Tibau do Sul, RN: Praias, o que fazer, onde ficar e mais dicas

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Mas o município tem uma das praias mais famosas de todo o Nordeste, a Praia de Pipa, conhecida inclusive internacionalmente.

A ideia desse post é falar do que fazer em Tibau do Sul e suas atrações, inclusive praias, que vão muito mais além do que apenas Pipa.

A cidade tem um pôr do sol incrível, a gostosa Praia do Giz e outros pontos que valem a visita quando estiver na região.

Onde fica Tibau do Sul

Tibau do Sul está localizada a 80 km de Natal, ao sul da capital potiguar. O acesso principal se dá pela BR-101 sentido João Pessoa. Do aeroporto de Natal, que fica em São Gonçalo do Amarante, são cerca de 100 km.

Espreguiçadeiras em gramado de frente pra Praia do Giz na Ponta do Pirambu
Ponta do Pirambu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A distância do centro de Tibau do Sul a Pipa é de apenas 8 km, o que torna muito fácil você conhecer as atrações de ambas. No caminho entre elas estão praias muito famosas e bonitas, como a Praia do Madeiro e Praia de Cacimbinhas.

Embora seja a sede do município, o ritmo por aqui é muito mais tranquilo que a badalada vila de Pipa. A população é de apenas cerca de 15 mil habitantes e a estrutura é menos desenvolvida, embora tenha boas pousadas e opções de gastronomia.

O que fazer em Tibau do Sul

Como boa parte das cidades litorâneas, as principais atrações de Tibau do Sul estão relacionadas às praias. Mas a cidade ainda tem um bônus, a lindíssima Lagoa de Guaraíras, que fica bem no encontro com o mar. O pôr do sol por aqui é um dos mais famosos do Rio Grande do Norte.

Casal de turistas caminha na Praia do Giz em Tibau do Sul
Praia do Giz (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sem levar em consideração Pipa, se você quer mesmo conhecer os pontos mais próximos a Tibau, vale incluir no seu roteiro as praias do Giz, Pirambu e Cacimbinhas, além da lagoa.

Não é à toa que muitos passeios de buggy saem de Natal e vêm pra cá. Os turistas são levados até Malembá e fazem a travessia de balsa pela Lagoa de Guaraíras. Muitos outros também vêm de Pipa para curtir o fim de tarde na cidade.

Vamos então detalhar as principais atrações.

Lagoa de Guaraíras

Apesar de ficar no encontro com o mar, as águas da Lagoa de Guaraíras são bem tranquilas e atraem muitas famílias, principalmente com crianças.

A parte mais recomendada pra banho fica bem no encontro com a Praia do Giz, na principal parte da orla da cidade.

Barco navega na Lagoa de Guaraíras em Tibau do Sul
Foto: Esse Mundo É Nosso

Nessa área, também ficam as mais populares e principais barracas de praia de Tibau do Sul. Como o mar é bem agitado, o canto mais concorrido é o da lagoa, onde se formam algumas piscinas naturais.

Banhistas nadam na Lagoa de Guaraíras
Orla da lagoa tem águas mais calmas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de nadar, ela é muito procurada para atividades náuticas, como passeios de lancha ou de caiaque. É fácil encontrar barqueiros oferecendo esses tours na própria areia da praia.

Nos fins de semana, espere bastante gente por aqui.

Pôr do sol em Tibau do Sul

O ponto alto mesmo é o pôr do sol na Lagoa de Guaraíras, tanto que muitos passeios que saem de Pipa terminam o dia aqui. As águas calmas ficam douradas com o visual do fim de tarde. E há ótima estrutura pra quem quer curtir esse espetáculo.

Os dois principais lugares pra quem quer assistir ao pôr do sol em Tibau do Sul são a Creperia Marinas (@creperiamarinas) e o Lounge Sunset Marinas.

A primeira fica no nível das águas da lagoa e a última no alto da falésia, mas o acesso é praticamente pelo mesmo lugar. Dá inclusive pra vir a pé da praia numa caminhada de uns 10 minutos.

Gazedo em gramado no pôr do sol na Lagoa de Guaraíras, no Lounge Sunset Marinas
Lounge Sunset Marinas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Enquanto a Creperia Marinas costuma ficar mais cheia por conta dos passeios de buggy e Jeep 4×4 que terminam o dia daqui, o Lounge Sunset Marinas tem gazebos mais exclusivos. Mas por conta disso, espere pagar para entrar nos finais de semana e na alta temporada, quando há música ao vivo.

Pôr do sol em Tibau do Sul na Lagoa de Guaraíras
Pôr do sol na Creperia Marinas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De todo jeito, em ambos os estabelecimentos, que funcionam todos os dias da semana, o pôr do sol é um espetáculo. Além disso, a gastronomia é muito boa, tanto que elas entraram no nosso guia de restaurantes em Pipa.

Se você preferir, há outros bares e restaurantes na orla da lagoa. Dá pra ver o fim de tarde até mesmo da própria praia, mas eu prefiro do alto das falésias.

Praia do Giz

Embora seja a praia mais central de Tibau do Sul, a Praia do Giz é praticamente deserta. Apenas na parte em que ela encontra a Lagoa de Guaraíras é que há algumas barracas.

Praia do Giz com menina sozinha na areia e cercada por falésias
Praia do Giz em Tibau do Sul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos motivos de tamanha paz, provavelmente, é que há muitas pedras na orla e o mar é bastante agitado, principalmente na maré alta. Mesmo assim, ela é cercada por falésias e muito bonita.

Se quiser entrar no mar e boa estrutura, o melhor é caminhar pelo lado direito da praia, sentido Ponta do Pirambu. Ali há inclusive algumas barracas ótimas pra passar o dia, como o Restaurante Pirambu e o day use Ponta do Pirambu, que falo abaixo.

Ponta do Pirambu ou Praia do Pirambu

Essa praia é praticamente uma continuação da Praia do Giz. Dá pra chegar facilmente caminhando e, como falei, é uma área melhor pra banho. Ela é muito bonita e vimos inclusive muitas tartarugas da areia mesmo.

Guarda-sóis e cadeiras de praia no Restaurante Pirambu
Restaurante Pirambu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além do Restaurante Pirambu, com boa estrutura pra passar o dia, o mais famoso por aqui é o Ponta do Pirambu. Ele é um day use com piscina de borda infinita, restaurante e excelente infra pra toda a família.

O ingresso não é dos mais baratos, assim como os preços do cardápio, mas esse é um day use muito famoso e procurado na região de Tibau do Sul e Pipa. Ele funciona todos os dias entre 10h e 17h, e é preciso fazer reservas pelo site com antecedência.

Piscina de frente pro mar na Ponta do Pirambu em Tibau do Sul
Day use Ponta do Pirambu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pra chegar à Ponta do Pirambu, você pode vir caminhando mesmo pela areia da Praia do Giz ou, se quiser vir de carro ou transporte público, há um acesso pelo alto da falésia, na estrada que vai pra Pipa. Há estacionamento próprio no local.

Já o acesso ao Restaurante Pirambu pode ser também pela própria praia ou por dentro do Hotel Casa Blanca.

Praia de Cacimbinhas

Também no caminho pra Pipa, a Praia de Cacimbinhas é outra praticamente deserta, com lindas falésias e dunas.

Por falar em dunas, elas são ponto certo de quase todos os passeios que passam por aqui. Nelas é possível fazer “esquibunda” ou sandboard.

Orla da Praia de Cacimbinhas em Tibau do Sul
Praia de Cacimbinhas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nós gostamos muito dessa praia pela tranquilidade e também as águas quentinhas. Há apenas uma barraca com boa estrutura, o Ponta do Barravento. Mas prepare-se que para chegar até ele é preciso descer uma enorme – e linda – escadaria. Passamos um dia todo por ali.

Além disso, há ainda um mirante na Praia de Cacimbinhas, de onde se poder ver todo o paredão formado por falésias e até avistar uma parte de Pipa.

Homem em pé no mirante da Praia de Cacimbinhas
Mirante da Praia de Cacimbinhas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outras praias próximas a Pipa

Não dá pra falar em Tibau do Sul sem falar de Pipa e várias de suas praias. Nós inclusive já publicamos um guia das melhores praias de Pipa que valem entrar pro seu roteiro.

Vale incluir, por exemplo, além da Praia do Centro, outras que são consideradas as mais bonitas da vila, como a Praia do Madeiro e também a Praia do Amor. Ambas têm ótima estrutura de barracas e restaurantes.

Vista da Praia do Madeiro em Pipa, Tibau do Sul
Praia do Madeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora também fiquem em Tibau, nós preferimos listá-las nos posts acima sobre Pipa, já que estão mais perto da vila do que da sede do município.

Onde se hospedar: Pousadas e hotéis em Tibau do Sul

Você irá encontra mais opções de pousadas em Pipa, inclusive algumas bem charmosas. Mas por conta da proximidade entre elas, é também possível se hospedar em Tibau do Sul.

O Beija Flor Exclusive Hotel & Spa (nota 9,4) é o mais bem avaliado na cidade. Além de piscina com vista pro mar e SPA, os quartos ainda contam com banheira.

Espreguiçadeiras e piscina do Beija Flor Exclusive Hotel & Spa em Tibau do Sul
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa (Divulgação/Booking)

Ainda perto do centrinho e da Praia do Giz, o Hotel Casa Blanca (nota 9,1) é um dos mais bem avaliados. Possui charmosos chalés e uma piscina com vista pro mar.

Um pouco mais distante da praia, mas de frente para a Lagoa de Guaraíras, o Qavi – Lagoa View (nota 9,2) é outro com ótima avaliação. A vista da lagoa e do pôr do sol é incrível. Perto dali fica o Pipa Lagoa Hotel (nota 8,7), com estrutura de resort.

De volta ao centrinho, o Hotel Marinas (nota 8,2) não só tem boa avaliação como ainda é o local onde ficam a Creperia Marinas e o Lounge Sunset Marinas. Ou seja, você já estará hospedado(a) no melhor point do fim de tarde.

Outras opções recomendadas e próximas da praia em Tibau do Sul são: Pousada Corais do Sul (nota 8,4) e Chalé das Estrelas (nota 8).

Se procura você agito e muitas opções de restaurantes à noite, recomendamos que acesse nosso guia de onde ficar em Pipa e se hospede por lá.

Como ir pra Tibau do Sul

A distância entre Natal e Tibau do Sul é de cerca de 80 km, já o aeroporto fica a 100 km. A viagem é feita em boa parte pela BR-101, que é duplicada. Depois entra-se no trevo de Goianinha e são mais 19 km pela RN-003.

Quem vem pela Via Costeia deve seguir até Malembá e depois pegar a balsa, mas esse é um trajeto mais demorado.

De carro, espere levar em torno de uma hora saindo da capital e uma hora e meia se vier do aeroporto. Inclusive um dos meios mais usados de transporte é carro alugado, táxi ou transfer entre as duas cidades.

Já quem vem de João Pessoa, são apenas 140 km. Basta pegar a BR-101 sentido Natal e também entrar no trevo de Goianinha.

Há ainda ônibus entre Natal e Tibau do Sul. Eles partem praticamente de hora em hora durante o dia e são os mesmos que depois seguem viagem até Pipa.

Quem faz a linha é a Viação Riograndense e a lista de horários está no perfil deles @viacaoriograndense.

Outra forma de conhecer Tibau do Sul saindo de Natal é num dos vários passeios que saem da capital e vêm passar o dia aqui.

Normalmente eles são feitos de buggy e duram o dia todo, passando por diversas outras praias e pelo Maior Cajueiro do Mundo, além de dunas e lagoas.

Aliás, se você pretende alugar carro em sua viagem pela região, sugerimos que pesquise os preços no site da Rentcars, que é o que usamos nas nossas viagens. Ele é um buscador que encontra as melhores ofertas entre as locadoras e permite pagamentos em até 12 vezes.

Como ir de Pipa para Tibau do Sul

Muita gente acaba circulando bastante entre Pipa e Tibau do Sul. A forma mais rápida é de táxi, que tem valor tabelado de R$ 30 (preço de ago/21). No caminho, você passará por praias como Madeiro e Cacimbinhas.

Outra opção mais econômica, é pegar os micro-ônibus que ligam as duas. A passagem custa R$ 5 (ago/21), e eles circulam praticamente a cada 10 min, das 5h até o fim da noite.

Ônibus que liga Pipa a Tibau do Sul
Foto: Esse Mundo É Nosso

Infelizmente, ao menos durante o mês em que passamos por aqui, carros de aplicativo como Uber não funcionam bem. Há pouquíssimos motoristas.

Por fim, é ainda possível chegar em Tibau nos passeios que as agências oferecem e que incluem o pôr do sol na Lagoa de Guaraíras. O mais famoso é o passeio de Jeep 4×4, que dura o dia todo.

Quando ir e melhor época

Dá pra viajar pra cá o ano todo, mas a melhor época em Tibau do Sul podemos dizer que vai de agosto e março. Já de abril a julho há maior probabilidade de chuva, enquanto o período mais seco é entre outubro e dezembro.

Mas nessa região de Pipa, vale ainda falar da alta temporada. De janeiro até o Carnaval esse é um destino muito procurado, então espere muita lotação. Por conta da proximidade com Natal, o mesmo acontece também em feriados e finais de semana.

Aliás, conhece Tibau do Sul? Tem mais dicas ou dúvidas? Deixe seu comentário!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens