O divertido elevador de Praga sem portas e que não para nunca; vídeo

Imagine um elevador sem portas e que não para nunca? Embora pouca gente conheça, o elevador de Praga, localizado na prefeitura da capital da República Tcheca, é um dos únicos no mundo que se move sem parar que ainda restam.

Como disse, pouquíssima gente que vem a Praga conhece essa engenhoca que é bem divertida, apesar de ela ficar bem no meio do centro turístico. Nós só fomos lá depois que vimos a dica da apresentadora Didi Wagner. E não havia mais nenhum turista no prédio.

O ELEVADOR DE PRAGA QUE NÃO PARA NUNCA

+ Veja mais vídeos como esse no canal do YouTube

Esses modelos de elevadores chamados de Paternoster (saiba mais) foram criados nos anos de 1860 pelo arquiteto inglês Peter Ellis e se tornaram comum em alguns países da Europa. Hoje restam poucos em funcionamento e alguns deles ficam na capital da República Tcheca, um no prédio da prefeitura.

+ Quanto custa viajar pra lá? Veja preços
+ Quando ir: Qual a melhor época pra viajar?
+ Dicas, o que saber e como evitar golpes na cidade

“Mas o que tem de diferente nesse elevador além de ser velho?”, você pode se perguntar. Acontece que esse elevador de Praga é de madeira, não tem portas, nem botões e não para nunca. Isso mesmo, ele continua sempre em movimento, sem diminuir ou aumentar a velocidade, mesmo durante o embarque e o desembarque dos passageiros. É preciso ser rápido e tomar cuidado para não se machucar.

O elevador de Praga que não para nunca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em cada andar, são duas portas e cada uma sempre tem a mesma direção: ou sobe ou desce. As cabines, que não param nunca, funcionam num sistema de loop, ou seja, ela sobe até o fim do elevador, “dá a volta” e retorna pelo outro lado.

+ Encontre hotéis na cidade com até 50% de desconto

ONDE E QUANDO VISITAR O ELEVADOR DE PRAGA

Esse elevador fica na Prefeitura de Praga, encontrada nos mapas como Pague City Hall (Praça Mariánské náměstí 2/2). Há também outro no Palácio YMCA (Na Poříčí 1041/12). O horário coincide com o horário de funcionamento da prefeitura, em dias úteis normalmente no horário comercial, tento alguns dias com horários alterados. O prédio não abre nos finais de semana.

Como não é uma atração turística, ao chegar na recepção diga ao atendente apenas que irá conhecer o Paternoster (o elevador). O funcionário que estava lá no dia em que nós fomos achou até engraçado, tipo “por que alguém vem conhecer um elevador?”.

Já conheceu em algum lugar ou tem mais alguma dúvida sobre o elevador de Praga? Deixe seu comentário!

+ Veja hotéis na cidade com até 50% de desconto
+ Todas as dicas pra você aproveitar a cidade

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *