Dá para renovar o passaporte? O que fazer quando ele vencer?

Se você já tem um passaporte é importante sempre estar atento à data de validade. Alguns países inclusive exigem que o visitante tenha o documento com validade de ainda pelo menos seis meses numa viagem. Se o seu já está perto desse limite ou vencido, deve estar se perguntando: “Dá para renovar o passaporte?”, certo?

Infelizmente isso não é possível. Agora quando o documento vence é preciso requerer um novo e pagar a taxa integral como se fosse o primeiro (veja passo a passo como fazer um novo).

DÁ PARA RENOVAR O PASSAPORTE?

Dá pra renovar o passaporte? O que fazer quando ele vencer? (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Navagio Beach (Shipwreck Beach), na Grécia – Foto: Esse Mundo É Nosso

RENOVAÇÃO DO PASSAPORTE

Como contamos acima, não é possível renovar o passaporte. Você precisará fazer todo o processo para tirar um novo. Nós já publicamos um post com o passo a passo, inclusive ilustrado com um vídeo que auxilia no preenchimento dos formulários no site da Polícia Federal.

 

VALIDADE DO PASSAPORTE

O passaporte brasileiro atual é válido por 10 anos, mas há algumas situações especiais em que o documento vale por um período mais curto. É o caso dos menores de 18 anos, conforme as informações abaixo:

  • 0 a 1 ano de idade – Validade de 1 ano
  • 1 ano completo a 2 anos incompleto – Validade de 2 anos
  • 2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos
  • 3 anos completos a 4 anos incompletos – 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos
  • 18 anos completos ou mais – Válido por 10 anos

 

VISTOS

Se há vistos dentro da validade no seu passaporte vencido, você poderá continuar usando o documento antigo junto do novo na maioria dos casos, para mostrar o visto. De toda forma, é sempre bom confirmar com a embaixada ou consulado do país para ver se será necessário tirar um novo visto.

+ 9 países pra você viajar apenas com o RG
+ Lista de destinos que não exigem visto de brasileiros

* Com informações da Polícia Federal

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *