Viajar pra Tailândia pode ser uma das experiências mais incríveis na vida de qualquer viajante, independente se vai de mochilão ou com luxo. O país tem uma cultura única e riquíssima, paisagens de tirar o fôlego, é barato e faz sucesso entre os amantes da culinária asiática.

Neste post listamos algumas coisinhas que é bom você saber antes de embarcar pra lá para aproveitar ao máximo sua viagem.

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Faça cotação e ache o melhor preço

DICAS PARA VIAJAR PRA TAILÂNDIA

1) CERTIFICADO DE FEBRE AMARELA
O Certificado Internacional de Vacinação Contra Febre Amarela é indispensável para quem quer viajar pra Tailândia. Ao contrário de muitos países que já visitei e que, apesar de solicitarem a vacina acabam não pedindo nenhum comprovante, a imigração tailandesa exige o documento. Se tem passaporte brasileiro, logo ao desembarcar em Bangkok ou em outro aeroporto do país procure o Health Control antes mesmo de seguir para a imigração. Mostre o seu Certificado Internacional, preencha um formulário (em inglês) e depois siga para os trâmites normais.

Dicas para viajar pra Tailândia: Aeroporto de Bangkok (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

2) VISTO
Brasileiros não precisam de visto para viajar ao país, bastando um passaporte com pelo menos seis meses de validade. A permanência máxima a turismo é de 90 dias, podendo ser renovada com pagamento de taxa ou uma simples saída e retorno ao país.

 

3) QUANDO IR
O clima é úmido e quente o ano inteiro. Mas a Tailândia sofre do regime de Monções, época do ano em que chove muito e as cidades são vítimas de alagamentos. As chuvas fortes são mais comuns entre julho e outubro, com temperaturas mais amenas. A melhor época é entre novembro e fevereiro, que coincide com a alta temporada, quando o clima é mais agradável e não chove tanto. Entre março e maio também é um bom período por estar fora da época das Monções, embora faça muito calor e a umidade suba bastante.

Dicas para viajar pra Tailândia: Chuva em Koh Phi Phi (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

4) MOEDA
A moeda em circulação é o Bath. O dólar americano não é muito aceito mesmo nas cidades mais turísticas, portanto você precisará do dinheiro local. Você pode trocar com facilidade dólar ou Euro em casas de câmbio ou sacar nos caixas eletrônicos, que são abundantes e chamados de ATM.

 

5) TOMADAS
As tomadas na Tailândia são semelhantes às usadas no Brasil antes da recente mudança dos nossos plugs, sendo achatados ou circulares (saiba mais no site What Plug). De toda forma, sugerimos que você sempre tenha um adaptador universal para não enfrentar problemas. A voltagem padrão é de 220V.

 

6) MONARQUIA
O desrespeito à Família Real é punível até com prisão. E isso estende-se a todas as imagens do Rei, inclusive nas notas e moedas. Portanto é preciso respeitar até o dinheiro tailandês. Mas turistas não costumam enfrentar problemas que envolvam a monarquia.

Dicas para viajar pra Tailândia: Devoção à Família Real (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

7) CULTURA TAILANDESA
Os tailandeses, de forma geral, são discretos e valorizam o respeito. Expressar afeto em público não é considerado apropriado. Espera-se que o visitante trate a população local com tom de voz baixo e de forma educada. Não se deve apontar pessoas ou objetos com os pés nem tocar a cabeça das pessoas. Ao visitar templos, mulheres não devem usar blusas sem manga ou vestidos e saias acima do joelho. Homens devem usar calça comprida ou bermudas abaixo do joelho. Chinelos e sandálias também não são recomendados. Os sapatos devem ser deixados do lado de fora dos templos.

Dicas para viajar pra Tailândia: Templos em Bangkok (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

8) VIAGENS DENTRO DO PAÍS
O Itamaraty recomenda que os brasileiros evitem viagens às províncias de Narathiwat, Pattani, Songkhla e Yala, de população com maioria islâmica, no extremo sul, devido aos frequentes atentados terroristas. Os locais mais turísticos, como Bangkok, Phuket e as ilhas mais famosas como Phi Phi e Krabi, no sul, assim como Chiang Mai, ao norte, são de baixo risco em relação a crises políticas ou religiosas.

Dicas para viajar pra Tailândia: Koh Phi Phi (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

9) COMPANHIAS AÉREAS
Para planejar sua viagem dentro da Tailândia, vale consultar preços das passagens nas companhias aéreas para evitar longos e desgastantes deslocamentos de ônibus e trem. A maior delas, e mais cara, é a Thai Airways. NokAir e AirAsia são excelentes low-cost para quem busca preços mais baixos. A Bangkok Airways é conhecida como empresa boutique pelo serviço diferenciado.

 

10) TRANSPORTE PÚBLICO
Em Bangkok, o metrô (MTR), Skytrain (BTS) e os barcos coletivos são opções seguras de transporte. É preciso tomar cuidado com os tuk-tuk’s que cobram preços muito baixos, pois eles costumam forçar de forma agressiva os turistas a visitar certas lojas antes de chegar ao destino final. Alguns táxis se negam a usar o taxímetro e cobram a tarifa de acordo com a cara do passageiro. É comum também que os motoristas e guias nas ruas digam que certas atrações estão fechadas para sugerir outros passeios aos visitantes. Ignore a informação e vá pessoalmente conferir. No aeroporto da capital, há balcões oficiais de táxi com recibo e telefone para reclamações. Normalmente o próprio passageiro pague os pedágios até o centro da cidade.

Dicas para viajar pra Tailândia: Tuk-tuk em Bangkok (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

11) CRIMINALIDADE
Brasileiros não costumam passar por grandes apuros, pois o mais comum são golpes das mais variadas formas contra turistas. Já estamos meio acostumados a evitar cair nessas armadilhas. Esteja alerta como se estivesse no Brasil, principalmente com pessoas estranhas que se aproximam de forma amistosa ou vendendo algum produto, que não enfrentará problemas. O número da Polícia Turística da Tailândia é 1155.

 

12) PORTE DE DROGAS
O porte de drogas, mesmo que em mínimas quantidades, é algo grave e pode ser punido até com pena de morte. Você perceberá que é comum a venda de entorpecentes, principalmente nas praias, mas tome cuidado que isso não quer dizer que o uso seja liberado ou que não haja punição.

 

13) FULL MOON PARTY
Todos os meses, milhares de turistas visitam Koh Phangan e outras ilhas do sul em busca de diversão nas badalas festas durante a lua cheia. Há relatos de roubos de passaporte e bens materiais, inclusive dentro dos hotéis. Procure usar sempre o cofre e manter os documentos com você. Cuidado com o uso de drogas que, como já foi dito, é punido de forma severa.

Dicas para viajar pra Tailândia: Noite em Koh Phi Phi (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

14) DIRIGIR NA TAILÂNDIA
Embora você possa conseguir alugar um carro ou moto sem a solicitação da carteira de motorista, saiba que a CNH brasileira ou a carteira internacional de habilitação não são aceitas, apenas o documento tailandês. Os veículos ainda têm volantes do lado direito, assim como no Reino Unido. Ou seja, o melhor é não dirigir por aqui.

 

15) TSUNAMIS
Não há registros de terremotos de grandes magnitudes no país, mas abalos sísmicos nos países vizinhos podem gerar ameaças de tsunami. A Embaixada Brasileira recomenda que, principalmente nas ilhas do Mar de Andamã, os turistas identifiquem as rotas de fuga logo na chegada ao destino (veja o que mudou em Phiphi após o tsunami).

 

16) GORJETAS
Gorjetas não são esperadas pelos tailandeses, mesmo em restaurantes. Já nos hotéis, pode haver cobrança de taxas de serviço e impostos, que normalmente são de 10%.

+ Turismo em Bangkok: Os principais templos mapeados
+ Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia
+ Koh Phi Phi, dicas do paraíso tailandês
+ Khaosan Road, a rua mais maluca de Bangkok
+ Hotel de luxo em Bangkok: Você também pode
+ Confira todas as dicas da Tailândia

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

78 respostas

  1. Ótimas dicas Rafael. Apresentadas de forma objetiva, sem os blá, blá, blá desnecessários.
    Vou passar por Bangkok, Chiang Rai, Chiang Mai, Koh Phi Phi e Krabi. Teria alguma orientação sobre qual chip usar na Tailândia. Chip Tailandês seria uma boa opção?

  2. Boa tarde, Rafael! Primeiramente, parabéns pelo Blog!!
    Rafael, minha esposa e eu faremos uma viagem pela Ásia no mês de outubro quase inteiro, sendo Singapura nossa “base”. Pensamos em incluir alguns destinos, e, apesar de termos muita vontade de conhecer Bangkok e Phi Phi, estamos um pouco receosos quanto ao período de monções. Você teria alguma sugestão, de que valeria a pena arriscar, ou se seria melhor incluir outros destino que não Tailândia? Abraços

    1. Oi, Carlos, tudo bem?
      Realmente as monções complicam um pouco a viagem pelo Sudeste Asiático, né? Então, eu acho que sobre Bangkok você não precisa se preocupar tanto, porque até com tempo mais feio você conseguirá visitar as principais atrações. Sobre Phi Phi, se te deixa um pouco mais aliviado, nós fomos em outubro também. Pegamos muitos dias de chuva, mas conseguimos outros de sol e deu pra aproveitar as praias. Se você tem vontade, talvez valha arriscar.

      Aproveitando, dá uma olhadinha nesse post, pois há outras regiões da Tailândia em que a época de chuva é em outro período https://www.essemundoenosso.com.br/quando-ir-pra-tailandia-melhor-epoca/

      Abraços e ótima viagem!

  3. Olá, estou indo para Tailândia em Janeiro/2020.
    Fechei quartos pelo Airbnb em Bangkok, Chiang Mai e Phi Phi.
    Gostaria de saber se você foi por agência de viagens? Quanto de dólar eu devo levar para pagar passeios e o translado entre esses lugares? Sai em conta voos de Bangkok a Chiang Mai? Ou da para ir de BTS?

    Obrigada desde ja!

    1. Oi, Renata, tudo bem?
      Eu fui por conta própria todas as vezes. Sobre dinheiro, isso é muito particular, pois cada pessoa tem um estilo de viagem. Acho que esse post aqui pode ajudá-la a ter uma ideia dos preços https://www.essemundoenosso.com.br/quanto-custa-viajar-pra-tailandia/

      De Bangkok a Chiang Mai é recomendável sim ir de avião. Procure em empresas como NokAir, AirAsia ou Thais Smiles pois elas costumam ter bons preços.

      Abraços e ótima viagem!

  4. Olá Rafael! Gostaria da sua ajuda! Estou com viagem marcada para Tailandia (chegando Bangkok). Ficarei 21 dias no mês de MAIO/2018. Irei também fazer Vietnã (Hannoi/Cruzeiro Halong Bay/Hue/e a antiga Saigon). Para não ficar demais, e pensando nas monções, havia colocado Koh Tao ou Koh Samui ou Koh Kood (Golfo da Tailandia), até mesmo porque descendo do norte do Vietnã para o sul já chegaria perto destas ilhas (logística). Aí escolheria uma dessas.

    Verificando os comentários vi que você já fez as ilhas do mar de Andaman no mês de maio por duas vezes. Inicialmente, quando defini minhas férias, antes de saber sobre as monções, havia pensado em ir para Phi Phi e Pukhet.

    Pergunto: Na sua opinião, arriscaria nesta época Phi Phi e Pukhet?
    Se fosse para você escolher entre as ilhas do Golfo da Tailândia, qual você indicaria?!

    Obrigada!
    Carla

    1. Oi Carla, tudo bem?
      Pelo que vi, você está fazendo a escolha certa. Na parte do Golfo da Tailândia, a temporada de monções vai de setembro a dezembro. Só no Mar de Andaman, região de Phi Phi, é que vai de abril e outubro. De todo jeito, eu já fui pra Phi Phi em maio e não peguei muita chuva.

      Sobre indicar, infelizmente vou ficar te devendo essa. Eu não estive ainda nas ilhas da parte do Golfo, só na região do mar de Andaman mesmo.

      Abraços e sinto muito não poder ajudar! Boa viagem!

  5. Vou agora nas férias de Janeiro,estou muito anciosa e fico fazendo pesquisas sobre as dicas de quem ja esteve lá, adorei seu conteúdo!! é de grande ajuda, obrigado.

  6. Tenho estudado muito sobre nômades digitais e o lugar que mais recomendam pelos baixos custos é a tailândia.Adorei as informações do artigo e fiquei ainda com mais vontade de conhecer.

    1. Oi Nelson, tudo bem?
      Não é necessário ter domínio do inglês, algum conhecimento básico já é suficiente. Use aplicativos no seu celular (como Google Translate) para facilitar as coisas.

      Abraços

  7. gostaria de saber, por favor, se há grandes riscos de viajar só pra Tailândia. Tenho muita vontade de ir. Uma amiga foi e disse que não é interessante viajar só, pois é perigoso.
    procede essa informação?
    abraço.

    1. Oi Mayla, tudo bem?
      Não é perigoso, não. Já estive no país três vezes e nunca tive uma sensação de insegurança. Inclusive muitas mulheres que conheço viajam pra lá sozinhas. Se comparado com o Brasil, você irá se sentir super segura no quesito violência. Pode ir tranquila.

      Abraços

    1. Olá Laila, tudo bem?

      Então, dar dá. Pode ficar um pouco mais complicado pra se locomover, por exemplo. Mas se você sair com tudo já planejado do Brasil e com o aplicativo Google Translate baixado no celular pra usar offline, até dá pra se virar. Outra boa ideia pode ser contratar um guia local que fale português ou espanhol.

      Abraços

  8. Excelente post, Rafa!
    Peguei várias dicas!
    Acabei vendo uns docuemntários do Tsunami rsrs… que horror.. já vi tantos e o filme também.. mas vamos na fé, sempre! vai dar tudo certo!
    Beijo grande,
    Lily e Julio
    @apaixonadosporviagens

  9. Muito legal o artigo penso em conhecer a Tailândia no meio desse ano a primeira vez que vou para Asia escolhi no Tailandia para começar mas pretendo conhecer outros paises por la

  10. Fernando, me fala sobre a sua viagem a Tailândia lugares que foi, o que mais gostou, estou pensando ir primeira quinzena de janeiro.
    Vc foi com qual cia áerea, direto a BAncoc.
    Regina

  11. Olá Rafael, estou indo para a Tailandia dia 02/11. qual site vc indica para comprar as passagens de ferry de Krabi para Phi Phi? de resto, já está tudo reservado. Se puder me ajudar, fico mto grata!

    1. Oi Flávia, tudo bem?
      Você já comprou as passagens aéreas? Algumas companhias vendem essas passagens junto do ferry, fica interessante o combo, pois inclui até o transfer terrestre. Caso já tenha comprado, o ferry você pode adquirir na hora mesmo ou então, se preferir, pode consultar nesse site, que foi indicado por um guia famoso na Ásia, mas infelizmente nunca usei https://12go.asia/en

      Se você estiver em Bangkok antes de ir pra lá, talvez seja mais seguro comprar esse ticket em alguma agência de lá. Eu faria isso.

      Abraços e ótima viagem.

  12. Rafael,
    estou indo agora na segunda quinzena de outubro, onde acredito que deva chover menos. Mas as tais chuvaradas nesse periodo mais para final de outubro
    é daquelas de final de tarde, como em Belem do Pará ?
    sds, Fernando

    1. Oi Fernando, tudo bem?
      As monções na região de Phuket vão até o final de outubro. Elas não são chuvas de verão, são dias de chuva constante e bem forte. Mas eu acho que você, como já está com viagem marcada, não deve se preocupar tanto com isso. Com as mudanças climáticas tudo ficou meio doido, né? Já fui num período que seria chuvoso e só peguei um dia de chuva. E você está indo meio que no final da temporada chuvosa. É torcer mesmo.
      Abraços

  13. Pretendo ir para Tailândia, mas estou tendo dificuldades para montar o roteiro de viagem, como por exemplo: ordem de lugares que quero visitar, hotéis dos respectivos lugares, transporte de um local para o outro, margem de preço, etc. Gostaria de visitar Ilhas Phi Phi
    krabi, koh pi pi, koh nang yuan, railay, phuket, koh samui, bangkok, koh phangan, chiang mai, koh tao. Existe algum site com ferramentas pra ajudar ou eu tenho que procurar pela internet? e esses lugares que eu pretendo visitar, o que acha? escolhi muitos lugares de praia, tenho medo de ficar repetitivo

    1. Oi Bruno, tudo bem? Só pra eu ter uma ideia, quantos dias terá sua viagem? Porque são muitos destinos.

      Vou dar uma sugestão de ordem pra visitar com os destinos mais famosos que você citou.

      – Bangkok
      – Chiang Mai
      – Phuket
      – Phi Phi
      – Krabi e Railay
      – Ko Samuih, Koh Phangan e Koh Tao

      Você pode procurar os voos pela Air Asia e pela Nok Air, que são empresas aéreas de baixo custo. Mas também tem outras tailandesas. Sugiro que busque em sites como Skyscanner ou Kayak.

      Vê se é mais ou menos isso. Qualquer coisa é só falar.
      Abraços

  14. Olá Rafael, vou para a Tailandia agora no Natal e Ano Novo.. Vou fazer Bangkok, Chiang Mai, Raila Beach, Phiphi, Koh tao e koh panghan. Vc acha perigoso deixar para comprar os ferrys entre as praias lá na hora ? E sobre a full moon party, tem que comprar ingresso antes?

    1. Oi Ana, tudo bem?
      Como é uma época de temporada, eu tentaria comprar ao menos quando já chegasse em Bangkok, se não quiser fazer pela internet. Sobre a Full Moon, eu infelizmente ainda não fui, mas sei que lota e que chega a ser difícil até encontrar hospedagem.
      Abraços

  15. Mais uma dicas amigos todas vezes que o hino Tailandês toca e vocês ver o povo local todos parado e seja aonde for para também, isso é sinal de respeito e patriotismo.

  16. Rafael carvalho parabéns pelas as dicas.
    Pais maravilhoso e fiquei la de setembro ate fevereiro sem nenhum problema com a comidas com o povo local conhecir muitos brasileiros que viver la fiquei 4 dias em bkk e depois fui para Phuket um lugar magico praias maravilhosas e ali fiquei e como fui pra treina e luta muay thai e conseguir patrocínio na tiger muay thai team ficou mais fácil era pra fica 1mes só pela condições financeira e com o patrocínio e as lutas que fiz acabei ficando 3meses e voltarei agora pra mora la.
    E quem sabe tira meu visto de trabalho ou de estudante pq fica saindo para os paises vizinhos sempre para pega mais 3 meses de visto e assim ter muitas saindas e entradas eles não deixa mais entra e pedir pra volta pra trás, aqueles que queira passa um bom tempo la mais que anos melhor procura um visto estudante que é de 1ano.
    Ser for pra fica 3meses ou até um pouco mais sem problema.

  17. ola, estarei indo para a Tailandia em Dezembro, sei que e alta temporada mais infelizmente e o unico periodo de ferias que tenho.Gostaria de saber se vc acha realmente necessario fazer seguro viagem,com de la vou pra Londres ta ficando muito caro.

    1. Oi Noemy, é aquela coisa. Eles não exigem o seguro viagem como a Europa exige, mas acho muito arriscado ir pra um país tão exótico, com comidas tão diferentes, sem ter nenhuma assistência hospitalar. Se fosse uma viagem curta, pela América do Sul.. mas eu não indicaria deixar de fazer. Mas claro fica a seu critério.
      Tente fazer uma cotação dos vários seguros nesse site e veja se encontra algum mais em conta https://www.seguroviagem.srv.br/parceiro/essemundoenosso
      Abraços

    2. Eu fui para Tailândia e la qlq consulta você paga e não é barato eu acho melhor VC fazer o seguro viagem e mais precisei passa ao medico 2 vezes por cortes apos lutas.

  18. Olá Rafael, vou à Tailândia em novembro desse ano. No final da viagem passarei 5 dias em Krabi, você tem algumas dicas sobre os passeios que são imperdiveis, sobre o que é mais interessante?

    1. Oi Danielle,
      essa é uma pergunta super difícil. Tudo depende de você. De quantos dias, do tipo de hospedagem, dos lugares que quer visitar, do seu estilo de viagem. Mas provavelmente gastará menos que passando o mesmo período viajando pelo Brasil.
      Abraços

    1. Oi Luma, com certeza é um clima totalmente diferente. É uma delícia. Os templos e a loucura de Bangkok fazem a viagem valer a pena. Mas as praias das ilhas tailandesas… são maravilhosas! Abraços e obrigado!

  19. Pesquisei sobre o custo de vida na Tailândia, parece ser muito baixo. Tem gente que vive muito bem de aluguel por conta dos baixos custos. O lugar é simples, mas muito bonito e agradável. é verdade isso ?

    1. Oi, Karla, tudo bem?
      Realmente hospedagem é muito barata na Tailândia, não sei aluguel, mas os hotéis são. Já o custo de alimentação, por exemplo, não é tão diferente do Brasil não. Existem países muito mais baratos, como Vietnã, Indonésia ou Camboja.
      Abraços

      1. Olá Rafael,

        Adorei as dicas. Estou pesando em conhecer a Tailândia ano que vem,desde já estou estudando roteiros, hotéis, passagend,;enfim, logística da viagem.
        Penso em ir no mês Março ou abril.
        Uma dúvida: de Bangoc para as praias devo pegar avião?

  20. Oi, Rafael, tudo bem? Ótimas dicas.

    Uma dúvida: estava pensando em ir na primeira quinzena de maio, quando tenho férias. Vi alguns lugares falando que chove demais. Em outros, que pode chover um pouco e que a umidade atrapalha. Você acha arriscado demais tentar ir em maio?

    abraço e obrigado pelas dicas!

    abs,

  21. Ótimas dicas! É realmente importante ler muito antes de ir para a Tailândia. Sofremos o golpe do “a atração está fechada, te levo para outra” três vezes seguidas. Só não caímos porque lemos muito sobre isso antes. De resto, o país é lindo e vale muito à pena conhecê-lo!
    Abraços

    Cristina – Blog Pegadas na Estrada

  22. Boa noite Rafael
    Viajei o ano passado para Turquia seguindo quase integralmente todo o seu roteiro. Amei e estou farta de recomendar! Agora estou partindo para a Tailândia em Março, mas estou com muitas dúvidas quanto ao roteiro. Irei de 4 a 18/19 de Março. Quero viajar até à capital, Ayutthaia, Norte (Chiang Mai e Chiang Rai) e Sul (Phi-Phi). Poderá indicar-me como deverei fazer? Muito obrigada!
    Aquele abraço!

    1. Oi Laura, tudo bem? Que legal saber que você viajou para a Turquia com nossas dicas. Obrigado pelas recomendações.

      Sobre a Tailândia, infelizmente não fui para o norte (Chiang Mai). Mas creio que o mais fáil é você fazer Ayutthaia num bate-volta a partir de Bangkok e depois voar para o Norte. De lá, voe para Phuket, que fica no sul e é de onde partem os barcos para PhiPhi. Se não houver voo direto, você terá que ir do Norte a Bangkok e depois seguir pra Phuket.
      Abraços, espero ter ajudado!

  23. Oi Rafael, estou indo para a Tailândia na próxima semana e suas dicas vão ser super úteis. Depois conto tudinho lá no meu blog 🙂 Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.