Parece algo inimaginável, mas quando chove no lugar mais seco do mundo o colorido toma conta da paisagem árida e deixa o Deserto do Atacama florido! Esse é um fenômeno raro, que acontece a cada cinco ou sete anos, mas que ocorreu nesse final de agosto no Chile.

A última florada do deserto tinha sido em 2015, mas a anterior apenas em 1997, ou seja, há vinte anos. O acontecimento mais frequente nos últimos anos pode ser explicado pelo El Niño, que trouxe um pouco mais de chuva para a região.

DESERTO DO ATACAMA FLORIDO

É algo impressionante ver um lugar famoso por suas terras áridas, apesar das paisagens de tirar o fôlego, ser tomado por campos coloridos e floridos.

Deserto do Atacama florido, no Chile (Foto via Shutterstock)
Foto via Shutterstock

Alguns especialistas dizem que nesse ano o florescimento foi o maior das últimas décadas por conta da maior quantidade de chuvas na região localizada no norte do Chile. Além daqui, o fenômeno acontece apenas em outros dois desertos no mundo, um nos Estados Unidos e outro na Austrália.

Nossa amiga Carla Boechat, do blog Fui, Gostei, Contei, foi ver de perto no último domingo (3) esse espetáculo da natureza e compartilhou algumas fotos com a gente.

Deserto do Atacama florido, no Chile (Foto: Cortesia/Carla Boechat)
Foto: Cortesia/Carla Boechat
Deserto do Atacama florido, no Chile (Foto: Cortesia/Carla Boechat)
Foto: Cortesia/Carla Boechat

 

ONDE FICA O DESERTO DO ATACAMA FLORIDO

Apesar de ser chamado de Atacama, o Deserto Florido não fica na região de San Pedro de Atacama, cidade bem conhecida dos brasileiros e de onde partem os famosos passeios. O deserto floresce nas proximidades de Copiapó, a cerca de 800km dali e praticamente a mesma distância da capital Santiago.

A Carla fez um bate-volta saindo de San Pedro de Atacama e contou todos os detalhes num post no blog dela. Apesar da distância, ela disse que valeu a pena!

 

COMO SABER QUANDO O DESERTO VAI FLORESCER

É difícil ter uma previsão de quando será a próxima vez que o deserto irá ficar todo colorido novamente. Tudo depende do regime de chuvas para que esse evento raro aconteça. Mas se você pensa em planejar uma viagem pra lá, vale, além de ter sorte, acompanhar os boletins meteorológicos. Pois se houver chuva na região, alguns meses depois o deserto pode sim ficar florido!

Uma publicação compartilhada por Chile Travel (@chiletravel) em

+ Veja hotéis com desconto em Copiapó
+ 10 motivos pra você viajar pra Santiago
+ Guia completo pra sua viagem ao Atacama
+ Tudo pra planejar sua ida ao Chile

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Uma resposta
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.