A incrível variação de maré no Maranhão

Pode soar estranho pra quem não convive com isso o fato de a tábua das marés ser tão importante quando se visita o Maranhão. Logo nas primeiras horas no litoral do Estado, inclusive na capital, você perceberá como o mar recua incrivelmente em certas horas do dia.

VARIAÇÃO DE MARÉ NO MARANHÃO

A incrível variação de maré no Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O Maranhão tem uma das maiores variações de maré do mundo, principalmente na Baía de São Marcos, onde está localizada São Luís, podendo o mar subir até 8 metros em certas épocas.

Foi por causa disso que mais de 100 carros estacionados numa praia de São José de Ribamar foram pegos de surpresa e arrastados pelas águas.

O rio que corta São Luís chega a ficar praticamente seco em certas horas do dia e completamente cheio em outras. Isso explica o fato de ser tão importante a tábua das marés para quem quer fazer passeios de barco para a cidade histórica de Alcântara, por exemplo. Quando a maré está baixa, o Cais da Praia Grande fica completamente impossibilitado de funcionar.

A incrível variação de maré no Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)A incrível variação de maré no Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

A variação de maré no Maranhão permite que navios da Vale de até 400 mil toneladas atraquem no porto de São Luís, sem necessidade de dragagem como acontece em Santos, no litoral paulista.

Já na orla da cidade percebi muito essa particularidade durante a noite. Do nada, o barulho do mar em frente ao meu hotel lembrava um temporal, tamanha força das ondas na maré alta quebrando na praia.

Praia Ponta D'Areia, São Luís, e a incrível variação de maré no Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)Praia Ponta D'Areia, São Luís, e a incrível variação de maré no Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

É um fenômeno muito interessante, bonito e até assustador de se ver. Mas é curioso também como a tábua das marés é tão precisa e varia ao longo dos dias. Vale ficar de olho no site da Marinha.

+ Confira dicas de São Luís

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. Tetê disse:

    Muito interessante o comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *