Viena: Principais pontos turísticos da capital da Áustria

Viena é uma cidade linda, um mix entre o clássico e o contemporâneo. Com quase dois milhões de habitantes, é uma cidade bem grande para o porte europeu, mas é fácil de ser visitada. O transporte público é excelente, os vienenses são amigáveis e os pontos turísticos são lindos.

A capital da Áustria parece ter orgulho de manter vivo seu passado, com bailes de gala e óperas, lojas e restaurantes tradicionais, prédios históricos e palácios muito bem conservados. Seja bem-vindo(a) a Viena!

+ Consulte hotéis e ache o melhor preço na cidade

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE VIENA

RINGSTRASSE – “O ANEL”

A Ringstraße ou “Ringstrasse” (que em português seria uma espécie de “rodoanel”) é uma avenida que circula o Distrito 1 (Innere Stadt), o coração da Viena antiga. Seu traçado foi feito de acordo com a antiga muralha que protegia a cidade. E é dentro desse círculo e nos arredores que ficam boa parte dos pontos turísticos, com fácil acesso seja de metrô ou de tram (os bondes elétricos). Outra forma ótima de conhecer as atrações é de bicicleta, já que há muitas ciclovias.

Foto: TasfotoNL / Shutterstock.com

Foto: TasfotoNL / Shutterstock.com

Considerada pelos vienenses “o boulevard mais bonito do mundo”, é na Ringstraße que ficam o Palácio Imperial, a Ópera, o Parlamento e muitas atrações como veremos abaixo.

 

1. HOFBURG – PALÁCIO IMPERIAL

Metrô (U): Herrengasse
Estação de tram: Burgring

Ao contrário do que o nome possa parecer, essa grandioso palácio do séc. XIII não é apenas um prédio. A estrutura é tão grande, que mais parece um bairro, reflexo da imponência do Império Austro-Húngaro. Hoje, dentro desse complexo, ficam a residência oficial do presidente da Áustria, alguns dos principais museus e prédios históricos, além de cafés, restaurantes e praças.

Pontos turísticos de Viena: Hofburg (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O prédio principal, chamado de Hofburg Vienna, é onde morava a família imperial, transformado hoje num importante centro de convenções com 35 salas.

Pontos turísticos de Viena: Hofburg (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ainda dentro do Palácio Imperial ficam importantes prédios, como Museu Sisi (dedicado à Imperatriz Elizabeth, cultuada por ter sido muito à frente de seu tempo), Escola Espanhola de Equitação, Museu de História da Arte, Galeria Albertina, Biblioteca Nacional, entre outros. É uma delícia circular por aqui.

Para entrar nos museus e prédios, você pode comprar ingressos avulsos ou combos que combinam mais de uma atração. Consulte os valores no site. Se você tiver o Vienna Card, que dá acesso ilimitado ao transporte público por um período de tempo, você terá desconto nesses museus.

Depois de circular, siga até o bonito Volksgarten, ainda dentro do Palácio Imperial. Vale a visita.

Pontos turísticos de Viena: Volksgarten (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

2. RATHAUS – PREFEITURA

Metrô (U): Rathaus
Estações de tram: Rathaus (Stadiongasse) e Rathausplatz/Burgtheater

Saindo do Palácio Imperial e passando pelo teatro Burgtheater, você chega à Rathausplatz, onde fica o Rathaus, o enorme prédio da Prefeitura de Viena que lembra uma catedral. Há visitas guiadas gratuitas (consulte dias e horários no site).

Pontos turísticos de Viena: Rathaus (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Nessa praça, durante as noites de verão, há feirinhas com comidas e bebidas, além de apresentações de ópera ao ar livre.

 

3. PARLAMENTO

Estação de tram: Stadiongasse/Parlament
Metrô (U) mais próximo: Rathaus ou Volkstheater

Bem próximo da Rathaus, na própria Ringstrasse, fica o Parlamento, grandioso prédio construído no séc. XIX com arquitetura grega. Ao lado fica o pequeno Palacio Epstein, um dos mais simbólicos do “Anel”. Ambos os prédios oferecem visitas guiadas (consulte horários e preços).

Pontos turísticos de Viena: Parlamento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

4. MUSEUMSQUARTIER

Estação de metrô (U): Volkstheater
Estação de tram: Volkstheater (Burggasse)

Seguindo pela Ringstrasse, você chegará de volta ao Palácio Imperial. Basta cruzar a famosa Maria-Theresien-Platz, que fica entre os museus de História Natural e de História da Arte, para chegar ao MuseumsQuartier.

Pontos turísticos de Viena: Maria-Theresien-Platz (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Museu de História Natural na Maria-Theresien-Platz

O “Bairro dos Museus”, que na realidade tem o tamanho de um quarteirão, é um dos maiores do mundo. Além de ótimo local para tomar um café, beber algum drink ou até mesmo jantar, o complexo abriga o Leopold Museum, mumok – Museu de Arte Moderna e outros espaços para mostras e exposições. Do mesmo jeito, com Vienna Card você pode ter desconto nos tickets.

Pontos turísticos de Viena: MuseumsQuartier (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Durante as noites mais quentes, o MuseumsQuartier se transforma num espaço animado tomado por jovens. Enquanto alguns levam suas garrafas de vinho para tomar nos espaços públicos (onde há inclusive sessões de cinema ao ar livre) outros bebericam nos bares e cafés.

Pontos turísticos de Viena: MuseumsQuartier (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Está lembrando do Seguro Viagem obrigatório pra Europa?

 

5. ÓPERA DE VIENA

Metrô (U): Karlsplatz
Estação de tram: Wien Oper (Kärntner Ring)

A Ópera do Estado de Viena (Wiener Staatsoper) é um dos teatros mais importantes do mundo por conta do alto nível de suas produções. Se pelo lado de fora o prédio do séc. XIX já impressiona, é dentro que você tem a chance de voltar aos tempos áureos.

Pontos turísticos de Viena: Ópera (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Provavelmente durante a sua estadia haverá alguma apresentação aqui. Dependendo do espetáculo, os ingressos podem se esgotar rápido. Os vienenses usam trajes de gala, mas você pode apostar apenas no social, não precisa de uma gravata borboleta. Confira a agenda e preços no site da Ópera.

Se não quiser assistir às apresentações, você pode fazer um tour guiado e conhecer o prédio por dentro (saiba mais).

 

6. SACHER HOTEL

Metrô (U) mais próximo: Karlsplatz
Estação de tram: Wien Oper (Kärntner Ring)

Logo atrás da Ópera fica o Sacher Hotel, que não é um ponto turístico propriamente dito, mas virou atração por conta da sua Sachertorte, uma torta/bolo de chocolate criada em 1832 e servida como “Original Sachertorte” neste local desde 1876. Segundo os proprietários do café, é a receita mais copiada do mundo.

Pontos turísticos de Viena: Sachertorte (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Confesso que você pode se decepcionar um pouco, porque ela não é tão doce pros padrões brasileiros, mas é um ícone da gastronomia vienense.

 

7. KÄRNTNER STRASSE

Metrôs (U): Stephansplatz ou Karlsplatz

A Kärntner Straße é a rua de compras mais famosa de Viena e fica bem na esquina do Hotel Sacher. Transformada em um calçadão numa boa parte, é o endereço de marcas famosas, como H&M, Forever 21, Mango, entre outras.

Pontos turísticos de Viena: Kärntner Straße (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

8. CATEDRAL DE VIENA

Metrô (U): Stephansplatz

Bem no final da Kärntner Straße fica a Stephanplatz, a praça localizada no centro geográfico da cidade. A Catedral de Viena (ou de Santo Estevão – Stephansdom) é uma imponente construção de estilo gótico europeu construída no século XII. É uma das poucas construções que sobreviveram ao tempo e aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Pontos turísticos de Viena: Catedral de Viena (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

A torre de 70 metros proporciona uma vista espetacular da cidade, mas é pra quem tem fôlego de encarar os 343 degraus (€4,50*). Há ainda tours guiados pela catedral (consulte os horários).

Se quiser esticar o passeio nas redondezas da Catedral de Viena, vale conhecer a Peterskirche (Igreja de São Pedro) e Mozarthaus, a casa de Mozart entre 1784 e 1787 que conta a história e a vida do compositor e pianista.

 

 

FORA DA REGIÃO DA RINGSTRASSE – “O ANEL”

 

9. DONAUTURM

Estações de metrô (U): Kaisermühlen VIC ou Alte Donau

A Torre do Danúbio é um ponto turístico de Viena que pode ser visto no horizonte de muitas partes da cidade. Erguida perto do Rio Danúbio, foi construída em 1964 e tem 252 metros de altura.

Pontos turísticos de Viena: Donauturm (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Um restaurante giratório e um deck de observação ficam a 170m e 150m de altura, respectivamente. Os ingressos custam €7,90*, com desconto pra quem tem o Vienna Card (horários e preços no site).

 

10. PALÁCIO DE SCHÖNBRUNN

Metrôs (U): Schönbrunn ou Hietzing

Schönbrunn é a Versalhes de Viena, um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1996. Esse gigantesco palácio era a antiga residência de verão imperial, por isso fica um pouco mais afastado do centro, mas tem metrô praticamente na porta. Construído entre 1638 e 1643, sofreu sérios danos durante o cerco turco e só tomaria a forma atual a partir de 1743, sob o comando da imperatriz Maria Teresa. Um século depois, serviria de moradia para Francisco José I e sua esposa Sisi.

Pontos turísticos de Viena: Schönbrunn (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Hoje os turistas podem visitar mais de 40 aposentos imperiais e conhecer de perto como era a vida cotidiana dos imperadores, inclusive encontrar inúmeros objetos da imperatriz Sisi. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou online. São dois os principais tipos: o Imperial Tour, que faz um passeio guiado um pouco mais curto pelos aposentos ou o Grand Tour, que é um mais completo. Fiz o menor e achei já suficiente (veja todos no site; há desconto com Vienna Card). É possível visitar ainda o zoológico de Viena, o mais antigo do mundo, que fica nas terras do parque palaciano.

Pontos turísticos de Viena: Schönbrunn (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A boa notícia é que os jardins suntuosos de Schönbrunn são de acesso gratuito. Você pode admirar os prédios por fora e andar pela imensidão dos corredores floridos.

Pontos turísticos de Viena: Schönbrunn (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

11. PALÁCIO BELVEDERE

Tram: Schloss Belvedere, Quartier Belvedere, Unteres Belvedere e Schwarzenbergplatz
Metrô (U) mais próximo: Südtirolerplatz (mais 15min caminhando)

O Schloss Belvedere foi construído a pedido do príncipe Eugênio de Saboia no começo do século XVIII para servir de sua moradia de verão. Fica mais próximo da área central e é dividido em Belvedere Inferior e Belvedere Superior. O nome foi dado por Maria Teresa, que compraria o complexo anos mais tarde.

Pontos turísticos de Viena: Belvedere (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Além de visitar seus jardins, é possível ver os aposentos reais e também, no museu, conferir a maior coleção do mundo do pintor austríaco Gustav Klimt, incluindo as obras “O Beijo” e “Judite” (horários e preços; há desconto com Vienna Card).

 

12. PRATER

Estação de metrô (U): Praterstern Bf ou Messe-Prater
Tram: Praterstern Bf

Mais que um parque de diversões, Prater é um espaço público de lazer praticamente no centro de Viena. Completando 250 anos em 2016, esse espaço é tomado por brinquedos radicais, mas quem chama a atenção é a Wiener Riesenrad, a roda gigante em operação mais antiga do mundo, construída em 1897.

Pontos turísticos de Viena: Prater (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Andar nesse monumento proporciona uma vista espetacular da cidade e dá até pra jantar à luz de velas em um dos vagões (veja preços e horários; desconto com Vienna Card).

Pontos turísticos de Viena: Prater (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O parque é público, apenas as atrações são pagas. Fica aberto 24h diariamente, mas os brinquedos costumam funcionar entre 10h e 1h da manhã, dependendo do clima e época do ano.

+ Ache melhor preço do Seguro Viagem obrigatório pra Europa
+ Dica de hotel com boa localização e próximo do metrô

+ Como ir do aeroporto ao centro da cidade

* Preços checados em setembro/2016

** O jornalista viajou a convite do Vienna Tourist Board, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e imparciais, o que reflete sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

5 Comments

  1. FRANCINE MARCELI disse:

    Ola! Parabéns pelo blog! Ótimas dicas! Adorei! O tour mais curto no PALÁCIO DE SCHÖNBRUNN dá direito a ver os jardins? Porque eu amo os jardins! São meus passeios prediletos.
    Obrigada!!! Irei para Viena em Agosto (2019)ficar 7 dias.
    Um abraco!
    Francine

  2. Vitória disse:

    Rafael, parabéns pelo post! Que fotos maravilhosas! De encher os olhos… Já tô pensando em qual câmera/lente usar na viagem HAHA Estou fazendo meu roteiro de Viena e seu post foi bastante útil. Muito obrigada por compartilhar tão bem essas informações.

  3. constança ribeiro espinola. disse:

    Rafael!! Estou apaixonada por vc! (Tudo no bom sentido) Essa profissão sua,
    é a que eu gostaria de ter. Mas, já passei da idade. Continue essa cara; comunicativo,
    gente fina! Me respondeu de imediato, qdo disse que vou p/ o Peru, vc foi de uma
    gentileza maravilhosa!! Deus lhe faça feliz sempre.
    Um grande abraço.

    Constança Espínola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *