Christiania: Como é o território livre de Copenhagen, na Dinamarca

Eu não imaginava que em Copenhagen, na Dinamarca, seria possível sair do país e da União Europeia atravessando apenas um portão no meio da cidade. Foi exatamente isso que aconteceu quando decidimos conhecer Christiania, um território livre que fica dentro da capital do país. Neste post, conto como foi a nossa experiência por lá e o que você deve esperar da visita.

CHRISTIANIA: UM TERRITÓRIO LIVRE NA DINAMARCA

Escolhemos passar o final de tarde em Christiania. Pegamos o metrô e fomos andando até chegar lá. Olhando de fora, não dá para imaginar como Christiania é grande.

Christiania: Território livre de Copenhagen na Dinamarca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| HISTÓRIA

A história de Christiania começou nos anos 70. Naquela época um grupo de aristas e hippies decidiu ocupar uma grande área que antes era usada por militares e estava abandonada. Eles fizeram isso como uma forma de protesto contra o governo.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Christiania: Território livre de Copenhagen na Dinamarca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Durante muito tempo, as autoridades tentaram expulsar os ocupantes de lá, mas não conseguiram. Foi aí que eles decidiram entrar em um acordo. A partir daquele momento, os moradores de Christiania passaram a arcar com todos os seus gastos.

 

| CHRISTIANIA HOJE

Hoje em dia, Christiania possui cerca de mil moradores. O mais interessante é que embora esteja dentro da Dinamarca, o local é um território livre, ou seja, não pertence nem mesmo à União Europeia. Além disso, eles possuem suas próprias leis e têm uma infraestrutura que vai de limpeza de rua, correios até escola e lixo.

Christiania: Território livre de Copenhagen na Dinamarca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por lá, tudo é decidido em consenso. Não existe uma hierarquia entre os moradores e ninguém é dono da casa em que vive. Aliás, falando nisso, muita gente fica morrendo de vontade de mudar pra lá, mas não é tão fácil quanto parece. Embora seja um território livre, não é qualquer um que pode chegar e ficar. Atualmente, não há espaço para a construção de novas casas e a burocracia para conseguir se mudar não é nada fácil.

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

| NOSSA EXPERIÊNCIA

Nós chegamos por volta das 16h. Estava bem cheia de turistas e também de moradores locais. Andamos um pouco e fomos observando as casas e o estilo do local. Há muitas pinturas e cores nas paredes. Entretanto, algumas partes estão bem precárias e precisando de reparos. Lá é muito grande, alguns trechos não são asfaltados e não há carros.

Christiania: Território livre de Copenhagen na Dinamarca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| MACONHA

Na Pusher Street, rua em que há diversas pessoas vendendo maconha em barraquinhas, é ainda mais proibido tirar fotos. Não vale arriscar. Dá para perceber que há algumas pessoas que ficam sempre de olho em tudo o que está acontecendo.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Christiania: Território livre de Copenhagen na Dinamarca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Qualquer um pode comprar maconha por diversos preços. É quase uma feira. Você passa e os vendedores ficam em suas barraquinhas oferecendo abertamente a erva. Quando você nega, eles insistem e diminuem o preço. Além disso, eles vendem muitos acessórios para o seu consumo.

Em Christiania há algumas lojinhas, mercadinhos, restaurantes, café e museus.

Christiania: Território livre de Copenhagen na Dinamarca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Eu gostei bastante de lá, mas confesso que esperava algo um pouco mais bonito e organizado. Pensei que fosse encontrar mais grafites e artes espalhadas pela comunidade alternativa e também que fosse mais limpo. De toda forma, vale muito incluir Christiania aos passeios quando estiver por Copenhagem.

Ficou com alguma dúvida sobre Christiania? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

+ Veja todos os nossos posts da cidade
+ O que fazer por lá: principais atrações turísticas
+ Dicas sobre o destino: O que é bom saber antes de ir

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Lindomar Lima disse:

Que inusitado, não conhecia essa cidade.

GUSTAVO disse:

Parabéns pela reportagem Adolfo Nomelini ! Espero um dia conhecer aí!