Como é a imigração em Zurique, Na Suíça: Dicas e documentos

Quem sai do Brasil a bordo de um dos voos da Swiss e tem como destino final a Suíça ou boa parte da Europa, faz a imigração em Zurique. Ou seja, mesmo que seu voo seja para Roma ou Paris e você só faça uma conexão na capital suíça, sua imigração será aqui.

Isso acontece para passageiros que tenham como destino os países membros do Espaço Schengen, que é a área de livre fronteira europeia, como falaremos mais abaixo.

Mas como é a imigração em Zurique? Se por um lado brasileiros não precisam de visto, há uma série de documentos para passar sem problemas pelos agentes, entre eles o passaporte válido, passagens e o seguro viagem obrigatório.

COMO É A IMIGRAÇÃO EM ZURIQUE, NA SUÍÇA

Eu passei pela imigração em Zurique sem problemas e o processo no Flughafen Zürich foi bem tranquilo. Eu tinha como destino a própria Suíça, mas passageiros em conexão, desde que estejam com toda a documentação em mãos, também não devem enfrentar dificuldades. Ao entregar os documentos, apenas me perguntaram quantos dias eu ficaria e o motivo da viagem.

+ O que fazer numa conexão na cidade?

Como é a imigração em Zurique, Suíça
Aeroporto de Zurique, na Suíça

| PRECISA DE VISTO?

Brasileiros que visitam a Suíça e outros países do Espaço Schengen (veja quais abaixo) não precisam de visto para viagens a turismo. A permanência máxima é de 90 dias.

MEMBROS DO ESPAÇO SCHENGEN: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Se você viaja pra qualquer país desses e saiu do Brasil voando Swiss pra capital suíça, você fará a imigração em Zurique. No voo seguinte, após a conexão, você não passará novamente pela imigração se for se deslocar dentro do Espaço Schengen.

| SEGURO OBRIGATÓRIO

Todos os países membros do Espaço Schengen exigem de brasileirs um seguro viagem obrigatório e que pode ser pedido na imigração. Esse seguro é vendido facilmente no Brasil e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros.

Nós sugerimos que você faça a cotação no site da SegurosPromo, que é nossa parceira e é um buscador que encontra os melhores preços entre as mais importantes seguradoras do Brasil.

Além de não ser tão caro, ele garante a sua segurança em caso de imprevistos com problemas de saúde, atrasos de voos e até extravios de malas. Eu já quebrei a coluna no Chile e fui resgatado de helicóptero… já imaginou quanto isso teria custado se eu não tivesse seguro?

Você pode fazer a cotação online e escolher o seguro pra Europa que mais tem a ver com seu perfil. Todos já terão a exigida cobertura mínima de 30 mil euros. Se você usar o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 ganha descontos, que podem ser maiores no pagamento por boleto bancário.

Foto do aeroporto - Como é a imigração em Zurique, Suíça

| DOCUMENTOS PARA IMIGRAÇÃO EM ZURIQUE

Se você chega à Europa por Zurique, o governo da Suíça faz uma série de recomendações sobre os documentos que podem ser exigidos na imigração. Para que o processo seja mais tranquilo, é bom você tê-los em mãos, impressos. Abaixo você confere a lista deles:

  • Passaporte com validade de no mínimo três meses (contando a data de saída do Espaço Schengen);
  • Seguro viagem obrigatório válido no Espaço Schengen (simule com descontos);
  • Passagem de volta (para fora do Espaço Schengen) já marcada;
  • Comprovante de hospedagem (reservas de hotéis ou de aluguel de casas e apartamentos; ou uma carta convite caso vá ficar na casa de um amigo legalizado);
  • Caso necessário, ser capaz de demonstrar o propósito da permanência na Suíça ou países de Schengen (como um itinerário de viagem);
  • Documentos que comprovem que você tem recursos financeiros para cobrir toda a duração da viagem (como dinheiro em espécie, cartões de créditos internacionais e suas faturas ou até mesmo extrato bancário). O governo suíço recomenda que você tenha pelo menos CHF 100 (cerca de €88) por dia. Estudantes com autorização de estudos no país devem comprovar, caso solicitados, a quantia de CHF 30 (cerca de €26) por dia.

Há ainda a observação de que o turista não pode ter sido expulso da Suíça e também não deve representar nenhum risco à ordem pública, à segurança interna, à saúde pública ou às relações internacionais de um país do Espaço de Schengen.

+ Melhor preço no seguro obrigatório pra Europa
+ Veja hotéis na cidade com descontos
+ O que fazer numa conexão longa na cidade
+ Todas as dicas pra curtir o melhor da Suíça

À primeira vista, pode parecer muita exigência. Mas essa documentação é bem simples de você se organizar e levá-la impressa para passar na imigração em Zurique com tranquilidade. Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário! Lembrando que nós sempre falamos aqui de viagens a turismo.

*Com informações da Secretaria de Estado de Migração e Consulado Geral da Suíça no Brasil

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Breno disse:

Parabéns pelo Blog. Excelentes dicas.
Tenho uma dúvida: estamos vacinados e queremos fazer uma eurotrip agora em novembro.
Nossa passagem é Recife – entrada por Lisboa – Paris (3 dias) e depois Zurique de trem.
Tem alguma restrição de trânsito entre os países europeus?
Consigo fazer essa viagem preenchendo os requisitos necessários?
Se vc puder ajudar, agradeço demais!

Oi, Breno, tudo bem? Muito obrigado mesmo!
Como a dúvida é sobre a pandemia, o que a gente tem sempre recomendado aqui é checar as exigências com os consulados dos países aqui no Brasil ou até mesmo com o Itamaraty. Estamos fazendo assim porque essas regras mudam a toda hora e o melhor é você consultar a fonte oficial pra não ter problemas.
No seu caso, o principal é consultar o consulado português, já que você fará a imigração por lá. Mas vale também checar com os demais pra se sentir mais seguro.
Abraços e ótima viagem!

Carlos Alberto disse:

Vc passou dicas excelentes.

Oi, Carlos, tudo bem?
Muito obrigado, fico feliz em ajudar!

Abraços

Luciana Souza Vieira disse:

Boa noite, estou no Brasil desde 25 de Janeiro, moro em Lisboa, tenho residência, comprei minha passagem para dia 09/04/2021, com conexão em Zurique, quais documentos precisarei apresentar, além do cartão de residência, e do teste do covid? Desde já agradeço pela atenção

Oi, Luciana, tudo bem?
Por conta das restrições impostas pela pandemia, a sugestão nesse momento é consultar a companhia aérea, mesmo que você seja residente na Europa. Eles irão ter a informação atual sobre a documentação, testes, entre outros. Sinto não poder ajudar, mas é que isso muda muito e depende muito do local de entrada na Europa.
Abraços e ótima viagem!

Kathaleen disse:

Olá tudo bem ? Obrigada pelas dicas!
Então eu e meu marido vamos para o Brasil em dezembro para visitar, moramos em londres, temos escala em Zürich de horas, gostaríamos de ir no centro, você sabe se nós podemos sair do aeroporto? 😊 obrigada.

Oi, Katty, tudo bem?
Acho que tudo vai depender do passaporte de vocês. Caso seja brasileiro, teria que ver se os países da Schengen já terão aberto as fronteiras pra nós.
Abraços e ótima viagem!

Leandro Romero disse:

Olá tudo bem ?
Sou residente em Londres e farei uma viajem para o Brasil, o retorno terei uma conexão em Zurich de 20h, sabe se consigo dar uma passeada pela cidade sem precisar do Seguro viajem ? Pois ate poderia pegar uma passagem com menos tempo de espera mas ja que estou por ai né porque não.

Oi, Leandro, tudo bem?
Se você só tiver passaporte brasileiro é preciso sim do seguro viagem, já que ele pode ser pedido na imigração.

Aproveita pra fazer a cotação pois esse site compara os preços das melhores seguradoras e está com promoções com descontos.

Abraços e boa viagem!

Samantha disse:

Boa tarde! Tenho um vôo do Rio para Londres, que faz conexão de 1h35 em Zurich. Nesse caso, preciso passar pela imigração do aeroporto de Zurich?

Oi, Samantha, tudo bem?
Não. Como a Inglaterra não fica no Tratado de Schengen, que é a zona de livre fronteira da Europa, você só fará a imigração em Londres.
Abraços e boa viagem!

Cintia Rodrigues da silva disse:

Boa noite estou planejando ir pra suiça, tenho uma duvida, vou passar primeiro em Paris, mesmo eu fazendo a imigração em paris eu vou precisar fazer na suiça tbm, estou vendo de ir de trem de Paris para zurique… obrigada

Oi, Cintia, tudo bem?
Você fará a imigração só em Paris, não precisará novamente em Zurique.
Só lembrando que o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser pedido na imigração. Sugiro que faça a cotação pra encontrar os melhores preços nesse site https://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=imigracaozurique;
Abraços e ótima viagem!

Jacque disse:

Boa noite ! Tudo bem?
Agradeço muito pela sua postagem.
Meu namorado é Suiço e planejamos que eu vá visitá-lo porém não tenho como comprovar a renda necessária é possível uma carta onde ele declare que vou ficar em sua casa e ele será responsável pelos meus gastos? Gratidão

Oi, Jacque, tudo bem?

Infelizmente não quer dizer que irão te pedir, mas isso podem sim ser exigido e pode ser um fator que impeça sua entrada. Então o que sugiro é, além de uma certa quantia em dinheiro vivo, que você faça um cartão pré-pago, por exemplo, ou use seu cartão de crédito pra comprovar que tem dinheiro suficiente, mesmo que você não o gaste.

Abraços e ótima viagem!

Yuri Chiba disse:

Boa Noite!! E se o país de destino não é membro do espaço Schengen?? Como a Inglaterra por exemplo. Há a necessidade de visto?? Desde de já agradeço.

Oi, Yuri, tudo bem?
Vai depender do país, mas por exemplo o Reino Unido também não exige visto de brasileiros.
Abraços!

Emmile Tanatielle disse:

Olá, primeiramente gostaria de agradecer por suas dicas elas são realmente importantes 🙂
Estou programando uma viagem para o Japão e a conexão é em Zurique, preciso de visto de trânsito?

Oi, Emmile, tudo bem?
Muito obrigado! Não precisa não, brasileiros não precisam de visto pra Suíça. Mas você precisará desses documentos que falamos no post!
Abraços e ótima viagem!

Evelin disse:

Olá Rafael, adorei as dicas. Farei conexão em Zurique no total de 7 horas. Desejo conhecer o centro, entretanto não possuo reserva em hotel e sim no Airbnb, neste caso também serve como documento para imigração ou não?

Oi, Evelin, tudo bem?
Que ótimo, fico feliz em ajudar.Você pode sim comprovar sua hospedagem com a reserva do Airbnb. É sempre bom levar impresso! Aproveitando, aqui você encontra dicas pra sua conexão em Zurique https://www.essemundoenosso.com.br/conexao-em-zurique-o-que-fazer/ 

Abraços e ótima viagem!

Sandra Maria Costa Serra disse:

Ola
Irei para Amsterdam com conexão em Zurich,preciso de seguro viagem? E carta convite?irei ficar na casa de amigos. Estou levando só dinheiro em espécie e não cartões de créditos,mesmo assim preciso levar comprovantes bancários?

Oi, Sandra, tudo bem?
Sim, você precisa de todos os documentos que indicamos aqui no post pra viagem toda. Dá uma olhadinha de novo 🙂

Abraços e boa viagem!

Gislaine Marques disse:

Boa tarde,
Meu marido e eu tenho uma conexão em Zurique de 23h antes de ir para Lisboa, então pensamos em conhecer um pouco de Zurique. O seguro viagem feito para nossa viagem em Lisboa serve para podermos sair do aeroporto de Zurique?
Preciso ter reserva em um hotel de Zurique para essas 23h de conexão?

Muito obrigada pela ajuda!!!

Oi, Gislaine, tudo bem?
Se o seguro tem a data de início no dia em que vocês chegam na Europa, ele serve sim pra Suíça também. Aqui você encontra sugestões do que fazer na conexão https://www.essemundoenosso.com.br/conexao-em-zurique-o-que-fazer/
Sobre o hotel, se a conexão for durante a noite, eu faria. Já vi casos em Paris que deu rolo por causa de conexão sem hotel. Dá uma olhada aqui pra ver hotéis com preços bons e até com opção de cancelamento grátis em Zurique.
Abraços e ótima viagem!

Katleen Alves disse:

Olá, primeiramente muito obrigada pelas informações,

Eu irei para Suiça em Março e gostaria de saber na hora da comprovação financeira eu estou pensando em apenas levar a moeda do país apenas em espécie sem cartões ou cheques…

Isso implicara na imigração é necessário ter cartões também ou eu passo tranquilo só com o dinheiro em mãos?

Obrigada.

Oi, Katleen, tudo bem?
Não é exigido que tenha cartão não desde que você consiga comprovar o que é recomendado pra toda sua viagem.
Abraços!

Line disse:

Bom dia,
Meu namorado é italiano porém mora na Suiça e tem visto de trabalho,ele pode me dá uma carta convite para ficar em sua casa mesmo não sendo cidadão suíço??
Desde já agradeço.

Oi, Line, tudo bem?
Se ele tem moradia fixa, pode sim, já que os dois países fazem parte do Acordo de Schengen.
Abraços e boa viagem!

Allysson Takebayashi disse:

Olá, primeiramente obrigado pelas informações!

Vou fazer conexão na em Zurique, Japão – Zurique – Brasil, tenho 7h20 de conexão e gostaria de fazer um passeio pela cidade.

Mesmo sendo por um período curto de horas é necessário o seguro viagem?

Obrigado mais uma vez! 😉

Oi, Allysson, tudo bem?
É bom fazer sim, porque pode ser exigido na imigração. Além disso, é sempre bom viajar com seguro. Eu já me machuquei, fui resgatado de helicóptero e fiquei internado. Já pensou quando eu teria que pagar? O seguro é barato e evita dores de cabeça com imprevistos.
Abraços e boa viagem!

Clau disse:

Olá tudo bem? Estou com um voo agendado pra abril e quando comprei a conexão era de 1:30 agora mudou sendo apenas 40 minutos! O meu voo e pela swuiss saio de Berlim e faço conexao em Zurique e de Zurique brasil o meu receio é será que 40 minutos e o suficiente pra essa conexão. Perguntei pra companhia que me vendeu mas o retorno foi que o tempo seria suficiente! Tô preocupada ainda assim

Oi, Clau, tudo bem?
Como o voo é pela mesma companhia, não precisa se preocupar. Eles são responsáveis pela sua conexão. E deve dar tempo sim, mesmo que eles te ajudem a passar mais rapidamente pela imigração ou até mesmo atrasem o voo. 

Abraços e boa viagem!

Mariana disse:

Olá, airbnb nao previsa d carta convite?? Basta a reserva ??

Oi, Mariana, tudo bem?
Isso, o Airbnb funciona como uma reserva de hotel.

Abraços!

Marcia Cristian disse:

Oi Rafael, vou pra Amsterdã mas com conexão em Zurique e não falo nada de inglês. Vou encontrar com meu marido que já vai estar na Holanda fazendo um curso de aperfeiçoamento pro trabalho dele e vou no final do curso e tiraremos uns dias de férias por lá e ele fala inglês, mas faço a imigração sem ele. Eles tem tradutores ou vou só mostrando os documentos? . Vou estar com uma criança de quase 4 anos.

Oi, Márcia, tudo bem?
Normalmente eles não têm tradutores, mas se houver alguma dificuldade devem encontrar alguém que fale espanhol, pelo menos. Mas pra facilitar, leve todos os documentos certinhos separados e impressos numa pastinha para mostrá-los caso seja necessário.

Abraços e boa viagem!

Daniele disse:

Ola boa noite !
Vou para a Suiça , porem so falo portugues do Brasil , consigo passar na imigraçao em zurique ou terei problemas ?
Obrigada .

Oi, Dani, tudo bem?
Como você só fala português, a recomendação é levar todos os documentos certinhos impressos em uma pasta para poder mostrar caso seja solicitado.
Abraços e boa viagem!

jocie disse:

ola nao entedi, vc disse que conexao em zurique a imigração é la mesmo que va para outro pais.

Mas depois vi falando que se nao sair do aeroporto nao passa pela imigração, então faz no outro pais?

Preciso fazer dois checkin nas conexões ou um unico saindo do brasil, sendo que vou em companhias parceiras (ederweiss e swiss). Obrigada

Oi, Joice, tudo bem?
Vamos lá. Tudo depende do seu destino final. Se seu voo chega à Europa pela Suíça e depois você vai pra França, por exemplo, sua imigração é apenas na Suíça. Depois, dentro da Europa (região do Acordo de Schengen) é como se fosse um voo doméstico de um estado pro outro no Brasil.

Abraços

Selma disse:

Meu filho vai p Irlanda, com escala em Zurique e Genebra, e em Genebra vai ficar 17h,seria melhor ele dormir no próprio aeroporto, já que ele está na conexão? ele está entrando com carta convite, ele vai de férias na casa de um amigo, será que ele passa na imigração da Irlanda ou Zurique, ele não fala nada em Inglês,

Oi, Selma, tudo bem?
Se ele sair do aeroporto em Zurique, terá que passar pela imigração e precisará inclusive do seguro viagem e de todos os documentos que citamos. Como a conexão é muito longa, acho que vale sim ele passear, se for durante o dia. A dificuldade fica mesmo por ele não falar nem inglês, né? Se ele não sair do aeroporto, ele só fará a imigração na Irlanda. Vale levar toda a documentação numa pastinha, por conta da dificuldade com o idioma.

Abraços

SAMEA MARIA disse:

Oi, vou viajar pra suécia com conexão por zurique, minha conexão é de 1:30 de espera, será se dar tempo de passar pela imigração e pegar o próximo voo? Outra dúvida é as documentaçoes precisam ser em inglês,tipo papel do seguro, passagem de volta…?
Obrigada pelas informações

Oi, Samea, tudo bem?
Deve dar tempo sim, a imigração em Zurique costuma ser bem ágil. Sobre a documentação, se você tiver como, o ideal é sim levar em inglês.

Abraços e boa viagem!

Pérola Teixeira disse:

Olá!!!

Vou visitar meu namorado na Grécia, ele é grego nos conhecemos quando trabalhávamos em navios de cruzeiros. Ele é um ser teimoso e não quer me dar a carta convite porque informa que não precisa. Não sei onque fazer. Tenho o seguro viagem e dinheiro comigo e passagens. Tenho carimbos das vezes que entrei até em Zurich tenho. Será que terei problemas.???

Oi, Pérola, tudo bem?
É difícil eu te dizer, pois é o recomendado pelo governo e pode ser exigido. Infelizmente é a regra, embora ele ache que não.

Abraços

Lucile Lima disse:

Olá! Muito obrigada pelo seu post, a minha dúvida é que vou viajar com a minha mãe e ela é idosa e não sabe nada de inglês nem espanhol, saberia informar se podemos passar juntas na imigração ou é separado? Obrigada desde já!

Oi, Lucile, tudo bem?
Fique tranquila, nesses casos, quando estamos com idosos ou crianças, eles não se importam de familiares passarem juntos pra ter apoio.

Abraços e ótima viagem!

Vanessa silva disse:

Olá! Viajo para Barcelona com conexão em Zurique, pretendo fazer em BCN um curso de 12 semanas, isso fica dentro dos 90 dias mesmo chegando uma semana antes do início do curso? Como é feita a contagem, por dias a partir da chegada, ok?

Oi, Vanessa, tudo bem?
Os 90 dias são contados a partir do momento que você entra na Europa.

Abraços e boa viagem!

Renata disse:

Bom dia!

Vou pra Itália em outubro com conexão em Zurique! Quanto ao idioma na imigração, ela é feita tranquilamente em inglês ?

Oi, Renata, tudo bem?
Sim, a melhor maneira de passar pela imigração em Zurique é falando inglês, é tranquilo.

Abraços e boa viagem!

Carol disse:

Bom dia. Minha dúvida é com relação a quantia. Vou para Suiça, fico por um período, e vou para Amsterdam, fico mais um período e volto para Suíça. Preciso realmente dos CHF 100 por dia ou consigo passar com menos? Quando eu for pra Amsterdam, saindo da Suíça, preciso levar todos os comprovantes de novo? Como funciona para passar com faturas?

Oi, Carol, tudo bem?
Esses limites variam mesmo de país pra país. O que você deve levar em conta é o país onde você fará a imigração na Europa, ou seja, no seu caso é a Suíça. Você não fará novamente imigração quando for pra Holanda, será como uma viagem “doméstica”. Sobre comprovar com cartão, você pode levar algumas cópias mais recentes da sua fatura, que mostre o seu limite de crédito. Mas é sempre bom ter alguma quantia em dinheiro, pode ser Euros, dólares ou a moeda local.

Abraços e boa viagem!

Jhonatan disse:

Olá Rafael, tudo bem?

Em Outubro irei para a Berlin, com entrada e saída da UE por Zurique. No voo de retorno, devo passar pela imigração de Zurique também? Em caso afirmativo, quanto tempo demora essa passagem pela imigração na volta? (Minha conexão é de apenas 40 minutos :/)

Oi, Jhonatan, tudo bem?
Isso mesmo, sua imigração na saída também será em Zurique. Se eu voo é com uma única passagem e pela mesma empresa, não precisa se preocupar muito, pois eles são responsáveis pela sua conexão. Já se são dois trechos separados, eu tentaria mudar, já que só o embarque pro Brasil já começa faltando 40min pro voo, sem contar o tempo da imigração.

Abraços e ótima viagem!

Luzia disse:

Ola boa tarde Minha ultima entrada em Zurich foi dia 21\02\19 com saida dia 18\05\19 com esse acordo Schengem estou querendo voltar dia 26\\08\19 porem nao sei fazer essa conta na calculadora Schengem para saber se posso fazer essa viagem sem correr riscos gostaria que alguem pudesse me ajudar nessa conta .Obrigada

Oi, Luzia, tudo bem?
Não entendi, as datas não têm relação com Schengen. Se você saiu dentro do prazo e sua situação está legal na região, você pode retornar novamente a turismo sim por mais 90 dias.

Abraços

Aparecida disse:

Boa noite! Vou para Praga em outubro e conexão em Zurique. Quanto tempo demora para passar na imigração?

Oi, Aparecida, tudo bem?
A minha foi bem rápida, não devo ter levado mais de 20 min.

Abraços e boa viagem!

Martina disse:

Boa tarde Rafael, tudo bem?

Meu destino final é Japão, com conexão em Zurique, preciso do seguro?

Desde já agradeço

Oi, Martina, tudo bem?
Se você não for sair do aeroporto não precisará fazer a imigração em Zurique.

Abraços e ótima viagem!