Dor de ouvido no avião: Como evitar este e outros desconfortos

Não é raro algum passageiro sentir dor de ouvido no avião e também desconforto abdominal e náuseas. Isso porque quando voamos nosso organismo sofre com a altitude, baixa pressão e oxigenação. Apesar disso, é possível sim evitar alguns destes incômodos durante um voo. Neste post damos algumas dicas para que esse problema não ocorra mais em suas próximas viagens. Confira:

DOR DE OUVIDO NO AVIÃO: COMO EVITAR

A queixa de alguns passageiros sobre sentir dor de ouvido no avião e também náuseas e desconforto abdominal ocorre mais durante à aceleração e desaceleração da aeronave. Segundo o dr. Marco Cantero, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, isso está relacionado a um ambiente com menos pressão de ar: “Menos pressão atmosférica leva a um aumento do volume dos gases dentro do nosso organismo”, explica o especialista.

Dor de ouvido no avião (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Para evitar a dor de ouvido no avião o médico sugere: “No procedimento de descida da aeronave tapar o nariz com os dedos da mão e engolir com a boca fechada algumas vezes”.

Já para diminuir as dores abdominais, o Dr. Marco Cantero aconselha: “Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso e não tomar refrigerante antes e durante o voo. Dê preferência à água”.

Dor de ouvido no avião (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

O médico também sugere que pessoas que tenham crises de labirintite já entrem medicadas no avião. Claro que sempre tomando o remédio que tenha sido receitado por seu médico. Já os mais sensíveis a náuseas devem evitar o uso de refrigerantes.

E você tem alguma dica para evitar dor de ouvido no avião? E náuseas e dores abdominais? Conte pra gente nos comentários!

+ Médico especialista dá dicas de como evitar passar mal no avião
+ Micos de viagem: Saiba como não cometer gafes
+ Veja ferramentas úteis que podem salvar a sua viagem
+ Como comprar dólar e outras moedas com melhor preço: Cinco dicas infalíveis

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Maria Luiza disse:

A única coisa que resolveu a dor de ouvido do meu namorado foi associar estratégias de mastigação, bocejo com o uso de protetores auditivos específicos para equalizar a pressão no ouvido. Ele usa Comfort Fly e dá resultado.

Carla disse:

Sofro muito com as dores no ouvido em viagens aéreas. Tentei de tudo…hoje faço uma preparação com antinflamatório 3 dias antes de viajar, intensificando, diminuindo o espaço de tempo entre os comprimidos no dia do vôo. Foi o que me ajudou a diminuir a dor que era insuportável. Quando conto, as pessoas não tem noção de tamanha dor!

Bernadete Aguiar disse:

Sempre sofri dores nos ouvidos em viagens aéreas. Mascar chicletes, tampar nariz e soprar, bocejar, nada disso funcionava. Ultimamente mastigava amendoins.
Em minha última viagem, recente, a passageira do assento ao lado me indicou o uso de fones de ouvido com volume alto.
Maravilha!
De 6 pousos, em apenas 1 senti um leve desconforto.
Como sempre pesquisei a respeito e nunca vi essa orientação, fica a dica.