Como é voar de parapente em Santos e São Vicente: Dicas e informações

Quem já esteve em Santos ou São Vicente, no litoral paulista, provavelmente já olhou pra cima e reparou admirado o voo dos praticantes de parapente e asa delta. Morei lá por mais de três anos e só agora me toquei que precisava sentir essa sensação.

Fiz meu primeiro voo duplo em Ölüdeniz, na Turquia, e voltei com a vontade de sempre que tiver oportunidade repetir a experiência. O voo de parapente em Santos acontece bem na divisa com São Vicente.

VOO DE PARAPENTE EM SANTOS

A subida até a rampa de voo livre é íngreme e estreita, porém bem sinalizada desde a avenida da praia. Em menos de 20 minutos você chega até o local dos “saltos”, a 182 metros acima do nível do mar. O visual já é incrível e vale a visita mesmo para quem não irá voar.

Vista da pista de voo livre em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É também possível chegar até o local de decolagem por meio do teleférico de São Vicente, que liga a praia do Itararé até o alto da montanha.

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A secretaria do Clube de Voo Livre do Litoral Paulista (CVLLP) fica ali, o que facilita os pilotos de fora a acertarem sua documentação. Para os inexperientes que desejam fazer o voo duplo, tudo também é resolvido no local.

O voo duplo de parapente custa R$180, valor que deve ser pago na hora em dinheiro ou após o voo, quando os pilotos podem levar você até um caixa eletrônico para sacar a quantia.

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se o clima estiver propício, como no dia que fui, o salto acontece em poucos minutos após você assinar os documentos. Voei com o Pit, com mais de 12 anos de experiência. Super simpático, tornou tudo muito agradável.

Meu amigo Gustavo Bezerra (vídeo abaixo) foi com o piloto Barata, outro experiente e simpático profissional.

Ao contrário do que quem nunca voou possa pensar, o parapente é super tranquilo, sem trancos ou emoções muito fortes (claro que a altura pode causar um frio na barriga, mas é tudo bem calmo. Você pode inclusive levar câmera, celular, etc.).

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Logo após a decolagem, a vista de Santos, São Vicente e Praia Grande é de tirar o fôlego. O voo dura em média 20 minutos, mas o meu levou mais de 40 (o piloto estava empolgado).

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nesta região do litoral, os parapentes ficam planando perto da montanha, onde o vento que vem do mar garante a sustentação. Em alguns dias, dependendo das correntes de ar chamadas de “térmicas”, é possível se afastar mais.

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Muitas vezes já vi pilotos voarem até a Ponta da Praia, do outro lado da cidade de Santos, graças à sustentação do vento que bate nos prédios da orla. Mas o voo duplo fica normalmente na área da divisa mesmo, com alguns pequenos sobrevoos sobre o mar.

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O pouso acontece numa área da União no jardim da praia de São Vicente, onde acompanhantes pode esperar você nos quiosques.

Voo de Parapente em Santos e São Vicente (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para quem tem vontade de aprender a voar sozinho, essa é uma das pistas mais procuradas por iniciantes, além de ser a mais próxima de São Paulo. Os cursos são oferecidos no próprio local.

Foi uma experiência incrível e com um visual de tirar o fôlego. Com certeza voltarei outras vezes. E você,  já voou em algum lugar?

CLUBE DE VOO LIVRE DO LITORAL PAULISTA

Rua 5, 1210 – Morro do Itararé – São Vicente/SP
(13) 3568 8043
Ou pela página do clube no Facebook

+ Confira mais dicas de Santos

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

51 Comments

  1. Leo disse:

    pessoal bom dia, existem duas formas para o voo. Você pode agendar diretamente com um piloto de duplo ou também pode ir direto lá na Rampa , fazer a ficha e ir voar. A diferença é que quando agenda com o piloto você ele pode de dar d fica de quando as condições estão boas para o voo e voce vai com a hora marcada . quando vai direto pra Rampa se tiver mais pessoas na fila pra decolar você vai precisar esperar sua vez.

  2. Edna Santos disse:

    Oi, Rafael! Quero muito realizar o meu sonho que é sair da minha cadeira de rodas e experimentar a liberdade de voar. Como faço pra agendar? Visto que o número 35688043 não atende.

    • Oi Edna, tudo bem?
      Então, quem presta o serviço é o Clube de Voo Livre e eu não tenho nenhuma relação com eles. Fiz o relato desse passeio, mas infelizmente não tenho como ajudá-la nisso. A sugestão é seguir tentando por telefone ou então ir pessoalmente lá na rampa. Espero que consiga, boa sorte.

      Abraços

  3. sanny disse:

    Estou indo agora no dia 20/10 com meu namorado, gostariamos de agendar o salto. Mas nao consigo falar no telefone informado. tem outra maneira de agendar?

  4. Rosa Bianky disse:

    Olá, eu fui, realmente é uma sensação incrível, mas fui em fevereiro de 2015, e paguei R $320,00, não 180, como informa no site…

  5. Liliane disse:

    Qual a idade mínima?
    Tem que agendar com antecedência?
    Obrigada

  6. Carol disse:

    Ola, da pra subir ate a rampa a pé ou de carro?

    • Oi Carol, tudo bem?
      Até daria pra ir a pé, mas é uma loooonga caminhada. De carro é bem tranquilo. Há também outra possibilidade: pegar o teleférico na orla de São Vicente até o alto do morro.
      Abraços

  7. aurea disse:

    o telefone não existe

    • Oi Aurea, tudo bem?
      Tente no (13) 3568 8043. Acho que o número estava trocado.
      Abraços

      • Rodney Roberto Martins disse:

        Bom dia Rafael, desculpe utilizar seu blogue para divulgar o serviço que fazemos. Porém querendo voar novamente em São Vicente, agende o vôo,com antecedência de pelo menos um dia, com a gente e verá que o serviço é diferenciado. (13)98106-5554 Rodney.

    • Rodney Roberto Martins disse:

      Bom dia Áurea! Segue o telefone do clube CVLLP-13-35688043. Tivemos problemas com a linha mas já foi resolvido. Querendo agendar um voo legal de 20 minutos em São Vicente, me ligue é faremos uma programação bem estruturada.Contato (13) 98106 5554-Rodney. Abç

  8. Marlene disse:

    ja fiz no Rio vvo de asa deltas….no meu niver do ano passado e quero fazer de parapentes aqui mesmo em svicente…ja liguei varias vezes e ninguem atende…tem outro telefone…grata bjos

  9. MARLENE disse:

    BOA TARDE TO TENTANDO LIGAR AI E NÃO CONSIGO..COMO FAÇO ??

  10. Gabi Santana disse:

    Ola, alguem podia me responder:
    Os valores aumentam no Final de Ano?
    Qual é o preço do asa Delta? A equipe tira fotos ou faz filmagem? Se sim, é cobrado um valor amais?

  11. Gabriela disse:

    Queria saber se o prelo almenta no mes de Dezembro e janeiro, ? ten asa delta? É o mesmo preço?

  12. Rosie Batista disse:

    Oi …. gostaria de informacoes sobre voo duplo de parapente em Recife…. estarei em Recife de ferias na primeira semana de agosto. Eh uma boa epoca para saltar? Vento? Clima?

  13. leninha disse:

    Oi,eu sempre quis voar de parapente mais eu não sabia que no litoral tinha. E como eu faço para entra em contato com vocês…

  14. Leticia bargas disse:

    Tem que agendar antes ? Sou de rio preto e vou passar férias próximo do lugar .. Gostaria de saber

  15. orlando disse:

    E o preço? quanto é?

  16. Fernanda disse:

    Olá .. adorei o seu relato e tenho muita vontade de saltar.
    É necessário agendar ou só chegar lá sem marcar nada?

    Obrigada

  17. evandro disse:

    oi gostaria de informações para saltar meu contato e 11 77611863 meu nome e Evandro

  18. fernandar disse:

    qual escola você realizou o voo?

  19. Marília disse:

    Tem voo duplo de asa delta também? Qual o preço?

  20. silvia disse:

    ola.eu já saltei e adoreiiii. quero levar meu sobrinho , mas ele tem 17 anos..pode??? silvia

  21. Marcos Loureiro disse:

    eu estou a 1 ano tentando criar coragem pra fazer um duplo de parapente e quem sabe entrar de vez no esporte mas eu e "altura" nao temos um bom relacionamento, ja fui nas rampas de Santos/são vicente, fui na Pedra Grande em Atibaia, morro do Maluf no Guarujá, no Rock Point tb no Guarujá e aqui pertinho de casa vou direto no morro do Capuava em Pirapora do Bom Jesus, mas ta dificil criar coragem………….snif…snif…buáááááááá

  22. Gustavo Curi disse:

    TOPPPPPPPPPP….. Mega vou fazer isso !! Depois que pulei de paraquedas, fiquei com gosto de fazer todos estes esportes do ar ahahah Abss, Rafa!

  23. Gustavo Carvalho disse:

    Tive a oportunidade de realizar um salto em Janeiro ! E o melhor: Um salto noturno (por volta das 20h30) !
    Como já saltei de para-quedas, sabia que não daria tanto medo, e na verdade o parapente é bem tranquilo: A vibe é muito mais de curtir a vista e o " passeio " do que a adrenalina e a velocidade do para-quedas.
    O pessoal do clube é super atencioso, e inclusive acabei fazendo amizade com os fotógrafos de lá (acabei passando um dia inteiro no morro hahaha) ! Por um preço a ser combinado no local, eles tiram fotos (que ficam perfeitas!) ou te emprestam uma GoPro para filmar seu salto !
    Além disso, a atmosfera do lugar já é uma coisa que vale muito a pena: A rampa fica lotada de pessoas, com carros tocando música, rodinha de violão,e aquela vista maravilhosa !
    No dia que eu fui, um muleque de 18 anos se não me engano, que é o atual campeão brasileiro, estava lá treinando, e foi um verdadeiro show, com direito a aplausos e tudo mais, impressionante o que o muleque faz com o parapente !

    OBS: Vale muito a pena ir de Teleférico ! Além de ser mais rápido, não ser caro (uns R$ 10,00 se não me engano), você também consegue ter uma vista maravilhosa da orla e tirar boas fotos !
    Pra quem estiver em Santos, da Praia do Gonzaga até o teleférico são cerca de 20 minutos de caminhada..

    Quem quiser, no meu facebook tem uma foto tirada pelos fotógrafos do clube, e um vídeo (feito pelo celular) do meu salto noturno ! Facebook: Gustavo Bosquê Carvalho

  24. kassia martins disse:

    Eu tambem quero voar kkk

  25. Leandro disse:

    Adorei a matéria! uuhhuu agora é minha vez de voar haha

  26. Amanda disse:

    Hahaha adoreiiiiiii! As fotos dos pés parecem até montagem 😀

  27. Henrique disse:

    Nossa ficou ótimo muito bom, a próxima vez sou eu firme e forte certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *