10 mitos sobre Buenos Aires que é bom você saber antes de ir pra lá

Buenos Aires, na Argentina, há tempos é a capital brasileira fora do Brasil. A proximidade, o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e a disputa entre as companhias aéreas abriu as portas da capital portenha para nós já há alguns anos.

Com essa “invasão de brasileiros” por lá, que muitas vezes aproveitam as facilidades do destino para fazer sua primeira viagem internacional gerou uma série de mitos ou histórias que não são mais a realidade da Argentina. É o que listamos aqui!

 

10 MITOS SOBRE BUENOS AIRES

1. A EUROPA NA AMÉRICA DO SUL
Quantas vezes você já ouviu dizer que a capital argentina é um pedaço da Europa na América do Sul? Não, não é. Buenos Aires é Buenos Aires. Apesar da arquitetura imponente ou da pausa diária para apreciar um café numa das várias cafeteiras, a cidade tem sua personalidade própria e infelizmente também muitos problemas típicos latinos. Então não espere uma viagem a uma “Europa que fica na esquina”. Curta Buenos Aires pelo que ela tem de bom a oferecer.

Mitos sobre Buenos Aires - Plaza de Mayo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

2. É TUDO BARATO
Foi-se o tempo em que viajar para a Argentina era uma pechincha, principalmente em Buenos Aires. O país sofre com dificuldades econômicas e uma inflação descontrolada, o que eleva os preços a cada mês. Não cai no conto de que por o Real vale mais que o Peso que tudo é barato. Isso é relativo. Você percebe sim que muitas coisas podem ser mais em conta que no Brasil, como táxi, mas prepare-se para gastar como se estivesse aqui em restaurantes, bares e com as diárias de hotéis.

Mitos sobre Buenos Aires - Galerías Pacifico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

3. OS ARGENTINOS NÃO GOSTAM DE BRASILEIROS
Muitos amigos já me perguntaram se serão maltratados por serem brasileiros. A resposta é não! A rixa entre Brasil e Argentina, ao menos pra eles, nunca pulou as grades do campo de futebol. Eles sabem da nossa importância como turistas pra economia do país e gostam muito do nosso jeito de ser.

 

4. OS PORTENHOS SÃO ARROGANTES
Dizem que eles já foram muito! Os próprios argentinos têm certa implicância com o jeitão dos moradores de Buenos Aires. Talvez por morarem na maior cidade do país sejam mais frios e menos amistosos que os moradores do interior. Uma amiga de Rosário não gosta muito, diz que os portenhos são folgados. Acho que essa “disputa” é mais interna. As culturas são diferentes e você, como turista, provavelmente não irá achar que isso seja “arrogância”.

Mitos sobre Buenos Aires - Tango (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

5. PRECISO SABER ESPANHOL
Também não é verdade. Apesar de ser de boa educação falar ao menos algumas palavras, você vai perceber que muitos argentinos, principalmente os que trabalham com o público, sabem “arranhar” um pouco português. Se não for o caso, abuse do portunhol, que nós praticamente já nascemos falando e que sempre dá aquela mãozinha.

 

6. SÓ TEM CHURRASCO
Convenhamos que a carne argentina é única e os amantes dela já desembarcam em Buenos Aires e vão correndo pra uma parrilla. Mas o cenário gastronômico da cidade é amplo, com opções para todos os gostos e bolsos. Experiente as massas, a famosa pizza, frutos do mar e os doces incríveis que vão além do dulce de leche ou alfajor. Nós já publicamos aqui dicas de vários lugares para comer bem na cidade.

Mitos sobre Buenos Aires - Café Tortoni (Foto: Divulgação)

 

7. ROTEIRINHO BÁSICO JÁ BASTA
Muita gente acha que visitar o Obelisco, Casa Rosada, Puerto Madero e Caminito já é o suficiente. Mas uma coisa muito legal em Buenos Aires é tentar levar a vida dos portenhos, o que normalmente não acontece na primeira ida à cidade. Tente começar o dia comendo media luna numa cafeteira, caminhar pelas livrarias e lojinhas da Recoleta, visitar galerias, provar alfajores que vão além do Havanna, se esticar no gramado dos parques, descobrir sua sorveteira predileta, fazer como os portenhos e passar horas nos cafés, curtir o agito dos bares de Palermo Soho durante os dias de semana… vale a pena ver a capital argentina com outros olhos.

Mitos sobre Buenos Aires - Bairro San Telmo

 

8. É COISA DE BRASIL
Muita gente que pensa que ao deixar o Brasil nossos problemas ficam pra trás e acabam relaxando quando a questão é segurança. Pois saiba que, infelizmente, Buenos Aires também é um lugar para ficar atento. Assaltos existem e os furtos são corriqueiros, sem contar os golpes com taxistas e notas falsas. De toda forma, você não se sentirá inseguro ao caminhar pelas ruas. Aproveite os cuidados que você tem aqui no Brasil e use-os a seu favor.

 

9. TODO TAXISTA É LADRÃO
Não é assim. Golpes infelizmente são muito comuns, mas é possível “sobreviver” à viagem sem levar golpes de taxistas. Procure indicações sobre onde pegá-los no local onde estiver, seja no hotel ou restaurante. Tente conhecer algum trecho do trajeto (use um mapa) e evite notas maiores. As reclamações mais comuns acontecem justamente sobre a “mágica” que os taxistas fazem na hora de devolver o troco e somem com seu dinheiro. Tome também cuidado com as cédulas falsas. Seguindo essa receitinha você não deve enfrentar problemas.

Mitos sobre Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

10. O PESO ARGENTINO
Atualizado: Desde o fim de 2015, o presidente argentino liberou o mercado de câmbio e turistas não precisam mais entender o complicado câmbio paralelo. Você já pode trocar seus reais ou dólares nas casas de câmbio ou até mesmo no Banco de La Nación, no próprio aeroporto.

 

+ Roteiro a pé pelos pontos turísticos de Buenos Aires
+ Confira todas as dicas da capital argentina

+ Pesquise hotéis com descontos na cidade

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. Juliane Alves disse:

    Incrivel, amei conhecer a cidade e alem de passear pelos principais pontos, fui visitar as bibliotecas kkk não poderia faltar!!
    Não é la America kkk mais eu recomendo .

  2. MILENA disse:

    Estou sem palavras!Isto porque até o momento só li o primeiro POST!!!Achei o blog simplesmente : INCRÍVEL.
    Obrigada, desde já, pelas dicas super úteis.

    Atenciosamente,

  3. santana disse:

    obrigado pelas dicas….
    agregaria um contato que fiz em buenos aires que me ajudou mto
    san telmo eles fizeram meu cambio, levam o dinheiro no hotel e ajudam muito ate adaptador me levaram heheheh
    deixo o contato com vcs.
    +54 9 11 69548724 esse é o wts deles https://www.facebook.com/profile.php?id=100004897… facebook

    eles são brasil são uns queridos e muito confiaveis.

  4. Alex Cesar disse:

    Muito bom post, derrubando vários mitos.

    O mais importante para mim é o número 7. E infelizmente se aplica a várias cidades ao redor do mundo.

    Muita gente acaba fazedo o roteiro batido de tursimo, e assim acaba perdendo muito do que as cidades tem para oferecer.

    Persquisar, conversar com gente local, e desbravar. Assim se conhece de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *