A primeira vez que ouvi falar de chipa foi numa viagem a Assunção, no Paraguai. Achei muito curioso aquele biscoito que tanto lembrava o nosso pão de queijo.

Numa outra viagem ao Pantanal sul-mato-grossense descobri que a receita de chipa realmente lembrava o famoso pãozinho mineiro. Pela proximidade com o país vizinho, ela também faz muito sucesso por lá. E hoje vou mostrar como é fácil prepará-la.

RECEITA DE CHIPA PARAGUAIA

Receita de Chipa Paraguaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vendo as redes sociais da Rita Lobo, chef do programa Cozinha Prática, me inspirei e compartilho aqui essa receita de chipa paraguaia que eu fiz.

INGREDIENTES

  • 500g de polvilho (preferencialmente o doce)
  • 400g de queijo meia-cura ralado (se não encontrar, use o parmesão ou minas padrão)
  • 2 ovos
  • 250ml de leite (cerca de 1 xícara de chá)
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 100g (meio tablete) de manteiga na temperatura ambiente

COMO FAZER

1. Numa tigela grande, coloque o polvilho doce, o queijo ralado e o sal e misture. Acrescente os ovos batidos levemente e a manteiga e misture bem com as mãos.

2. Agora vá adicionando aos poucos o leite até que tenha ponto de massa um pouco mais seca que pão de queijo, quando desgrudar das mãos. Pode não ser necessário usar todo o leite, já que a massa não é muito mole.

3. Agora faça bolinhas como pão de queijo e depois enrole na bancada em formato cilíndrico, como um canudo mais grossinho. Agora dê a forma convencional da chipa, que é como uma âncora ou ferradura.

Chipa em formato de âncora numa asssadeira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

4. Preaqueça o forno a 200ºC e unte levemente a assadeira caso a sua não seja antiaderente. Agora leve as chipas ao forno por cerca de 20min ou até ficarem mais coradas. Não deixe passar muito do ponto pra não ressecarem. Você também pode assar na airfryer, embora não fique tão bonita, fica bem gostosa.

DÁ PRA CONGELAR?

Essa receita de chipa que eu fiz rendeu entre 25 e 30 unidades. Então precisei congelar o que sobrou. É bem fácil, basta pegá-las ainda cruas, colocar numa travessa e levar ao congelador por cerca de 2h. Depois você pode retirá-las da travessa e colocá-las num saquinho, por exemplo.

Na hora de assar as chipas, não é preciso descongelá-las. Basta levar direto ao forno preaquecido numa assadeira antiaderente ou untada. Na airfryer, ela congelada leva cerca de 10min.

Receita de Chipa Paraguaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MAIS RECEITAS DE VIAGEM

Nós gostamos muito de provar e aprender receitas em nossas viagens. Já publicamos aqui como fazer ceviche e pisco sour, pratos típicos do Peru, e também uma versão do amok, famoso no Camboja.

Você pode conferir outras receitas nesse link.

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.