Como viajar mais em 2019 sem gastar muito; dicas práticas

A gente passa o ano inteiro falando de lugares incríveis para conhecer e também recebendo um monte de comentários perguntando como fazemos para ir para tantos destinos. Por isso, resolvi colocar neste post algumas dicas simples e práticas de como viajar mais em 2019 sem gastar muito. Dá uma olhada!

COMO VIAJAR MAIS EM 2019

| DECIDA COM ANTECEDÊNCIA

A primeira dica de como viajar mais em 2019 sem gastar muito é simples: programe-se. Não é sempre que dá para saber com antecedência a data das férias, mas agora que o ano começou, veja todos os feriados e finais de semana e escolha alguns para viajar. A gente fez até uma lista com os feriados de 2019 para você se programar. Quanto mais tempo tiver para se programar, maiores são as chances de encontrar passagens e hospedagens mais em conta. Se der para programar as férias também, melhor ainda.

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

 

| FERIADOS

A gente falou para se programar desde o comecinho do ano para viajar nos feriados, né? Claro que feriado é sempre uma época mais cara para viajar, mas tem gente que não tem outra opção. Portanto, a dica é, além da antecedência, tentar escolher feriados municipais ou estaduais para viajar para outras cidades do Brasil. E até os nacionais para viajar para fora. Assim, será mais fácil encontrar passagens mais baratas, já que nos destinos serão dias normais.

 

| COMBINAR OFERTA COM DATA

Isso é realmente difícil para quem trabalha em uma empresa normal, mas se der, vale muito a pena tentar combinar as ofertas com a sua viagem. Por exemplo, surgiu uma oferta para um lugar em setembro. Então, vale tentar se adequar para conseguir viajar naquele mês. Quando já temos uma data específica e precisamos comprar passagens para esses dias, fica mais difícil conseguir bons preços. Aí é contar com a sorte mesmo.

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

 

| ESTEJA ABERTO A NOVIDADES

Outra dica de como viajar mais em 2018 sem gastar muito é estar aberto a novos destinos. Às vezes, os destinos da moda ficam com os preços nas alturas. Por isso, vale a pena tentar descobrir alguns cantinhos que ainda não estejam tão em evidência, mas que são lindos e têm boa estrutura também. Além de gastar menos, muitas vezes pode acontecer de você adiantar a próxima tendência do turismo.

 

| ESCOLHA O DESTINO A PARTIR DA PROMOÇÃO

Já fizemos isso várias vezes e foi ótimo. A gente queria viajar durante um fim de semana para qualquer lugar. Procuramos todos os destinos que estavam em promoção e escolhemos a partir daí. É bem aquilo que falamos no tópico acima. O legal é estar aberto a conhecer novos lugares. Às vezes, você não iria viajar pra tal lugar, mas com a passagem mais barata, você se permite e acaba amando o destino. Muitas vezes é a sua única chance de ir para determinado lugar. Vale a pena arriscar.

 

| NÃO SE EMPOLGUE SÓ COM A PASSAGEM

Isso é muito importante! Às vezes a passagem está com uma mega promoção e você, mesmo com o orçamento apertado, fica empolgado e compra. Só que esquece de procurar antes quanto custam as diárias dos hotéis, os passeios e os restaurantes no lugar. Não adianta só a passagem estar barata. É preciso fazer uma pesquisa (bem rápida) antes para saber se você terá dinheiro suficiente para aproveitar bem o lugar. Só não demore muito porque as passagens acabam rapidinho.

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

 

| BAIXA TEMPORADA

Essa é uma ótimo dica de como viajar mais em 2019 sem gastar muito.: tente casar a sua viagem com a baixa temporada. Claro que não é para ir pra praia em época de chuva, né? Lembre-se que cada lugar tem sua alta temporada. Vale a pena pesquisar para tentar fugir de férias escolares, feriados importantes e festivais, por exemplo. De todo jeito, procure antes o clima na região para não chegar também na pior época, né?

 

| GUARDE DINHEIRO

Não é fácil, eu sei! Mas se você gosta de viajar, vale a pena fazer uma poupança só para isso. Vai guardando de pouquinho em pouquinho até conseguir economizar uma quantidade suficiente para viajar. É bom porque esse dinheiro não irá misturar com os outros e você saberá exatamente quanto você tem disponível para viajar. Bem melhor do que voltar de viagem e ter ainda meses de prestações para pagar. Antes de viajar, você tem o incentivo para guardar o dinheiro, mas depois de voltar até dói o coração ter que continuar pagando, né?

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

Como viajar mais em 2019 (Foto via Shutterstock)

 

| MILHAS

Essa é outra dica importante de como viajar mais em 2019 sem gastar muito. Lembre-se das suas milhas. Não é fácil gerenciar as milhas, mas é preciso lembrar sempre delas para não correr o risco de deixar vencê-las. Na hora de viajar, não esqueça de se cadastrar no programa de fidelidade da empresa aérea ou de colocar seu número. O mesmo vale quando for fazer compras. Muitas lojas e sites têm parceria com programas de milhas. O mesmo vale para o cartão de crédito. Preste sempre atenção nos pontos e lembre-se de transferi-los assim que possível. Se você for uma pessoa controlada financeiramente, prefira até mesmo usar o cartão de crédito sempre para acumular milhas. No fim, se não der para viajar, vai dar pelo menos para trocar por algum produto.

 

| PRIORIDADES

Sabe o que eu sempre respondo quando alguém pergunta como fazemos para viajar tanto? É só ter prioridades. Se a sua prioridade é comprar roupas, maquiagem ou produtos para a sua casa, você certamente terá menos dinheiro para viajar. Agora se você gosta mesmo é de viajar, é preciso segurar a onda no dia a dia. Não é para se prender em casa ou usar roupa furada. É só saber como usar o seu dinheiro e dar a prioridade certa para aquilo que você deseja. Lembre-se de tentar encontrar o equilíbrio para continuar tendo sua vida social e ao mesmo tempo não gastar todo o dinheiro do mês com saídas e compras.

Ficou com alguma dúvida de como viajar mais em 2019 sem gastar muito? Deixe nos comentários!

+ Veja como ficam os feriados em 2019
+ Viajar me fez dar importância ao que realmente importa

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

1 Comment

  1. Aline disse:

    Boas dicas!
    Uma das viagens que fiz em 2018 foi realizada somente devido à uma promoção.
    Nem pensava em ir, mas, como a promoção estava imperdível, acabei mudando os planos e valeu super a pena!

    Sempre acompanho seu site. É ótimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *