Vevey, uma das joias da Riviera Suíça onde morou Charlie Chaplin

Visitar Vevey é um programa fácil para quem está na Riviera Montreux (ou Suíça). À beira do Lago Léman (chamado por alguns de Lago de Genebra), a cidade fica a apenas 10 minutos de trem Montreux e a 15 minutos de Lausanne.

Embora seja a sede mundial da gigante Nestlé e moradia de Charlie Chaplin em seus últimos 25 anos de vida, o que atrai visitantes a Vevey é seu centrinho charmoso e a orla bonita com palmeiras, monumentos, lojinhas e restaurantes.

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Ache o melhor preço

Orla de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O QUE FAZER EM VEVEY

CENTRINHO
As ruazinhas com prédios simpáticos e lojinhas são uma das atrações. A cidade viveu seu apogeu na Belle Époque, no final do século XIX, e isso pode ser percebido na arquitetura. A parte histórica começa, podemos dizer, no mercado e segue à esquerda (quando você está de frente para o lago).

Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MERCADO DE RUA
Todas as terças e sábados a Praça do Mercado é tomada por uma feirinha que vende flores, frutas e verduras, além de comidas prontas para serem consumidas ali mesmo. É uma delícia caminhar por essas bancas nos dias de sol.

Mercado e feira de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado e feira de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado e feira de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado e feira de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado e feira de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

CALÇADÃO DO LAGO
A orla de Vevey é toda florida e com palmeiras. O calçadão se estende por quilômetros e quilômetros até o Castelo de Chillón, já em Montreux.

Orla de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alguns monumentos importantes ficam na orla, como um estátua em homenagem a Charlie Chaplin e um garfo gigante fincado nas águas do lago. Esse último marca a localização da Alimentarium, uma espécie de museu interativo da Nestlé com informações sobre nutrição humana.

Orla de Vevey, Suíça (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

VINÍCOLAS
As encostas entre Lausanne e Montreux, incluindo Vevey, foram a famosa região de produção dos vinhos chasselas chamada de Lavaux. O Trem do Vinho, da SBB, leva numa curta viagem até Puidoux-Chexbres, ponto de partida para as caminhadas pelos parrerais. Dá também pra seguir de trem até Rivaz e aproveitar outra região cheia de produtores de vinhos.

Vinícolas de Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

PASSEIOS DE BARCO A VAPOR
Os antigos barcos a vapor fazem diversos passeios pelo Lago Léman, incluindo viagens até Montreux ou Lausanne. No site você encontra as informações. Vale lembrar que com o Swiss Travel Pass você não paga os ingressos.

Barco a vapor em Vevey, Suíça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

TREM DAS ESTRELAS
Trem de Etoiles conecta Vevey ao mirante de Les Pléiades, numa montanha a 1.360 metros. Infelizmente o tempo fechou durante minha visita e precisei cancelar a subida.

+ Consulte os melhores hotéis em Vevey
+ Dá pra viajar pra Suíça gastando pouco?

+ 15 fotos que farão você querer ir pra Suíça hoje mesmo
+ Todas as dicas do país reunidas

QUEM TAMBÉM JÁ VEIO
Confira mais de Vevey nos blogs que indicamos: Me Joguei no Mundo e Viaje na Viagem.

* O jornalista viajou a convite do Switzerland Tourism e da Swiss International Air Lines. Todas as opiniões dadas aqui são independentes e isentas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Ronaldo disse:

    Charles Chaplin nunca viveu em Vevey. Ele morava na cidade vizinha, chamada Corsier-sur-Vevey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *