Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda

Na hora de escolher quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda, mais importante que o clima, algo que pode influenciar na sua viagem é se é período de alta ou baixa temporada. Digo isso porque ao contrário da região de Salvador ou do resto do Nordeste “mais pra cima”, o Sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.

E o que isso quer dizer? É que independente da época que você vá poderá pegar sol e também alguma chuva na região de Porto Seguro. Mesmo quando “inverna” no resto do Nordeste (principalmente de abril a julho), o sol continua dando as caras por aqui, mesmo que com períodos de chuva.

Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda - Arraial d'Ajuda (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo)

Praia do Mucugê, Arraial d’Ajuda

Nesse post explicamos melhor sobre o clima e a temporada na região para te ajudar a escolher quando ir pra Porto Seguro e distritos vizinhos, como Trancoso e Arraial.

QUANDO IR PRA PORTO SEGURO, TRANCOSO E ARRAIAL D’AJUDA

A temperatura média é de 25ºC em Porto Seguro e as chuvas são bem distribuídas ao longo do todo o ano. Como contamos acima, mesmo quando o resto do litoral do Nordeste sofre com as fortes chuvas que normalmente vão de abril a julho, o Sul da Bahia é um dos melhores lugares pra pegar praia nesse período.

Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda

O inverno tem temperaturas um pouco mais amenas, que podem chegar aos 22ºC. No verão, o calor é um pouco mais intenso, com média de 26ºC, e é o período onde as pancadas mais fortes de chuvas aparecem com frequência. Mas é comum depois de alguns minutos o sol abrir novamente.

RESUMINHO DO CLIMA: QUANDO IR PRA PORTO SEGURO
Dá pra ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda o ano todo, já que as chuvas são bem distribuídas e temperatura varia pouco. O Sul da Bahia é uma boa opção pra fugir das fortes chuvas do litoral nordestino no primeiro semestre.

 

A ALTA TEMPORADA

A alta temporada em Porto Seguro e nos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso vai principalmente de dezembro ao Carnaval, quando as cidades estão bem mais cheias. Além dos feriados, as férias de julho também atraem muitos turistas, em sua maioria mineiros, paulistas e capixabas.

Se você quer fugir do clima agitado e do trânsito de Porto Seguro na temporada, Arraial d’Ajuda e Trancoso, apesar de ficarem cheias, tem um ritmo mais calmo, de cidadezinha de praia.

Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda - Vista aérea de Porto Seguro (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo)

 

ONDE FICAR NA REGIÃO

Porto Seguro Trancoso Arraial d’Ajuda
São muitos hotéis pra todos os bolsos e gostos, frequentados mais por famílias. Se estiver por conta própria, vale ficar atento à distância do centro e se precisará pegar estrada pra ir à praia. Veja hotéis com desconto. É um dos destinos mais badalados da região e que virou moda inclusive entre famosos, o que reflete em preços mais altos até em pousadas simples. Mas dá pra encontrar opções com bom custo-benefício. Fica entre as outras duas e tem opções pra todos os bolsos, que vão de resorts a pousadinhas. O público é jovem e a noite costuma ser agitada. Confira hotéis com até 50% de desconto.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre quando ir pra Porto Seguro, Trancoso ou Arraial d’Ajuda? Deixe seu comentário!

Veja mais dicas nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube

+ Praia do Espelho em Trancoso: Como ir e o que fazer?
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da região

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

35 Comments

  1. Flávio disse:

    Bom dia.
    Eu gostaria de saber se vc conhece o Hotel do Eden, pois vi muitos comentários elogios em razão da localização e custo x beneficio no site da Trip…
    Será mesmo ser viável a hospedagem lá ?

  2. Jessiane disse:

    Fiquei um pouco desanimada agora
    Vou para porto seguro final de novembro início de dezembro…e vi que so terá chuva!!!

    • Oi Jessiane, tudo bem?
      Não precisa ficar tão desanimada. Como as chuvas são bem distribuídas em todos os meses do ano, a chance de você pegar dias e dias só de tempo feio não são grandes. Costuma chover pela manhã e final da tarde, mas mesmo assim pode dar sol e praia. É praticamente assim o ano todo!

      Abraços e boa viagem!

  3. José smar disse:

    Boa Noite Rafael, de novo orei a Porto Seguro próximo mês de julho/2018, Hotel Sueds Premium, porque não vemos dicas para ferias nesse mês em Porto?

    • Oi José, tudo bem?
      Eu já fui em julho também. Apesar de pegar um pouco de chuva, deu pra aproveitar bastante. Sobre as dicas, você diz um calendário de evento ou algo assim? É que como falta muito tempo ainda pode ser difícil encontrar.

      Abraços e boa viagem!

  4. Camila disse:

    Boa tarde, vamos a arraial em Março, você pode me dizer se é uma época boa e como fica o clima e se tem opções baratas para alimentação. Obrigada!

    • Oi Camila, tudo bem?
      As chuvas são bem distribuídas o ano todo. Em março chove sim, mas você não deve pegar apenas chuva. Normalmente acontece pela manhã e no final da tarde. As informações estão no post que você comentou mesmo 🙂

      Abraços e boa viagem!

  5. Mirna Maia disse:

    Olá estarei em porto seguro em julho, qual é a probabilidade de chuva neste mês??

    • Oi Mirna, tudo bem?
      Como a gente explica no post, julho é o final da temporada de chuvas mais fortes. Mas de todo jeito, a chuva é bem distribuída ao longo de todo o ano, ou seja, não é raro pegar chuva pela manhã e no fim da tarde.

      Abraços e boa viagem!

  6. Bom dia! Estarei indo para Porto Seguro em abril de 2018.Comprei um pacote com pensão parcial que inclui hospedagem e cafe da manha no hotel Terra Barsil.
    Gostaria de saber de vc a media do preço das refeiçoēs e o que vc poderia me falar sobre esse hotel e o clima nessa epoca.
    Muito obrigado

    • Oi Wellington, tudo bem?
      Abril é um mês com mais chuva, mas como aqui as chuvas são distribuídas ao longo do ano, não quer dizer que vá chover dia e noite sem parar. Esse ano mesmo viajei pra cá em abril e peguei chuva pela manhã e à noite. Durante o dia fez sol e deu pra pegar praia.

      Em Porto Seguro há opções de preços de restaurantes pra todos os bolsos, você tem escolha desde restaurantes mais baratos por quilo até mais sofisticados. Já Arraial d’Ajuda e principalmente Trancoso têm preços mais altos.

      Nunca me hospedei nesse hotel, mas já passei por ele. Tem estilo bem praiano e é bem avaliado em sites como Booking.

      Abraços e ótima viagem!

  7. amelia munarim ruz disse:

    porto seguro fica muito longe de troncoso e arraia dájuda pois quero conhecer esse lugares , gostaria de ficar na orla de porto seguro.

  8. Marina disse:

    Olá, vou para Porto Seguro em Outubro. Gostaria de saber como que é o clima nessa época do ano por lá.
    A cidade é segura? Teria alguma agencia de passeio para me indicar? Gostaria de conhecer Trancoso.

    Obrigada desde já.

    • Oi Marina, tudo bem?
      Outubro é o final da época mais seca e o começo de um pouco mais de chuva. Mas como a chuva é bem distribuída ao longo do ano, isso não quer dizer que sejam dias inteiros chuvosos. No post você encontra um gráfico e mais informações.

      Sobre segurança, é o normal do Brasil. Eu não me senti inseguro, mas tomei os cuidados normais que tomamos em qualquer cidade. Sobre agência infelizmente não tenho pra indicar, fiz tudo por conta própria.

      Abraços e boa viagem

  9. juliane disse:

    Acabei de fechar um pacote pra Porto para final de novembro, inicio de dezembro… mas confesso que fui por impulso e nem me atentei para o período chuvoso. Será que vale a pena trocar ou da pra curtir mesmo assim?

    • Oi Juliane, no caso de Porto Seguro e região, eu arriscaria. As chuvas ali são bem distribuídas ao longo de todo o ano, então é normal uma chuvinha no começo do dia ou no fim da tarde. Sem contar que em novembro já faz bastante calor.

      Eu, por exemplo, já fui em Agosto, um dos meses mais secos do ano, e peguei muita chuva. É meio complicado isso, mas pelo menos aqui o clima é meio parecido o ano todo!

      Abraços e ótima viagem

  10. Marlon Pacheco disse:

    Olá, chegarei ai dia 30/09, sabe se terá algum evento (show), algo semelhante por ai?

  11. Maria Vivian disse:

    Boa noite!! Em novembro irei a Porto Seguro com um grupo de amigas, vc poderia me falar sobre como ir a arraial d’ajuda a partir de lá? Vi que temos de pegar uma balsa para atravessar o rio e depois tem um trajeto de van/ônibus/taxi, porém vi muitos comentários negativos, sobre falta de segurança e despreparo dos condutores, então fiquei um pouco preocupada! Obrigada

    • Oi Maria, tudo bem?
      É isso mesmo. Do aeroporto de Porto Seguro o mais fácil é ir de táxi direto pro seu hotel em Arraial. Mas isso sai caro e é tabelado. Então uma alternativa é você ir do aeroporto até a balsa, atravessar por conta própria e do outro lado pegar um táxi ou então as vans, que inclusive já estão inclusas no transporte da balsa e te levam até o centrinho, a uns 20min dali. Não achei inseguro, foi um transporte coletivo “normal”.

      Abraços e ótima viagem

  12. Amanda disse:

    Vou para porto seguro em novembro. Como é o tempo nesse mês? Alem disso quais os passeios é bom para fazer nessa época? E gostaria de saber também a localização do Porto Seguro eco resort ( perto de praias, restaurantes, segurança nas ruas entorno,etc) obrigada.

    • Oi Amanda, tudo bem?
      Como as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, chove em Novembro, mas você deve conseguir pegar sol também. Em qualquer época dá pra fazer todos os passeios. Entre os mais legais estão: Recife de Fora, Centro Histórico (que é pertinho do seu hotel), Arraial d’Ajuda e Trancoso.

      Seu hotel fica no Centro Histórico, na cidade alta. Mas dali ao burburinho da cidade são apenas cerca de 10min de táxi, caso você não esteja de carro.

      Abraços e ótima viagem

  13. tamires disse:

    Ola,ja comprei minha viahem pra porto seguro em fevereiro pode dizer se é chuva ou sol nessa epoca ? vou ficar na praia taperapuan ..

    • Oi Tamires, tudo bem?
      Fevereiro é uma boa época, costuma ter apenas algumas pancadas de chuvas, mas não aquelas chuvas tão contínuas. As chuvas são bem distribuídas por aqui o ano todo.

      Abraços e boa viagem!

  14. Rodolfo Feitosa de Barros Lima disse:

    Boa noite!!!

    Chegarei em Porto Seguro dia 8 de Setembro de 2017 e ficarei até dia 12. Nesse período será que terá muito movimento? É a primeira vez no sul da Bahia. Também estou preocupado se pode chover muito ou não neste período. Grato!!!!

    • Oi Rodolfo, tudo bem?
      Você pegará sim um movimento maior durante o fim de semana prolongado do feriado. A partir do final do domingo (dia 10), as coisas irão acalmar um pouco. Sobre o tempo, setembro costuma ser uma das épocas com menos chuva. Vi aqui na previsão e você pegará pancadas de chuva, mas nada de chuva o dia todo.

      Abraços e boa viagem!

  15. Rodolfo Feitosa de Barros Lima disse:

    Boa noite!!!

    Chegarei em Porto Seguro dia 8 de Setembro de 2017 e ficarei até dia 12. Nesse período será terá muito movimento? É a primeira vez no sul da Bahia. Também estou preocupado se pode chover muito ou não neste período. Grato!!!!

  16. Tiago Amaral disse:

    Olá…estou querendo ir para Porto seguro, com minha esposa, porém estou indeciso em onde ficar,porto centro, arraial ou trancoso!quero um lugar mais sossegado,mas com segurança!dicas?

    • Oi Tiago, tudo bem?
      Acho que primeiramente depende da época que você quer ir o sossego. Se você for entre o Natal e o Carnaval, provavelmente pegará todas as cidades bem cheias.

      Pra relaxar mesmo eu indicaria o seguinte:
      – Ou um hotel mais charmoso em Porto Seguro (por aqui são muitas as excursões e barracas enormes de praia, então pra ter sossego teria que ser um hotel mais intimista)
      – Trancoso é tranquila e gostosa fora da temporada, mas fica lotada principalmente em janeiro. Tem muitos hotéis gostosos mais afastados do centrinho.
      – Arraial d’Ajuda, na minha opinião se encaixa bem pra você. Só sair da Praia do Mucugê que é mais tranquilo. Nós, por exemplo, já ficamos nesse hotel http://www.booking.com/hotel/br/saint-tropez-praia.html?aid=370414;label=email Por ser um pouco afastado do centro (uns 10min de carro) e quase sem nenhuma barraca no entorno, a praia costuma ficar vazia e o hotel tem um clima bem gostoso.

      Abraços, espero ter ajudado!

  17. rafael costa disse:

    Ola gostaria de conhecer o nordeste a começar pelo sul da Bahia, uma viagem de casal que curte muito só praia!
    Qual melhor destino, o mais barato e a melhor época? Compensa montar meu pacote ou adquirir um tipo da cvc?

    • Oi Rafael, tudo bem?
      Se você quer começar pelo Sul da Bahia gastando pouco, acho que Porto Seguro é uma boa escolha. O estilo de viagem ali é bem excursão mesmo e você consegue bons preços com pacotes em agências de viagem.

      Abraços

  18. Fernanda Isabella disse:

    Olá. Gostaria de uma dica, por favor. Estou indo em Set/17 com uma pessoa de idade (não idosa, mas alguém que subiria a rua devagar). Gostaria de saber a percepção de vocês sobre subir e descer a Rua do Mucugê indo e voltando da praia quanto a segurança. Gostamos de chegar na praia cedinho e certamente voltaremos entre 14:00 e 16:00.

    • Oi Fernanda, tudo bem?
      Estávamos justamente em Arraial d’Ajuda quando recebemos seu comentário. Eu achei a Rua do Mucugê bem íngreme, cansa bastante. Mas vi que é fácil subir de táxi ou até mesmo em vans que ficam esperando os banhistas nas ruas de trás das barracas de praia. Quanto a segurança, tem bastante gente nessa rua, não me senti inseguro nem mesmo à noite.

      Abraços e ótima viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *