Aquela imagem das redes coloridas sobre águas azuis que você pode ter de Jericoacoara, no Ceará, não é da praia de frente para a cidade, mas das lagoas, principalmente as Azul e do Paraíso.
Dá pra chegar até elas num mesmo dia, e uma das formas mais comuns é pegar um dos vários passeios de buggy em Jericoacoara. Esse roteiro é conhecido como Lagoa do Paraíso ou Litoral Leste.
Todos os “bugueiros” fazem praticamente o mesmo trajeto e eu gostei bastante, pois você acaba conhecendo muitas das atrações numa tacada só.
Meu dia começou logo cedo com uma parada na Pedra Furada, um dos cartões-postais de Jeri. O buggy para numa pequena base com estacionamento e uma barraquinha e você deve caminhar beirando o mar por uns 10 a 15min até chegar à famosa pedra.
O bom de o buggy já ter parado aqui é que eu pude riscar os planos de ir a pé da vila até a Pedra Furada, uma longa caminhada pela praia que depende da maré e tem alguns relatos de assaltos.
Dali fizemos outra rápida parada na Árvore da Preguiça. Não é nada especial, apenas curioso ver uma árvore que praticamente “se deitou pra descansar” num cenário tão bonito.
Chegou então a hora de visitar a Lagoa Azul, a poucos minutos da árvore, no município de Jijoca de Jericoacoara. Embora divida as mesmas águas com a famosa Lagoa do Paraíso, uma em cada extremidade, a Azul é mais rústica. O buggy parou de um lado de um raso riozinho que precisei cruzá-lo.
Aqui já dá pra encontrar as redes coloridas, alguns trampolins e mesas dentro d’água, além de um restaurante e uma pousada. O clima é bem menos badalado que o da próxima lagoa que visitaríamos, mas gostei bastante.
De volta ao buggy, levamos mais uns 15min até a Lagoa do Paraíso, onde passamos o resto da tarde. Tudo isso foi combinado com o motorista, que me deixou bem à vontade pra escolher quanto tempo ficar em cada lugar.
Sem dúvida essa é a lagoa das fotos que a gente vê e morre de vontade de vir pra Jeri. A água tem um tom azul que varia pro verde dependendo da incidência do sol e as redes, embora disputadas pelos turistas com suas câmeras, são uma delícia. Ao contrário da Lagoa Azul, o clima aqui é mais sofisticado, já que a estrutura do Alchymist Beach Club lembra aqueles bares de praia de fora do país.
Já publicamos um post detalhado sobre a Lagoa do Paraíso. Então te convidamos a dar uma olhada lá pra saber mais desse lugar incrível.
PASSEIOS DE BUGGY EM JERICOACOARA
COMO ESCOLHER SEU BUGGY
Os passeios são facilmente encontrados na pracinha principal de Jericoacoara. Logo pela manhã algumas bancas são montadas e os próprios bugueiros ficam por ali oferecendo seus serviços. Se preferir, você pode pedir ao seu hotel que eles sempre têm alguma empresa pra indicar e já agendam na recepção mesmo o seu tour.
Como eu estava sozinho, fui logo cedo (umas 9h) à pracinha e aguardei outros turistas aparecerem pra dividir o buggy. Isso é muito comum, já que cabem quatro pessoas. Você vê muitos casais inclusive compartilhando o veículo para sair mais barato.
QUANTO CUSTA
O preço do passeio de buggy até as lagoas varia ao longo do ano. A média vai de R$200 a R$350 por um dia, de acordo com a demanda e se é ou não temporada (preços de 2015). Se perceber que o movimento está meio fraco e que muitos bugueiros estão parados na praça, negocie e tente baixar os preços.
+ 15 coisas pra saber antes de viajar pra Jericoacoara
+ Lagoa do Paraíso, o principal cartão-postal
+ Como escolher seu hotel em Jericoacoara
+ Todas as dicas pra sua viagem a Jeri
Olá, esse preço aí é por pessoa por buggy?
Oi Cristiani, tudo bem?
Os preços praticados são normalmente por carro, já que o passeio é particular. Mas se você estiver em menos de 4 pessoas, pode aguardar e pedir pro motorista pra dividir com outros passageiros.
Abraços!
Legal as dicas…vlw!
É meio carinho o buggy né? Mas se vale a pena a gente negocia estilo árabes! HAHAH Adorei.