São Cristóvão: As belezas da sergipana que é a quarta cidade mais antiga do Brasil

São Cristóvão, em Sergipe, está localizada a apenas 25Km da capital Aracaju. Fundada em 1590, a pequena cidade histórica é a quarta mais antiga do Brasil. O conjunto arquitetônico colonial é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

O acesso saindo da capital é fácil e a melhor maneira de chegar é de carro, mas existem linhas de ônibus que ligam as duas cidades em diversos horários.

São Cristóvão, Sergipe

Entrada de São Cristóvão, Sergipe

A primeira parada é a ampla Praça de São Francisco, que reúne um cruzeiro, a Igreja e o Convento de São Francisco (do século XVII), a Casa de Misericórdia e o Museu Histórico, antigo Palácio Provincial onde se hospedou Dom Pedro II quando visitou a cidade em 1860.

Praça de São Francisco - São Cristóvão, Sergipe

Praça de São Francisco - São Cristóvão, Sergipe

Igrejas estão por todos os lados e uma chama a atenção, a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (século XVIII), santa de devoção dos escravos. Ali fica também a Igreja e o Convento do Carmo, que abriga o Museu dos Ex-votos (entrada gratuita).

Igreja Nossa Senhora do Amparo - São Cristóvão, SergipeConvento do Carmo - São Cristóvão, Sergipe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Igreja Matriz de São Cristóvão fica na praça de mesmo nome, típica de uma cidadezinha do interior, com coreto e cercada por barzinhos e quitandas. Não deixe de provar as famosas queijadinhas de coco.

Praça da Matriz - São Cristóvão, Sergipe

Praça da Matriz - São Cristóvão, Sergipe

Igreja Matriz - São Cristóvão, SergipeIgreja Matriz - São Cristóvão, Sergipe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Queijadinha em São Cristóvão, Sergipe

Uma pena é que visitamos a cidade em um domingo e praticamente não havia comércio. Queríamos ter almoçado na cidade, mas não encontramos local aberto.

Cidade Baixa - São Cristóvão, Sergipe

Mas a visita é muito válida, a cidade é linda e encantadora. Tão perto de Aracaju, é uma viagem ao interior nordestino a poucos quilômetros da capital.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. Oi, pessoal. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos,
    Bóia Paulista

  2. madrimemata disse:

    encantadora! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *