por via marítima ou aérea, Cozumel e Isla Mujeres têm boa infraestrutura de bares, restaurantes e hotéis.

+ Confira relatos de Cozumel

 

TULUM

Riviera Maya, Tulum - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)Riviera Maya, Tulum - México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

O Sítio Arqueológico de Tulum é visita obrigatória independente de qual região da Riviera Maya você se hospedar. As ruínas à beira-mar naquela imensidão azul do Caribe são imperdíveis. Mas como o local é mais procurado por tours durante o dia, as pessoas que decidem ficar por ali são mais alternativas, que preferem um lugar mais deserto, embora há estrutura de hotéis e serviços na redondeza.

+ Veja dicas de Tulum

Esperamos que essas dicas ajudem você a escolher sua base na Riviera Maya durante uma visita ao México. Mas fica a fica: não deixe de conhecer a incrível Playa del Carmen mesmo que por um dia, a melhor cidade da região na nossa opinião! Já esteve lá? Conta pra gente qual a sua opinião sobre cada destino!

 

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

0 resposta

  1. saudades desses lugares, fiquei uma semana em playa e uma em cancun, com certeza minha favorita eh playa del carmen!cidade linda, com mts barzinhos, balada, lojinhas etc… isla, tulum e akumal sao maravilhosos tb 🙂

  2. Fui para Cancun na semana passada e fiz os passeios com uma agencia de 2 Brasileiros lá. Eles nos levaram a Playa del Carmen, Akumal, Cenotes absolutamente incriveis além dos sitios arqueológicos. Atendimento impecável, o tempo todo estavam disponiveis para gente e nos deram dicas de restaurantes em Playa que jamais teriamos conhecido sem eles. Enfim amamos tudo! A agencia deles chama Travel Ahead e tem site. #FicaDica

  3. Estive na riviera até semana passada, Playa del Carmem n existe. Agora, Playa norte e Akumal são pedaços do céu em forma de praia.

  4. Quando estive em Cancún, em Maio, me hospedei na Zona Hoteleira e concordo plenamente com a descrição de um México "fabricado", pois todos sabem falar em inglês e aceitam dólares onde quer que você vá. Esse fato acontece, justamente, pela cidade ser foco de turistas americanos. Um destino mencionado, que fica localizado bem perto de Cancún e que vale a pena ser visto, é Isla Mujeres. De todos os lugares que estive durante a viagem, como Xcaret e Chichen Itzá, Isla Mujeres é o mais deslumbrante de todos.

  5. Fiquei em Playa e em Cancun, mas curti mais ficar em Playa, pois a noite todo mundo se encontra na Quinta Avenida de lá e foi mais fácil para ir para a maior parte dos passeios. Como você falou, Rafael, lembra Búzios, só que bem maior. Em Cancun, o movimento é nos shoppings. Mas fiquei curioso mesmo pra ficar em Tulum, as praias são maravilhosas. Valeu pelo post. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.