Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile

Destino de milhares de brasileiros todos os anos na temporada de inverno, muita gente vem até uma das principais estações de esqui do Chile não apenas para passar um dia na neve, mas também para ficar no complexo hoteleiro no alto dos Andes. E como é se hospedar no Valle Nevado?

Passei alguns dias no local e relato nesse post minha experiência, desde os detalhes do hotel onde fiquei, alimentação e serviços. Deixo também o alerta sobre cuidados pra se tomar e a importância de ter um seguro viagem, já que eu sofri um acidente esquiando no Valle Nevado, fraturei a coluna e tive que ser resgatado de helicóptero, como contarei mais abaixo.

COMO É SE HOSPEDAR NO VALLE NEVADO

Pra quem tem dúvidas sobre como é se hospedar no Valle Nevado, durante os dias em que estive aqui, fiquei no Hotel Puerta del Sol, um dos três do complexo: também fazem parte os hotéis Valle Nevado e Tres Puntas. Todos eles contam com café da manhã e jantar inclusos (meia pensão). Além disso, apenas os hóspedes do Hotel Valle Nevado também têm almoço na diária. Normalmente as reservas são feitas em pacotes de três ou quatro dias.

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| ONDE FIQUEI: HOTEL PUERTA DEL SOL

Esse é o hotel de categoria intermediária, não tão exclusivo como o Hotel Valle Nevado e mais confortável que o Tres Puntas. Alguns quartos contam varanda com vista para a piscina e para as pistas de esqui. O meu tinha sacada e o visual era realmente de tirar o fôlego.

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Hotel Puerta del Sol

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar de ter decoração um pouco mais antiga, o quarto e o banheiro eram bastante confortáveis. Os apartamentos contam com frigobar, calefação (ufa!), Wi-Fi grátis, mesa de escritório, cadeira, cofre, TV com alguns canais chilenos e internacionais, entre outros itens.

+ Veja valores das diárias no Booking

 

| REFEIÇÕES

Como disse anteriormente, os hóspedes do Puerta del Sol contam com o serviço de meia pensão, que inclui o café da manhã e o jantar. Eu gostei bastante, principalmente do jantar, que tinha ótimas opções entre saladas, massas, carnes e peixes (destaque pro fresquíssimo salmã. Ambas as refeições funcionam em sistema de buffet.

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Todos os dias, por volta das 17h, há ainda um après ski, onde é servido nesse hotel, mas para todos os hóspedes, chocolate quente, uma sopinha e alguns biscoitos e pães. É realmente uma boa chance de se esquentar depois de um dia na neve.

Para o almoço, como falarei mais abaixo, havia a possibilidade de escolher entre os quatro restaurantes abertos nesse horário, incluindo um fast food bem no meio da pista de esqui, o Bajo Zero.

Mas um dos que eu mais gostei foi o La Fourchette, que fica no Hotel Valle Nevado e têm mesas ao ar livre, principalmente nos fins de semana de sol quando servem uma parrillada em forma de buffet. A vista é linda!

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os preços das refeições e bebidas pra quem quer saber como é se hospedar no Valle Nevado é bem salgado. Então quem, assim como eu, não tiver o almoço incluso na diária, é bom ir preparado para esse gasto.

Quem preferir, há um minimercado na região onde ficam os prédios de apartamentos, um pouco distante dos hotéis. Mas vale pelos preços um pouco mais baixos para os padrões dos restaurantes e bares.

 

| LAZER

Além de ficar pertinho de tudo, tanto das pistas de esqui, das lojas e cafés, o Puerta del Sol conta com uma piscina aquecida a céu aberto. É incrível estar numa piscina com os Andes e a neve ao redor. Apesar de ficar nesse hotel, ela é aberta também para os demais hóspedes.

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Há também no complexo Wi-Fi grátis nas áreas comuns, academia, um pequeno cinema, kids zone, creche, SPA, guarda esqui, entre outros serviços e itens de lazer. Além de bares e restaurantes, há ainda um pub que fica no hotel Tres Puntas que é o ponto de encontro pra quem quer se divertir à noite, inclusive com música ao vivo.

Como falaremos mais abaixo, os hóspedes de todos os hotéis contam com Ski Pass para acesso gratuito às pistas. Na área dos restaurantes e loja também ficam os locais para aluguel de roupas e equipamentos.

 

| AULAS DE ESQUI E SNOWBOARD

Tanto os iniciantes como os mais experientes podem fazer aulas de esqui ou snowboard privadas ou coletivas. Essas aulas podem ser contratadas no próprio hotel (dá pra ver os preços no site).

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

São mais de 150 instrutores que falam diversos idiomas, incluindo português. Há inclusive aulas específicas para crianças entre quatro e onze anos.

Muitos visitantes já têm conhecimentos e até mesmo seus próprios equipamentos e não precisam fazer essas aulas, a escolha é do hóspede. Mesmo se você não quiser aprender, dá tranquilamente pra brincar na neve e curtir as outras atrações. Ou seja, também é um lugar pra quem quer apenas estar em contato com a neve e apreciar o visual de tirar o fôlego dos Andes.

O MEU ACIDENTE

Durante minha visita à estação, no dia seguinte da aula de snowboard, eu voltei para esquiar sozinho na pista de iniciantes. Eu acabei levando um tombo e fiquei caído no chão, com muita dor nas costas. Essa queda me custou uma fratura na coluna, isso mesmo, eu quebrei a coluna.

O Valle Nevado tem uma equipe de socorristas de plantão que me atendeu rapidamente assim que foi chamada. O único porém fica por conta de que, a partir dos primeiros socorros, você é transferido para um dos locais de atendimento da clínica parceira da estação. A partir dali, tudo é pago e os preços são altos, até mesmo para um simples raio-X. Ou seja, após o resgate, a responsabilidade é transferida para essa clínica, que no dia do meu acidente era a Las Condes.

Como a estrutura ali no alto dos Andes é mais simples, o raio-x não foi muito claro e eu precisei ser transferido de helicóptero para a sede da clínica em Santiago, onde fiquei internado por dois dias, fiz tomografia, ressonância e outros exames. Já imaginou o preço disso?

Acidente no Valle Nevado (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por isso eu recomendo MUITÍSSIMO que você viaje pra lá com um seguro viagem. Ele é barato e irá te ajudar em caso de algum acidente na neve, que é mais comum do que imaginamos. O que eu havia contratado era da Travel Ace, vendido pelo site da Seguros Promo, que é nossa parceira no blog. Mas não, não ache que esse relato é uma propaganda. Eu resolvi contar a história para mostrar a importância desses seguros. Imagine quanto o meu resgate, incluindo o helicóptero, teria me custado se eu não tivesse contratado um?

A Seguros Promo é um buscador que ajuda o cliente a encontrar o melhor preço entre diversas seguradoras do Brasil. Como nossos parceiros, nós temos inclusive um cupom de desconto para os leitores, que é o ESSEMUNDOENOSSO5. Você pode fazer a cotação no site.

Não desejo a ninguém o que eu passei, ainda mais porque estava sozinho. E recomendo muitíssimo que todos que vão ao Valle Nevado façam um seguro viagem, já que depois dos primeiros socorros, o meu acidente foi tratado diretamente e apenas com a clínica, não com a estação de esqui, mesmo eu sendo hóspede.

 

| ROUPAS PARA NEVE

Eu acabei usando roupa de neve apenas para esquiar. Nos demais períodos do dia e da noite, o que eu trouxe do Brasil foi suficiente. O importante é você ter calçados que não entrem água e também casacos corta-vento. Tanto para esquiar ou para usar no dia a dia, você pode alugar calças, jaquetas, luvas, óculos, botas e outros itens ao chegar no Valle Nevado (veja os valores no site). Já outras pessoas preferem alugar ainda em Santiago, onde o preço é melhor.

 

| AS PISTAS DE ESQUI

O Valle Nevado tem mais de 30 pistas para todos os níveis, desde principiantes até os mais experientes. Os hóspedes dos hotéis do complexo recebem no check-in um Ski Pass, que dá direito ao acesso às pistas e aos teleféricos, teleski e gôndola. Ou seja, você pode circular livremente por onde quiser.

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é se hospedar no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas vale lembrar que para acessar os teleféricos, com exceção da gôndola, é preciso estar com equipamento correto para esquiar, já que você normalmente já desembarca na “boca” de uma das pistas.

+ Faça cotação dos hotéis e apartamentos na estação de esqui
+ Como chegar vindo de Santiago? Veja dicas
+ Tudo pra curtir a sua viagem ao Chile

Você pode ver outras informações no site da estação de esqui. Mas se tiver alguma dúvida sobre como é se hospedar no Valle Nevado, deixe seu comentário que faremos o possível para responder!

* O jornalista viajou a convite do Valle Nevado e da Avianca, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

2 Comments

  1. EDSON VASCONCELOS DE SOUZA disse:

    Quero ir em julho 2019 com minha esposa e 1 filha de 9 ano. Qual melhor data? Quero ficar so 3 dias no Valle ? Preço mais acessível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *