Vou viajar: Compro dólar agora ou espero? 5 dicas nos tempos de alta

Se tem uma pergunta que meus amigos me fazem o tempo todo – até eu me questiono – é “Compro dólar agora ou espero pra ver se o preço cai?”. Infelizmente, apesar das experiências em viagens, não sou nenhum economista para ter essa resposta na ponta da língua. E olha que até os especialistas estão cautelosos.

Se você está com viagem marcada, provavelmente também está nesse dilema. Comprar agora? Apostar em outros modelos para levar dinheiro? Esperar uma data mais próxima para ver se o dólar cai? Reunimos aqui algumas dicas nossas e também de especialistas para ajudar você a decidir o que fazer se estiver nessa mesma situação.

 

(CC BY-NC-SA 2.0)

 

1) QUAL A TENDÊNCIA PARA O DÓLAR?

Má notícia. Seja qual for o cenário pós-eleições, o consultor financeiro Mauro Calil, em entrevista ao UOL, diz que a tendência é de alta. Leandro Martins, da Walpires Corretora, teme que a moeda pode chegar até os R$2,70. Mas os especialistas concordam que não é possível prever o que irá acontecer.

 

2) COMPRO DÓLAR AGORA?

Em resposta ao Conta Corrente, da GloboNews, o mesmo consultor Mauro Calil diz que, caso sua viagem esteja próxima, é bom já comprar dólares para garantir a cotação atual. Caso ainda faltem alguns meses, vale ir comprando aos poucos ao longo das semanas.

Venho seguindo esse conselho. Como tenho algumas viagens marcadas, estou comprando dólares aos poucos. Ao diluir a compra da moeda americana em várias semanas, acabo mantendo uma média de cotação.

 

3) COMO ACHAR A MELHOR COTAÇÃO MESMO COM A ALTA?

Nós já demos a dica aqui no blog de uma ferramenta muito interessante do Banco Central que compara o preço em que moedas estrangeiras são vendidas em diversas casas de câmbio em todo o Brasil. É excelente para você achar, mesmo em tempos de alta, uma cotação mais barata. Confira o post.

 

4) VALE APOSTAR NO CARTÃO DE CRÉDITO?

Não muito. Nesses tempos de grande volatilidade, você não tem como saber qual será a cotação no dia do fechamento da sua fatura e pode ter más surpresas. Vale lembrar que o cartão de crédito ou cartão pré-pago sofrem a incidência do IOF de 6,38% em cima de compras internacionais. Portanto os especialistas sugerem que você compre a moeda em papel mesmo, taxado em apenas 0,38%.

 

5) VIAGENS AINDA NÃO MARCADAS

Se você pretende, mas ainda não tem as passagens compradas para algum destino internacional, vale refazer as contas para ver se a cotação em alta do dólar não irá comprometer seu orçamento. Se ficar apertado, vale apostar em destinos mais baratos, dentro do Brasil ou na América do Sul.

 

Você tem alguma receita para tentar driblar os prejuízos nas viagens durante essa época de alta volatilidade do dólar? Conte pra gente!

 

* Com informações próprias, da GloboNews, UOL e Diário Catarinense

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

 

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Thiago disse:

hahaha.. ate engraçado ler isso agora que o dolar está a 3,53

Triste, né, Geovani? De todo jeito, a dica de ir comprando aos poucos continua.
Abraços

Claudio disse:

Existe o site Jooin que publica os preços das moedas estrangeiras nas diversas casas de câmbio para ajudar turistas a identificarem o melhor custo/benefício de maneira rápida. https://jooin.com.br/
Vale a pena dar uma olhada nela.

Camila disse:

quem não comprou… agora tá 2,90

Mario disse:

O dolar não quer baixar de jeito algum, R$ 2,47 é muito dinheiro, mais o artigo foi muito últil, valeu!!

Mauoscar disse:

Bem a Petrobras acaba de ser rebaixada pelas agencias de risco.. Se o resultado das eleições não for de mudança como o mercado tem sinalizado favorecer, o Credit Rating do Brasil deve logo cair, fazendo com que haja menos investimento externo no Brasil elevando a pressão cambial.. Agora neste período de eleição tem muita especulação, mas o fato que a balança comercial do Brasil anda capengando nos últimos anos isso é fato..

ehehehe
é verdade, tem que elevar a pressão cambial mesmo

Brutus Frutus disse:

Só vai baixar o dólar se o Aécio ganhar, porque o mercado financeiro, quer queira ou não, tem reagido muito bem a ele. O negócio é esperar.

Márcio disse:

Só compraria depois das eleições. Deixaria baixar a onda dos especuladores do mercado financeiro.

Izaú Lima disse:

Valeu pelo artigo estou pretendendo comprar dólares para realizar uma viagem e o artigo foi bastante esclarecedor.