O que fazer em Copenhagen, na Dinamarca: Roteiro pela cidade

Copenhagen foi uma bela surpresa que tivemos na Europa. A cidade nos conquistou desde o primeiro momento em que saímos para andar por suas ruas. As casas coloridas do novo porto, os dinamarqueses, as bicicletas, a tradição e a modernidade. Tudo fez com que voltássemos apaixonados de lá. Por isso, para te ajudar a organizar seu roteiro pela cidade, neste post vamos falar o que fazer em Copenhagen, na Dinamarca, com dicas das principais atrações.

O QUE FAZER EM COPENHAGEN NA DINAMARCA

| NYHAVN

Se você quer só uma dica de o que fazer em Copenhagen, eu diria: vá a Nyhavn. Conhecido como o novo porto da cidade, ele fica ainda mais lindo e colorido durante o verão, quando os turistas e os moradores da cidades lotam seus bares e restaurantes ou apenas andam pelas ruas.

O canal, que foi escavado a mando de Cristiano V, no século XVII teve seus tempos de glória nessa época, mas depois ficou conhecido por ser um local de prostituição.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Hans Christian Andersen, autor de clássicos como O Patinho Feio e A Pequena Sereia, morou em Nyhavn durante mais de duas décadas.

Atualmente, Nyhavn é um local cheio de bares e restaurantes, que ficam situados em casas coloridas que já serviram de bordéis. Vale a pena andar por ali sem rumo. Entretanto, pesquise bem antes de se sentar em algum estabelecimento. Por ser um local bem turístico, os preços costumam ser bem salgados. Aliás, falando em preços, eles costumam ser bem salgadas em qualquer lugar da Dinamarca. Aqui, então, eles são ainda mais salgados kkkk. Cuidado com a pressão alta rsrs.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

 

| PASSEIO PELOS CANAIS

O que também não pode faltar na nossa listinha com o que fazer em Copenhagen é um passeio pelos canais da cidade. São diversos tipos de tours. Nós fizemos o que estava incluso no Copenhagen Card. Durou 1h e passou pelos principais pontos da cidade, inclusive por Christiania. Confesso que achei um pouco cansativo. Poderia ter tido alguns minutos a menos, mas é um passeio bem legal e vale a pena fazer.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Durante todo o post, vou falar bastante do Copenhagen Card. Nós usamos e foi bem útil pra gente. Pra quem quiser saber mais informações sobre o cartão, é só entrar no site oficial. Lá tem todas asa atrações que estão inclusas e os valores.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| TORRE DA PREFEITURA – CITY HALL

Esse foi o primeiro passeio que fizemos em Copenhagen. Sempre acho interessante começar a conhecer uma cidade pelo alto para ter uma noção da geografia do local.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Torre da Prefeitura de Copenhagen é um dos prédios mais altos da capital dinamarquesa com seus 105 metros e possui uma bela vista da cidade. A subida não é das mais difíceis, embora sejam 300 degraus, e de lá há uma boa visão de Copenhagen, já que não possui vidros nem proteção atrapalhando.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Os horários para a visita são bem restritos (segunda a sexta às 11h e às 14h | Sábados ao meio-dia).

No site oficial, há todas as informações atualizadas com preços e horários.

Quem possuir o Copenhagen Card, como era o nosso caso, não precisa comprar ingresso.

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

| STRØGET

Se você quer uma dica de o que fazer em Copenhagen sem gastar muito, o jeito é andar à toa pelo Strøget, o verdadeiro e grandioso centro da cidade. De acordo com alguns guias, esta é a maior área central destinada a pedestres do mundo.

E essa é justamente a melhor parte. É muito bom poder andar a pé, observar as pessoas, lojas, bares, restaurantes e museus sem ter que se preocupar com os carros.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, essa região é muito democrática. Tem fast-food, restaurantes chiques, lojinhas, lojas mais populares, como H&M, e marcas caras como Prada e Louis Vuitton. É 1.1 km de extensão pra todos os gostos. Além disso, nesta região está localizada a Igreja de Nossa Senhora, onde o príncipe herdeiro Frederik e a princesa Mary se casaram.

 

| PAPIRØEN

O PapirØen é um lugar super animado em Copenhagen durante os dias quentes de primavera e verão. São diversos food trucks, na verdade containers, que vendem bebidas e comidas à beira do canal que ficam ao redor de cadeiras de praia para curtir o finalzinho do dia. Lembrando, mais uma vez, que os preços na Dinamarca são bem altos. Uma cerveja por aqui pode custar cerca de R$ 35. Então, comer e beber são investimentos caros, mas que, neste caso, valem a pena. O PapirØen fica pertinho do Nyhavn.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

 

| TROCA DA GUARDA

A troca de guarda de Copenhagen acontece todos os dias às 12h. Eles saem do Castelo de Rosemborg, às 11h30, e vão até ao Palácio de Amalienborg, onde chegam ao meio-dia. Nós ficamos esperando por lá. A troca da guarda é bonita, mas não é nada de excepcional. Depende muito também de quem está no palácio no dia. Quanto mais importante for a pessoa, mais grandiosa será a troca da guarda.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| AMALIENBORG PALACE

Na praça dos palácios de Copenhagen vivem todos os membros da Família Real. De um lado está a Rainha, do outro o Príncipe Herdeiro e em um terceiro palácio moram o Príncipe Joaquim e a Princesa Marie. Há também um quarto palácio feito especialmente para hóspedes, onde a gente ficou hospedado durante nossa passagem por lá #sóquenão kkkkk. Mentira! A gente ficou num hotel. Aproveitando, encontre o seu hotel na cidade com descontos de até 50%.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Amalienborg é a casa real mais antiga da Europa. O palácio serve como um museu e reconta a história da monarquia dinamarquesa, além de ter um grande jardim. Ainda é possível visitar o salão de gala e as salas de recepção reais que são usadas ainda hoje pela Família Real.

Veja mais informações no site oficial. Nós usamos o Copenhagen Card para ir à atração.

 

| ROSENBORG

Mais um item que não pode faltar na nossa listinha com o que fazer em Copenhagen é o Castelo de Rosenborg. Com 400 anos de história, o castelo é situado no Jardim do Rei e tem, entre suas principais atrações, o Salão dos Cavaleiros.

É possível fazer uma visita interna ao castelo. Lá dentro, dá pra ver como eram a escrivaninha e o banheiro do rei, por exemplo.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Mesmo para quem não quiser entrar, vale a pena ir até lá apenas para ver o castelo por fora. É um dos mais lindos que vimos pela Europa.

Veja as informações atualizadas no site oficial. Nós usamos o Copenhagen Card para ir à atração.

 

| KASTELETT E PEQUENA SEREIA

Outra atração de Copenhagen é o Kastelett, uma antiga fortaleza que hoje é utilizada como parque pela população dinamarquesa. É um lugar lindo, cheio de verde, com a igreja de St. Alban e um moinho que traz mais charme ao local.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aproveite que está na região e caminhe até a estátua da Pequena Sereia, um dos símbolos da cidade. Ela foi construída por Edvard Eriksen em 1913. A personagem foi criada por Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa!
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

| CHRISTIANSBORG

O Palácio de Christiansborg fica localizado na ilha de Slotsholmen. É onde estão o Supremo Tribunal Federal, o Parlamento Dinamarquês e o Ministério de Estado. O Palácio é muito grande e possui diversas funções, como a sala dos tronos, onde os monarcas são proclamados.

Entre as atrações mais importantes do palácio está o Grande Salão, onde acontecem importantes eventos e recepções.

No site oficial, há informações com preços e horários.

 

| TORVEHALLERNE

Além dos palácios e castelos, o que não pode faltar na sua listinha com o que fazer em Copenhagen é uma visita ao Torvehallerne, um mercado com frutas, verduras, queijos, sanduíches, produtos típicos e bebidas. Um passeio imperdível pra quem gosta de cultura local, gastronomia e boas bebidas. Foi lá que comemos duas vezes o smørrebrød, o sanduíche aberto típico da Dinamarca (e delicioso, inclusive).

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Frederiksborggade 21, 1362

 

| CARLSBERG

Outra dica de o que fazer em Copenhagen é ir a Carlsberg, a multinacional de cervejas foi criada na Dinamarca em 1847 e possui mais de 500 rótulos de cervejas.

O passeio passa por uma das maiores coleções de garrafas de cervejas do mundo, conta um pouco da história da cervejaria e ainda tem a possibilidade das crianças andarem de charrete pelos prédios da construção.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No final, chega a melhor parte: a hora de tomar uma cerveja que já está inclusa no ingresso. Além disso, há outras opções de atrações pagas à parte.

No site oficial, há informações atualizadas sobre ingressos e horários. Nós utilizamos o Copenhagen Card para ir à atração.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se você quiser saber detalhes sobre o passeio, nós já publicamos um post contando toda a nossa experiência por lá.

 

| CHRISTIANIA

Christiania é um território livre dentro da Dinamarca que tem leis próprias. Você está em Copenhagen, de repente, passa por um muro e já não está mais nem na União Europeia. É isso o que acontece quando visitamos Christiania.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Tudo começou nos anos 70 quando um grupo de hippies e artistas ocupou uma grande área que antes era usada por militares e estava abandonada como uma forma de protesto ao governo. Por muito tempo, as autoridades tentaram expulsar as pessoas de lá, mas não conseguiram. Até que eles entraram em um acordo e passaram a arcar com os gastos.

Atualmente, Christiania possui cerca de mil moradores. Tem suas leis próprias e toda uma infraestrutura que vai de limpeza de rua, correios até escola e lixo.

Em Christiania é fácil encontrar pessoas vendendo maconha e também diversos acessórios para o seu consumo, o que atrai ainda mais turistas para lá.

Embora existam as leis próprias, tudo é decidido em consenso. Não há uma hierarquia entre os moradores. E ninguém é dono da casa em que vive.

Quem visita Christiania e fica com vontade de morar lá, pode ficar bem desanimado. Não há espaço para construir novas casas e a burocracia para conseguir se mudar não é nada fácil.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

 

| TIVOLI

O Tivoli de Copenhagen é um dos parques de diversões mais antigos do mundo. Foi inaugurado em 1843 e serviu de inspiração para muitos parques espalhados pelo mundo. Dizem, inclusive, que até para o nosso querido Walt Disney.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como estávamos com o nosso Copenhagen Card, ele já dava acesso ao parque. Então, não precisamos comprar ingresso para entrar, mas se quiséssemos ir a qualquer brinquedos precisaríamos pagar.

Então, o melhor a ser feito é ver as opções de ingressos lá na hora. É possível comprar a entrada por atração ou a ilimitada. Além de todos os brinquedos (tradicionais e modernos, bobinhos e radicais) que valem a pena serem visitados, o parque em si é lindo. Seu jardim já é uma atração à parte.

Veja mais informações no site oficial do parque.

 

| TORRE REDONDA

A Torre Redonda, ou Rundetaarn, é uma daquelas atrações que não poderiam faltar na nossa listinha com o que fazer em Copenhagen. É a torre de observação mais antiga da Europa, datada do século XVII.

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Torre tem 34,8 metros de altura, mas para chegar até o topo é preciso andar 209 metros. É rodar, rodar e rodar sem parar. Quando chegamos lá em cima, a vista da cidade antiga compensa qualquer cansaço. É lindo demais!

O que fazer em Copenhagen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós usamos o Copenhagen Card para entrar na Torre. Para ter informações atualizadas sobre horários e preços, acesse o site oficial.

 

| ANDAR À TOA

Mas quer uma dica bem legal de Copenhagen? Ande à toa! Sem pressa, sem rumo! A cidade é linda, tem espaço para o pedestre e para os ciclistas! Se for no verão, será ainda melhor. Com certeza, foi uma das melhores surpresas pra gente durante essa nossa viagem pra Europa.

Há ainda outras atrações como a Igreja de Mármore e o Museu do Livro dos Recordes, por exemplo.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Você ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Copenhagen? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas sobre a Dinamarca
+ Visita a Carlsberg: Contamos a nossa experiência
+ Confira dicas de Paris
+ O que fazer em Praga
+ Dicas da Suécia: O que saber antes de ir

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

1 Comment

  1. Henrique Alves disse:

    Cidade maravilhosa! Amo muito! Ótimas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *