Taxback México: Como economizar com impostos sobre compras

Nem todo mundo sabe, mas turistas no México têm direito ao tax free, programa muito comum na Europa e em outros países, que devolve parte ou todos os impostos em compras feitas por estrangeiros.

Aqui chamado de taxback México, ele reembolsa o visitante com 65% do IVA, o imposto sobre as compras de produtos. Não participam do programa os serviços (como hotéis, restaurantes, táxis, passagens, etc), alimentos, medicamentos, livros e bebidas abertas.

Usamos o taxback após comprar um iPhone na Cidade do México, o que deixou o smartphone mais barato. Explicamos aqui passo a passo.

 

COMO USAR O TAXBACK MÉXICO

1) As compras devem ser feitas nos estabelecimentos associados ao taxback, que são identificados por meio de adesivos.

2) As compras devem ser maiores que 1.200 pesos mexicanos, incluindo o IVA, e ser de até 3 mil pesos se pagas em dinheiro. Se pagas no cartão de crédito, não há limite máximo. É possível somar várias compras para alcançar o limite mínimo, desde que feitas na mesma loja.

3) Solicite o recibo específico do taxback (RC XEXX010101000), que é o comprovante fiscal oficial, de cada compra. Guarde também os canhotos do cartão de crédito, caso seja solicitado.

4) Vá até as lojas da taxback México dentro dos aeroportos e apresente a documentação necessária:
– Recibos e canhotos;
– Passaporte, passagem e formulário de imigração (que foi entregue na chegada ao México).

Taxback México no Aeroporto da Cidade do México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

5) Em alguns casos, quando a compra superar os 5 mil pesos, pode ser solicitado que você apresente o produto. Mas isso não aconteceu conosco.

6) Todos os documentos devem estar no nome do mesmo passageiro.

7) Se a documentação estiver certa, o valor do reembolso será creditado no seu cartão de crédito em cerca de 40 dias. Não é possível solicitar a quantia em dinheiro.

Nossa experiência: Compramos o iPhone por 12.599 pesos. O reembolso foi de 1.100 pesos mexicanos, cerca de 80 dólares.

+ Consulte mais informações do site taxback México

+ Basílica de Guadalupe: Como visitar por conta própria
+ Mirador Torre Latino: Cidade do México vista de cima
+ Pirâmides de Teotihuacan: Tour pelas ruínas no México
+ 6 coisas para se sentir num episódio do Chaves
+ Como ir do aeroporto da Cidade do México ao centro
+ San Ángel: Um charmoso e desconhecido bairro colonial

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. Leandro disse:

    Olá, obrigado pela postagem. Eu visitei o site de Tax Refund e a Apple não aparece como afiliada. Você comprou na Apple ou em outra loja? Abraço

    • Oi Leandro, tudo bem?
      Eu comprei num representante da Apple, existem algumas na cidade. Pelo que me lembro era iShop. Só fique atento ao limite do valor em dinheiro. Para compras acima do limite você deve usar o cartão de crédito para ter o reembolso.
      Abraços,
      Rafael Carvalho

  2. Karina disse:

    Rafael, quando eu fui para Cancun em 2012, não tive tempo de apresentar as notas no TaxBack do aeroporto pois a fila era grande… depois de alguns dias, entrei no site e mandei toda a documentação digitalizada por email e deu certo!! recebi o reembolso na conta vinculada ao cartão de crédito. Na época, lembro de ter usados as notas de compras das lojas de cosméticos .
    Sempre com ótimas dicas para nós!!
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *