ATUALIZADO: O mirante foi reaberto em janeiro de 2018 sob o nome de Farol Santander. Você pode saber tudo sobre a nova atração no post que relatamos a nossa visita!

 

Um dos símbolos mais famosos de São Paulo, o Prédio do Banespa (também apelidado de Banespão) proporciona aos visitantes uma das vistas mais incríveis da cidade. Do alto de seus mais de 160 metros é possível avistar em 360° a região central e as zonas Norte e Leste da capital, inclusive as torres da Avenida Paulista.

A visita é gratuita, mas infelizmente só acontece de segunda a sexta em horário reduzido.

 

PRÉDIO DO BANESPA

Chamado de Edifício Altino Arantes a partir da década de 1980, o início da construção do espigão inspirado no Empire State de Nova York data de 1939. Foi erguido no coração da capital, próximo de áreas como a Praça da Sé e a Rua 25 de Março.

Prédio do Banespa, São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A inauguração só se deu oito anos depois, em 1947, quando foi escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo.

São 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas. Os números expressivos deram título ao Prédio do Banespa de maior construção de concreto armado do mundo nos anos de 1940.

Prédio do Banespa, São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por mais de 20 anos foi o edifício mais alto de São Paulo, mas até hoje pode ser visto de diversas regiões. O que atrai muitos visitantes e sua torre, com vista de 360° da cidade e visibilidade de até 40Km.

Prédio do Banespa, São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Todos os meses, cerca de 5 mil pessoas sobem ao local. Mas esse número poderia ser maior, não fosse a pequena estrutura (elevadores, guichês, funcionários, etc) que acaba gerando filas e principalmente o fato de só ser aberto ao público de segunda a sexta-feira. Para chegar ao topo do prédio, é preciso pegar dois elevadores diferentes e subir mais alguns lances de escadas. A visita dura cerca de um hora.

Prédio do Banespa, São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Prédio do Banespa, São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Prédio do Banespa, São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O Prédio do Banespa foi privatizado em 2000 pelo Santander e hoje abriga também um museu com sua história. A melhor forma de chegar é de metrô, pela estação São Bento da Linha Azul.

PRÉDIO DO BANESPA (ED. ALTINO ARANTES)

Rua João Brícola, 24 – Centro – Metrô São Bento
(11) 2196 3730
Horário de visitação: segunda a sexta,  das 10h às 15h; exceto feriados
 
+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

66 respostas

  1. Para mim ele sempre será conhecido como A torre do Banespa símbolo plavista assim como a revolução de 32 , assim como grupo Matarazzo que fez histórias , Banespa será sempre Banespa assim como nós paulistanos da terra da garoa …

  2. Olá precisa verificar na subprefeitura da Sé sobre essa reforma se ela existe, se não se eles pode impedir o acesso ao prédio
    Dever ter algum compromisso de acesso a população Mais é mais fácil falar que tá em reforma.

  3. Boa noite,
    Infelizmente o prédio do Banespinha não irá mais abrir p visitação.
    No início até acreditei que fosse por conta de reformas. Mas se passaram quase 2 anos e é a mesma desculpa.
    Uma pena, pois a vista do alto é maravilhosa. P o banco isto não interessa, não lucra nada com isso.

  4. A todos que perguntam que este prédio irá e dizem que está em reforma, é mentira o Santander está fazendo o possível para não abrir, insinuando que visitas não dá lucro. Esta é a visão de um banco estrangeiro que não respeita a história deste belo prédio. Já acabaram até com o museu.

  5. QUANDO ESSA REFORMA VAI ACABAR? A TEMPOS ESTOU ESPERANDO PARA VISITAR E NADA DE SER REABERTO, ALGUEM SABE SE O SANTANDER NAO ESTA PERMITINDO A VISITAS?

  6. Boa Noite meu Avô foi o engenheiro responsável pelas obras de fundação deste Edifício tão Importante para São Paulo tenho em meu poder diversas fotos de suas fundações .

  7. Estive lá recentemente, vale muito a pena a fila (o dia que fui a fila não estava muito grande, levei menos de meia hora).
    Agora uma dica: não percam tempo filmando e tirando fotos o tempo todo lá em cima, 5 minutos parece muito mas passa voando, a sensação é que foram 2 no máximo. Ficar vendo a paisagem pela telinha de um celular ao invés de admirar com seus olhos, no real, é bobagem.

  8. Como faço para visitar o prédio do Banespa em São Paulo? Preciso agendar com antecedência ou é só chegar dentro do horário de visitas?

  9. Oi, tenho muita vontade de visitar mas quero ir com a minha filha de 7anos e quero saber se tem limite de idade, quanto tempo posso ficar admirando a vista e como agendar ou se é ondem de chegada.

    1. Oi Ana, tudo bem?
      Você pode sim ir com criança, mas não é possível agendar, é por ordem de chegada. O tempo de permanência no topo não é muito grande, mas o suficiente.
      Abraços e volte pra contar como foi!

  10. Tenho muita vontade de ir, pena que o horário de visitação seja restrito….convenhamos, de segunda à sexta, para os trabalhadores, é impossível….. realmente uma pena.

  11. Estive hoje pela manhã (30/12/2014) em visita ao terraço do prédio do Banespa e confesso que fiquei um pouco frustrado, não pela vista maravilhosa, mas pelo tempo disponibilizado para visita…5 minutos. Estávamos em um pequeno grupo de 5 pessoas, sendo uma delas um americano, que também se frustrou pelo tempo que pode ficar olhando para SP. Não dá tempo nem de dar meia volta na varanda, quanto mais de identificar os locais mais marcantes desta cidade (…e olha que eu conheço bem vários pontos, mas não consegui nem mostrar a todos).
    Sugiro que se revise o programa de visitação, nem que seja para racionalizar o processo como um todo. Não sei a fórmula, mas algo precisa ser feito, pois depois de quase 2 horas, a partir da hora que chegamos no saguão do prédio, foram os 5 minutos mais rápidos de nossas vidas… Frustrados !

  12. Uma Visita feita por banespianos seria bem legal! Há muuuitos por aí e muitas confraternizações. Seria um bom lugar para nos encontrarmos e matarmos a saudade dessa grande empresa!

  13. que bom que a visita ainda é de graça! logo aqui no Brasil que temos fama de pagar por tudo, temos que aproveitar esses momentos de termos a versão brasileira do Empire no 0800 com vista pra cidade e não pro mar,,,mas tamo no lucro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.