Estação das Docas em Belém: Uma das melhores atrações da cidade

A Estação das Docas em Belém é um daqueles lugares que não dá vontade de ir embora. Reúne o melhor pra quem visita a cidade: gastronomia, artesanato, lazer e uma vista linda da Baía do Guajará.

Em todas as vezes que fui à capital do Pará não teve jeito. Por mais que eu me esforçasse para conhecer outros pontos turísticos da cidade, vira e mexe me via de volta à Estação das Docas. Se você ainda não foi, vai entender os motivos aqui.

Estação das Docas em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Foi no começo dos anos 2000 que o antigo porto fluvial de Belém deu lugar a esse complexo turístico. São três antigos armazéns distribuídos em 32 mil metros quadrados totalmente reformados e transformados para receber os visitantes.

As construções de ferro inglês são do século XIX e os guindastes, símbolos do local, vieram dos Estados Unidos no século XX. Há ainda uma máquina a vapor que fornecia energia elétrica ao porto, datada dos meados de 1800.

Estação das Docas em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estação das Docas em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seja durante o dia ou à noite, os restaurantes e bares são uma ótima opção. No pôr do sol, a dica é ir para o lado de fora, seja no calçadão ou em um dos bares, como o meu preferido, o Marujos.

Estação das Docas em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Independente do horário, não dá pra ir embora sem tomar um Cairu, o famoso sorvete paraense eleito o melhor do Brasil. Os sabores típicos da Amazônia são o carro-chefe, como o taperebá, tapioca e uma infinidade de frutas.

Sorvete Cairu em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sobre os restaurantes, um palco deslizante suspenso dá o tom diariamente com apresentações de músicos paraenses. Além disso, há estacionamento, um teatro, uma arena, salas de convenções e feiras.

Estação das Docas - Onde comer em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Restaurantes na Estação das Docas

A Estação das Docas conta ainda com um terminal de passageiros. Dali saem os barcos turísticos que percorrem a Baía do Guajará. Há opções para ver o pôr do sol, o amanhecer, além de conhecer ilhas próximas de Belém (saiba mais).

Estação das Docas em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

ESTAÇÃO DAS DOCAS EM BELÉM

Endereço: Av. Boulevard Castilho s/n – Belém/PA
Telefone: (91) 3212 5525 – 3212 5660 – 3212 5615
Horário de funcionamento: Consulte no site
Entrada: Gratuita

+ Consulte bons restaurantes pra comer nas Docas
+ Mais dicas pra aproveitar o melhor de Belém

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens