Airbnb é confiável? Respondemos as principais dúvidas

A cada dia mais gente tem procurado casas para se hospedar durante viagens, mas, ainda assim, sempre surge aquela dúvida: o Airbnb é confiável? Para tirar as principais dúvidas sobre o processo de hospedagem que vai desde a reserva da casa até o final da viagem, pedimos pro pessoal do Airbnb responder algumas perguntas. Além disso, durante o post, contamos mais da nossa experiência com as hospedagens.

AIRBNB É CONFIÁVEL? RESPONDEMOS AS PRINCIPAIS DÚVIDAS

Antes de mais nada já podemos dizer que sim, o Airbnb é confiável. Nós já nos hospedamos algumas vezes com ele e nunca tivemos problemas. Mesmo assim, até nós tínhamos algumas dúvidas sobre o processo de hospedagem. Por isso, criamos uma listinha e pedimos para eles responderem. Vai ficar muito mais fácil reservar sua casa, apartamento ou quarto depois de ler esse post.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| COMO FAÇO A RESERVA?

É super fácil. Você seleciona as datas e o número de pessoas que ficarão hospedadas no local. Você verá a lista de anúncios disponíveis para aquelas datas e número de hóspedes. Para achar um lugar que tenha tudo a ver com os seus planos de viagem, adicione uns filtros com o que você quer. Veja também o local aproximado do anúncio no mapa para se certificar que é a região que você quer explorar durante a viagem. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o anúncio, clique no link “fale com o anfitrião” para mandar uma mensagem com suas perguntas. Depois de ver todo o anúncio, as fotos e as regras, clique no botão “Reservar” para reservar na hora para anúncios com reserva instantânea, ou “Pedir para Reservar” para anúncios que precisam da autorização manual do anfitrião. Após receber a confirmação, está tudo certo para sua viagem!

| SEMPRE ENCONTRO O ANFITRIÃO PESSOALMENTE?

Muitos anfitriões fazem questão de receber os hóspedes e apresentar a casa e tudo o que ela tem a oferecer. No entanto, alguns anfitriões não moram na mesma cidade do anúncio ou não estarão disponíveis no horário da sua chegada. Para estes casos, combine com eles como pegar as chaves para poder fazer o check-in tranquilamente.

| ONDE PEGO A CHAVE?

Você combina a melhor maneira de pegar a chave com o anfitrião para acomodar os seus planos de viagem e a disponibilidade deles de te encontrar. Alguns anfitriões já têm locais preparados para deixar a chave para você. Alguns entregam em mãos, outros deixam em algum lugar seguro, há ainda aqueles que têm fechaduras eletrônicas com senha para você entrar assim que chegar.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| NOSSA EXPERIÊNCIA COM OS ANFITRIÕES

Já falamos que o Airbnb é confiável, mas nada como contar um pouco da nossa própria experiência com os anfitriões. Uma vez, fora do Brasil, nós não encontramos a anfitriã. Ela combinou de pegarmos a chave em um café que ficava próximo ao apartamento. Foi só falar para a atendente o nosso nome, que na hora ela entregou o envelope com a chave. Dentro do apartamento, havia um papel com todas as informações que precisávamos. Na hora de ir embora, deixamos a chave no mesmo café.

Em Jericoacoara, no Ceará, a dona da casa nos esperou para entregar a chave e mostrou todos os detalhes pra gente. No dia de ir embora, nós avisamos qual seria nosso horário e ela voltou para pegar a chave. Em Cumbuco, também no Ceará, nós fomos recebidos pela moça responsável pelo apartamento. Ela não era a dona, mas administrava o local. Ela também nos mostrou tudo e no dia de ir embora foi lá para pegar a chave. Todas as experiências foram super tranquilas.

| COMO FAÇO PARA FALAR COM MEU ANFITRIÃO ANTES DO DIA?

A melhor maneira de falar com o anfitrião é pelas mensagens no Airbnb. Assim, todo o seu plano de viagem e conversas ficam concentradas no mesmo aplicativo. Você também receberá o número de telefone e e-mail para enviar mensagens para o anfitrião se precisar. Portanto, a dica é mandar mensagens e ligar para o seu anfitrião alguns dias antes da viagem para compartilhar seu plano de check-in e tirar as dúvidas finais.

| O ANFITRIÃO FICA NA CASA COMIGO?

Isto depende do tipo de anúncio que você reservou e da experiência que você quer ter durante a viagem. Se for uma viagem mais íntima, filtre os anúncios para encontrar apenas Casas Inteiras. Assim, a casa é só sua. Já se você quiser conviver com alguém que mora na cidade que você vai visitar ou encontrar outros hóspedes para fazer novas amizades, você pode optar por Quarto Inteiro (um quarto é só seu) ou por Quarto Compartilhado com mais hóspedes. Você pode escolher a experiência que quiser!

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Ganhe R$130 na sua primeira hospedagem

| POSSO DIVIDIR O PAGAMENTO?

Existem algumas formas de dividir o pagamento em parcelas. Veja aqui as principais regras e formas de fazer isto.

| EM QUAL MOEDA É FEITA A COBRANÇA?

Você escolhe a moeda do pagamento na página em que adiciona as informações do seu cartão de crédito. Cada país e forma de pagamento possuem moedas aceitas específicas. Por exemplo, você pode pagar em Reais com um cartão de crédito no Brasil, mas só pode pagar em Dólares Americanos se preferir usar o PayPal como método de pagamento. Lembre-se de selecionar sua moeda de preferência nas configurações do seu perfil! Veja mais dicas neste artigo.

| O PAGAMENTO É TODO FEITO PELO SITE OU PRECISO PAGAR ALGUMA COISA PESSOALMENTE?

O pagamento é feito totalmente pelo site ou aplicativo, e o mesmo se aplica para reembolsos ou pagamento por serviços extras ou algum item danificado durante a estadia. A única exceção é que, em alguns países, o imposto de locação por temporada deve ser pago em dinheiro. Isto deve ser avisado no anúncio, e neste caso você pode pagar apenas o valor do imposto para o anfitrião em dinheiro no ato do check-in.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| POSSO CANCELAR A RESERVA? SEREI COBRADO?

Caso tiver um imprevisto, você pode cancelar sua reserva a qualquer momento. No entanto, o reembolso vai ser calculado de acordo com a política de reembolso do anfitrião. O valor a ser reembolsado é calculado de acordo com o tempo restante para o seu check-in, se for antes do início da reserva, ou noites restantes para o check-out se você já estiver se hospedando. Se você for fazer uma viagem que tenha chances de ser cancelada, prefira anúncios com a política flexível ou moderada.

Lembre-se que qualquer reserva de 28 noites ou mais automaticamente terá a política de cancelamento de longo prazo aplicada.

Veja o gráfico com as regras de cada política neste link.

| SE EU QUEBRAR ALGUMA COISA NA CASA, O QUE FAÇO?

Acidentes acontecem, por isso, caso você quebre algo na casa, é possível pagar pelo item usando a Central de Resoluções do Airbnb. Com esta ferramenta você pode enviar um pagamento por danos ou serviços extra como também solicitar um reembolso. Ao final do pagamento, você tem um recibo do valor pago ou reembolsado enviado para o seu e-mail.

+ Ganhe R$130 na sua primeira hospedagem

| POSSO LEVAR MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

Animais de estimação são bem-vindos no Airbnb! Apenas certifique-se de que o anúncio aceita o seu pet e também avise o anfitrião que você irá levá-lo, assim a casa estará pronta para ele. Você também pode filtrar sua busca para encontrar somente anúncios que aceitam animais de estimação.

| COMO FAÇO PARA COLOCAR A MINHA CASA NO AIRBNB?

Ao acessar o site ou aplicativo, clique em “Adicionar Anúncio” (no site) ou clique em Perfil e depois em “Anuncie seu Espaço” (no aplicativo). A partir daí, o Airbnb te guia para pôr o endereço, descrever o anúncio e colocar as fotos. Lembre-se de checar o calendário do novo anúncio para colocar preços específicos de datas especiais e está tudo pronto para receber as primeiras consultas e reservas!

+ Veja as instruções destes passos.

Atenção: não se esqueça de adicionar a forma de pagamento pelas reservas na sua conta do Airbnb! É fácil fazer isso por este link.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| É SEGURO? COMO SABER SE O ANFITRIÃO É UMA BOA PESSOA, JÁ QUE ELE TEM A CHAVE DO IMÓVEL?

Segurança é a prioridade do Airbnb. Você pode ver quem é seu anfitrião antes de fazer a reserva, e pode também ler os comentários dos outros hóspedes. Assim, você terá uma ideia de como são os anfitriões e poderá reservar com aquele que se sinta mais confortável.

| O ANFITRIÃO PODE ENTRAR NA CASA ENQUANTO EU ESTIVER NELA?

Se você reservou um lugar inteiro, o anfitrião não poderá ter acesso durante a sua estadia, a não ser que vocês tenham acordado uma visita dele para trazer algo ou para checar se está tudo bem. A regra é que o anfitrião tenha acesso ao local após o final da reserva.

Caso você tenha reservado um quarto, a regra vale para o quarto, podendo ter outros hóspedes e o anfitrião na casa.

Para quartos compartilhados, mais pessoas podem ter acesso ao quarto.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| O QUE EU FAÇO SE EU CHEGAR NA CASA E NÃO GOSTAR? SE AS FOTOS DO SITE NÃO BATEREM COM A REALIDADE?

É importante ver as fotos do anúncio para se certificar que você escolheu o lugar ideal para você. Caso você ainda tenha dúvidas, envie suas perguntas para o anfitrião, e se quiser, peça a ele que coloque mais fotos no anúncio, isso ajuda seu anfitrião a melhorar o anúncio, e também os hóspedes futuros, que verão mais fotos.

Caso o local não seja o mesmo que você reservou, tire fotos para documentar sua experiência e fale com o anfitrião pelas mensagens do Airbnb. Em seguida, fale com a equipe de ajuda do Airbnb para que possam te indicar como proceder. Lembre-se que o seu anfitrião é pago 24 horas após a data de check-in da reserva, portanto, ligue para o Airbnb o mais rápido possível.

| SEMPRE SÃO CASAS E APARTAMENTOS OU POSSO RESERVAR APENAS UM QUARTO?

Você pode reservar o local inteiro ou apenas o quarto. Depende do tipo do anúncio que você escolher ou filtrar. O que não é possível fazer é selecionar apenas um quarto de um anúncio de uma casa inteira.

| QUAIS DICAS PARA EVITAR SURPRESAS DESAGRADÁVEIS NA HORA DE CHEGAR AO IMÓVEL?

Comunicação é a principal maneira de manter tudo sob controle. Compartilhe seu plano de viagem com o anfitrião, como o horário de chegada e de saída do local; mantenha seus números de telefone e e-mail atualizados no seu perfil, e entre em contato com o Airbnb se qualquer coisa acontecer. O telefone é o 0800 787 7918.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| GANHE DESCONTO NA HOSPEDAGEM

Se você nunca usou o Airbnb, aproveite para ganhar um desconto de R$ 130 na hospedagem. Para isso, é só clicar aqui.

| COMO FOI A NOSSA EXPERIÊNCIA COM O AIRBNB

Depois de ler todas essas respostas, dá para ver o que o Airbnb é confiável. Mesmo assim, vale a pena a gente dividir com vocês um pouco das nossas experiências mais recentes com eles. Lá em cima, nos primeiros tópicos, eu contei pra vocês sobre os anfitriões das casas que alugamos . Aqui, vou falar especificamente da estrutura das casas e do processo de check-in e check-out.

| CUMBUCO

Primeiro, ficamos hospedados em Cumbuco, uma praia que fica bem perto de Fortaleza, no Ceará. Escolhemos através das fotos um condomínio super legal com piscinas, jardim e bem em frente ao mar. O apartamento tinha dois andares e cabia até seis pessoas. Eram dois quartos com suíte, cozinha americana, sala com TV, outra sala com sofá cama, varanda e uma área ao ar livre.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Foi super fácil de fazer a reserva e a anfitriã foi muito solícita. Avisamos pra ela o horário em que chegaríamos e ela estava lá dentro para nos receber e para mostrar cada detalhe. Ainda deixou um vinho de presente para nós. No dia do check-out, nós combinamos com ela o horário em que gostaríamos de ir embora. Ela chegou pontualmente para pegar a chave e fomos embora sem nenhum problema.

| JERICOACOARA

Depois disso, seguimos para Jericoacoara, também no Ceará, e ficamos numa casa incrível. Linda mesmo! Parecia casa de programa de TV. Arejada, espaçosa e moderna. A sala e a cozinha eram integradas, havia um jardim bem grande com redes e dois quartos com suítes, um em cada andar. Além disso, a casa tinha um outro espaço aberto com mais redes. A casa também era super bem localizada e a anfitriã nos deu várias dicas de restaurantes, além de ter deixado um suco pra gente na geladeira.

Airbnb é confiável? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na volta, também avisamos o horário em que iríamos embora. Ela foi lá, pegou a chave e pronto. Aliás, no caso de Jericoacoara, a dona da casa morava numa casa nos fundos da nossa. Mesmo assim, tivemos total privacidade e quase não a encontramos. Não tivemos problema nenhum e a casa superou a nossa expectativa. Aliás, valeu super a pena! A gente realmente se sentiu em casa nas duas situações.

Já deu para ver que o Airbnb é confiável, né? Mas se você ficou com alguma dúvida é só deixar nos comentários!

+ Veja nossas dicas de Jericoacoara
+ Onde cotar seguros com bom preço
+ Como viajar mais sem gastar muito

*Viajamos a convite do Airbnb, mas todas as opiniões dadas no post “Airbnb é confiável” são insentas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

1 Comment

  1. Joao disse:

    NÃO USEM MAIS O AIRBNB, ELE NÃO PERMITE VER AS FOTOS DO HOSPEDE ANTES DE ACEITAR SUA ENTRADA MUDARAM A POLÍTICA DE ACEITAÇÃO PREJUDICANDO UNICAMENTE OS HOSTS PARA QUE TODOS ACEITEM SEM NEM VER O ROSTO DA PESSOA , NÃO USAREI MAIS ESTE SERVIÇO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *