Como é a imigração em Zurique, Na Suíça: Dicas e documentos

Quem sai do Brasil a bordo de um dos voos da Swiss e tem como destino final a Suíça ou boa parte da Europa, faz a imigração em Zurique. Ou seja, mesmo que seu voo seja para Roma ou Paris e você só faça uma conexão na capital suíça, sua imigração será aqui.

Isso acontece para passageiros que tenham como destino os países membros do Espaço Schengen, que é a área de livre fronteira europeia, como falaremos mais abaixo.

Mas como é a imigração em Zurique? Se por um lado brasileiros não precisam de visto, há uma série de documentos para passar sem problemas pelos agentes, entre eles o passaporte válido, passagens e o seguro viagem obrigatório.

COMO É A IMIGRAÇÃO EM ZURIQUE, NA SUÍÇA

Eu passei pela imigração em Zurique sem problemas e o processo no Flughafen Zürich foi bem tranquilo. Eu tinha como destino a própria Suíça, mas passageiros em conexão, desde que estejam com toda a documentação em mãos, também não devem enfrentar dificuldades. Ao entregar os documentos, apenas me perguntaram quantos dias eu ficaria e o motivo da viagem.

+ O que fazer numa conexão na cidade?

Como é a imigração em Zurique, Suíça
Aeroporto de Zurique, na Suíça

| PRECISA DE VISTO?

Brasileiros que visitam a Suíça e outros países do Espaço Schengen (veja quais abaixo) não precisam de visto para viagens a turismo. A permanência máxima é de 90 dias.

MEMBROS DO ESPAÇO SCHENGEN: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Se você viaja pra qualquer país desses e saiu do Brasil voando Swiss pra capital suíça, você fará a imigração em Zurique. No voo seguinte, após a conexão, você não passará novamente pela imigração se for se deslocar dentro do Espaço Schengen.

| SEGURO OBRIGATÓRIO

Todos os países membros do Espaço Schengen exigem de brasileirs um seguro viagem obrigatório e que pode ser pedido na imigração. Esse seguro é vendido facilmente no Brasil e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros.

Nós sugerimos que você faça a cotação no site da SegurosPromo, que é nossa parceira e é um buscador que encontra os melhores preços entre as mais importantes seguradoras do Brasil.

Além de não ser tão caro, ele garante a sua segurança em caso de imprevistos com problemas de saúde, atrasos de voos e até extravios de malas. Eu já quebrei a coluna no Chile e fui resgatado de helicóptero… já imaginou quanto isso teria custado se eu não tivesse seguro?

Você pode fazer a cotação online e escolher o seguro pra Europa que mais tem a ver com seu perfil. Todos já terão a exigida cobertura mínima de 30 mil euros. Se você usar o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 ganha descontos, que podem ser maiores no pagamento por boleto bancário.

Foto do aeroporto - Como é a imigração em Zurique, Suíça

| DOCUMENTOS PARA IMIGRAÇÃO EM ZURIQUE

Se você chega à Europa por Zurique, o governo da Suíça faz uma série de recomendações sobre os documentos que podem ser exigidos na imigração. Para que o processo seja mais tranquilo, é bom você tê-los em mãos, impressos. Abaixo você confere a lista deles:

  • Passaporte com validade de no mínimo três meses (contando a data de saída do Espaço Schengen);
  • Seguro viagem obrigatório válido no Espaço Schengen (simule com descontos);
  • Passagem de volta (para fora do Espaço Schengen) já marcada;
  • Comprovante de hospedagem (reservas de hotéis ou de aluguel de casas e apartamentos; ou uma carta convite caso vá ficar na casa de um amigo legalizado);
  • Caso necessário, ser capaz de demonstrar o propósito da permanência na Suíça ou países de Schengen (como um itinerário de viagem);
  • Documentos que comprovem que você tem recursos financeiros para cobrir toda a duração da viagem (como dinheiro em espécie, cartões de créditos internacionais e suas faturas ou até mesmo extrato bancário). O governo suíço recomenda que você tenha pelo menos CHF 100 (cerca de €88) por dia. Estudantes com autorização de estudos no país devem comprovar, caso solicitados, a quantia de CHF 30 (cerca de €26) por dia.

Há ainda a observação de que o turista não pode ter sido expulso da Suíça e também não deve representar nenhum risco à ordem pública, à segurança interna, à saúde pública ou às relações internacionais de um país do Espaço de Schengen.

+ Melhor preço no seguro obrigatório pra Europa
+ Veja hotéis na cidade com descontos
+ O que fazer numa conexão longa na cidade
+ Todas as dicas pra curtir o melhor da Suíça

À primeira vista, pode parecer muita exigência. Mas essa documentação é bem simples de você se organizar e levá-la impressa para passar na imigração em Zurique com tranquilidade. Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário! Lembrando que nós sempre falamos aqui de viagens a turismo.

*Com informações da Secretaria de Estado de Migração e Consulado Geral da Suíça no Brasil

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

24 Comments

  1. jocie disse:

    ola nao entedi, vc disse que conexao em zurique a imigração é la mesmo que va para outro pais.

    Mas depois vi falando que se nao sair do aeroporto nao passa pela imigração, então faz no outro pais?

    Preciso fazer dois checkin nas conexões ou um unico saindo do brasil, sendo que vou em companhias parceiras (ederweiss e swiss). Obrigada

    • Oi, Joice, tudo bem?
      Vamos lá. Tudo depende do seu destino final. Se seu voo chega à Europa pela Suíça e depois você vai pra França, por exemplo, sua imigração é apenas na Suíça. Depois, dentro da Europa (região do Acordo de Schengen) é como se fosse um voo doméstico de um estado pro outro no Brasil.

      Abraços

  2. Selma disse:

    Meu filho vai p Irlanda, com escala em Zurique e Genebra, e em Genebra vai ficar 17h,seria melhor ele dormir no próprio aeroporto, já que ele está na conexão? ele está entrando com carta convite, ele vai de férias na casa de um amigo, será que ele passa na imigração da Irlanda ou Zurique, ele não fala nada em Inglês,

    • Oi, Selma, tudo bem?
      Se ele sair do aeroporto em Zurique, terá que passar pela imigração e precisará inclusive do seguro viagem e de todos os documentos que citamos. Como a conexão é muito longa, acho que vale sim ele passear, se for durante o dia. A dificuldade fica mesmo por ele não falar nem inglês, né? Se ele não sair do aeroporto, ele só fará a imigração na Irlanda. Vale levar toda a documentação numa pastinha, por conta da dificuldade com o idioma.

      Abraços

  3. SAMEA MARIA disse:

    Oi, vou viajar pra suécia com conexão por zurique, minha conexão é de 1:30 de espera, será se dar tempo de passar pela imigração e pegar o próximo voo? Outra dúvida é as documentaçoes precisam ser em inglês,tipo papel do seguro, passagem de volta…?
    Obrigada pelas informações

  4. Pérola Teixeira disse:

    Olá!!!

    Vou visitar meu namorado na Grécia, ele é grego nos conhecemos quando trabalhávamos em navios de cruzeiros. Ele é um ser teimoso e não quer me dar a carta convite porque informa que não precisa. Não sei onque fazer. Tenho o seguro viagem e dinheiro comigo e passagens. Tenho carimbos das vezes que entrei até em Zurich tenho. Será que terei problemas.???

  5. Lucile Lima disse:

    Olá! Muito obrigada pelo seu post, a minha dúvida é que vou viajar com a minha mãe e ela é idosa e não sabe nada de inglês nem espanhol, saberia informar se podemos passar juntas na imigração ou é separado? Obrigada desde já!

  6. Vanessa silva disse:

    Olá! Viajo para Barcelona com conexão em Zurique, pretendo fazer em BCN um curso de 12 semanas, isso fica dentro dos 90 dias mesmo chegando uma semana antes do início do curso? Como é feita a contagem, por dias a partir da chegada, ok?

  7. Renata disse:

    Bom dia!

    Vou pra Itália em outubro com conexão em Zurique! Quanto ao idioma na imigração, ela é feita tranquilamente em inglês ?

  8. Carol disse:

    Bom dia. Minha dúvida é com relação a quantia. Vou para Suiça, fico por um período, e vou para Amsterdam, fico mais um período e volto para Suíça. Preciso realmente dos CHF 100 por dia ou consigo passar com menos? Quando eu for pra Amsterdam, saindo da Suíça, preciso levar todos os comprovantes de novo? Como funciona para passar com faturas?

    • Oi, Carol, tudo bem?
      Esses limites variam mesmo de país pra país. O que você deve levar em conta é o país onde você fará a imigração na Europa, ou seja, no seu caso é a Suíça. Você não fará novamente imigração quando for pra Holanda, será como uma viagem “doméstica”. Sobre comprovar com cartão, você pode levar algumas cópias mais recentes da sua fatura, que mostre o seu limite de crédito. Mas é sempre bom ter alguma quantia em dinheiro, pode ser Euros, dólares ou a moeda local.

      Abraços e boa viagem!

  9. Jhonatan disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Em Outubro irei para a Berlin, com entrada e saída da UE por Zurique. No voo de retorno, devo passar pela imigração de Zurique também? Em caso afirmativo, quanto tempo demora essa passagem pela imigração na volta? (Minha conexão é de apenas 40 minutos :/)

    • Oi, Jhonatan, tudo bem?
      Isso mesmo, sua imigração na saída também será em Zurique. Se eu voo é com uma única passagem e pela mesma empresa, não precisa se preocupar muito, pois eles são responsáveis pela sua conexão. Já se são dois trechos separados, eu tentaria mudar, já que só o embarque pro Brasil já começa faltando 40min pro voo, sem contar o tempo da imigração.

      Abraços e ótima viagem!

  10. Luzia disse:

    Ola boa tarde Minha ultima entrada em Zurich foi dia 21\02\19 com saida dia 18\05\19 com esse acordo Schengem estou querendo voltar dia 26\\08\19 porem nao sei fazer essa conta na calculadora Schengem para saber se posso fazer essa viagem sem correr riscos gostaria que alguem pudesse me ajudar nessa conta .Obrigada

    • Oi, Luzia, tudo bem?
      Não entendi, as datas não têm relação com Schengen. Se você saiu dentro do prazo e sua situação está legal na região, você pode retornar novamente a turismo sim por mais 90 dias.

      Abraços

  11. Aparecida disse:

    Boa noite! Vou para Praga em outubro e conexão em Zurique. Quanto tempo demora para passar na imigração?

  12. Martina disse:

    Boa tarde Rafael, tudo bem?

    Meu destino final é Japão, com conexão em Zurique, preciso do seguro?

    Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *