Cidade Histórica de Porto Seguro: As atrações do centro histórico

A Cidade Histórica de Porto Seguro, que fica no Centro Histórico da cidade baiana, guarda até hoje heranças dos tempos em que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Pequeno e fácil de ser conhecido a pé, o local guarda um casario colonial preservado, igrejas e museus.

Por estar no alto de uma colina, a vista é uma das mais privilegiadas da região, de frente pro mar. Veja as principais atrações da Cidade Histórica, localizada na Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

CIDADE HISTÓRICA DE PORTO SEGURO

O Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) é um dos pontos de partida para quem visita a Cidade Histórica de Porto Seguro (também chamada de Cidade Alta). Ele foi trazido de Portugal na época do descobrimento, mas há muitas histórias em torno de sua origem. É como uma certidão de nascimento do Brasil.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Divulgação/Sec de Turismo)

No entorno da Praça Pero Campos de Tourinho ficam importantes prédios que deram origem à cidade fundada em 1534. Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Como contaremos mais abaixo, todos os anos, perto do dia 22 de abril, acontece a Semana do Descobrimento e esse ano a igreja ganhou uma incrível projeção contando a história da região.

Vai pra Bahia? Encontre hotéis com desconto em Porto Seguro
Confira hotéis na região com até 50% de desconto

 

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ao lado fica a antiga câmara e cadeia onde hoje funciona o Museu do Descobrimento. Dente as peças em exposição, há um pouco da cultura indígena e instrumentos usados pelos portugueses para navegação.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo por trás do museu chega-se à Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, que raramente abre, só em datas especiais e sem aviso prévio. Isso por conta do seu rico acervo sacro e o risco de roubos. Ali perto fica o Farol de Porto Seguro, com uma linda vista do mar e da cidade moderna. Assim como na Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador, aqui já virou costume que os turistas amarrem suas fitinhas. Traga as suas.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De volta à praça, siga pela charmosa ruazinha de casas coloridas e históricas onde hoje funcionam lojinhas de artesanato e centros culturais. Uma pena é que à noite praticamente todas estão fechadas, pois a iluminação da Cidade Histórica é bem bonita.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No fim da rua chega-se à Igreja de São Benedito, construída pelos Jesuítas. Ao lado ficam as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como deu pra ver o passeio pela Cidade Histórica de Porto Seguro é rápido, mas vale pela importância histórica e beleza do lugar. Dá pra visitar em tours em grupo e com guias ou por conta própria.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

SEMANA DO DESCOBRIMENTO

Já há alguns anos, na semana do dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil, a Cidade Histórica se transforma num grande palco de manifestações culturais e artísticas. Estivemos lá em 2017. Além das apresentações num palco montado na praça principal e barraquinhas com comidas típicas, a grande atração foi a projeção feita da Igreja de Nossa Senhora da Pena.

Cidade Histórica de Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MAIS DE PORTO SEGURO E REGIÃO
+ Quando ir: Qual a melhor época pra viajar pra região
+ Visita a uma aldeia indígena em Porto Seguro
+ Todas as dicas pra sua viagem ao Sul da Bahia

* O jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau, mas todos os relatos aqui são isentos e pessoais. Voou Azul e ficou hospedado no Hotel Vitória Régia.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Valdenice Guete disse:

Fomos conhecer a Cidade Histórica por conta dessa reportagem e amamos!! Foi muito emocionante. Curtimos cada detalhe, tiramos fotos, visitamos as lojinhas e a brisa do final da tarde foi apaixonante.
Muito obrigada pela reportagem.

Oi, Valdenice, tudo bem?
Ficamos muito felizes que tenha gostado do passeio.

Abraços

Valdenice Guete disse:

Amei a reportagem. Parabéns.

Eu e minha família somos Paulistas e iremos conhecer hoje.

Hiorrana disse:

Assim eu nunca fui para cidade histórica de Porto seguro mas eu vou para me passar o dia para lá e os pessoais diz que lá é muito bom

Debora Creutzberg disse:

Rafa, estamos indo com família (cachorro, gato, galinha…) para um resort na região. Quero aproveitar e mostrar a parte histórica para as crianças, que estão estudando descobrimento. Temos idosa com dificuldade de locomoção, usa cadeira de rodas. Acha que tem condições?

Ei, Debora, tudo bem?
Então, até dá pra ir bem ao lado da parte histórica de carro, tem estacionamento. A questão da cadeira de rodas é que o chão ali é de terra e gramado. Mas se estiverem acostumados já com esse tipo de solo, não vejo problemas.

Mas chegando lá de carro, podem ficar tranquilos que não tem que subir ou descer escadas, etc. O carro já para na parte alta da Cidade Histórica.

Beijos e ótima viagem!

Edmundo Veiga disse:

Falta muito cuidado do Governo Federal, Estadual e Municipal para com a preservação, cuidado e manutenção de um valioso pedaço de história do Brasil!

Sandra Teixeira disse:

Estivemos lá em Porto Seguro em Julho de 2017. Vivemos todo o período histórico e viajamos ao passado. Muito bom! Amei!
Nós queremos muito voltar em breve.

João grandão disse:

Fui agora em Dezembro , não vi nada de mais no lugar