Como começar a juntar milhas aéreas: 7 dicas práticas

Parece fácil pra quem já está acostumado, mas juntar milhas aéreas ainda parece algo distante pra muita gente. Realmente não é fácil acumular pontos nos programas de fidelidade e tem sido cada vez mais custosa a troca dos pontos por passagens aéreas, mas você também pode começar a viajar com milhas.

Muita gente já tem direito resgatar milhas e nem sabe disso. O que acontece? Esses pontos acabam vencendo sem que você nem tenha conhecimento. É por isso que neste post damos o passo a passo pra você começar a juntar milhas aéreas. A partir daí, você vai perceber que existem muitos parceiros e programas que podem deixar aquela viagem dos sonhos ainda mais perto.

 

COMO COMEÇAR A JUNTAR MILHAS AÉREAS

1. ESCOLHA O PROGRAMA
O primeiro passo é você escolher em qual programa irá se cadastrar. Eu tenho cadastro em vários, mas sempre procuro centralizar o acúmulo de pontos em apenas um ou dois. Os principais programas brasileiros são o TAM Fidelidade Multiplus, Smiles (Gol), Tudo Azul (Azul) e Amigo (Avianca). Mas você também você se inscrever em programas de milhagem de empresas estrangeiras.

Alguns programas de milhas aéreas (Arte: Esse Mundo É Nosso)

Pelos links acima, faça seu cadastro gratuito e obtenha seu número fidelidade, que será sua porta de entrada para juntar pontos. Uma dica para escolher o programa mais certo pra você é pensar na empresa que voa para o destino que você quer viajar com milhas (ou tem parceria com alguma companhia, como vamos explicar abaixo) ou qual delas voa a partir da sua cidade. Não é vantajoso você ter pontos na TAM se quem voa pra sua cidade é só a Azul, por exemplo.

 

2. VERIFIQUE SEU CARTÃO DE CRÉDITO
Pelo site do seu banco, telefone ou na própria agência, verifique se seu cartão de crédito já acumula milhas. A maioria dos cartões trabalha da seguinte forma: os pontos acumulados com compras ficam no próprio banco. Então é preciso transferir para o programa de fidelidade desejado de acordo com as regras desse banco (em alguns casos, há exigência mínima de pontos ou até mesmo cobrança de tarifa na transferência).

Ao verificar isso, muita gente descobre que já tinha pontos disponíveis e nem sabia, correndo o risco de perdê-los, já que normalmente existe uma data de vencimento.

 

3. COMO É FEITO O ACÚMULO NO CARTÃO?
Isso varia de banco pra banco, de bandeira para bandeira do cartão de crédito. Quanto mais exclusivo seu cartão ou banco, maior será o acúmulo. Normalmente os programas começam com 1 milha/ponto para cada 1 dólar gasto, podendo chegar a 4 milhas/pontos por dólar. Verifique em que caso você está inserido. Confira uma lista com os melhores cartões de crédito para acumular milhas.

 

4. MILHAS VOANDO NA COMPANHIA
Claro que, por ser um programa de fidelidade, uma das melhores formas de acumular milhas é voando. Apresente seu número de fidelidade toda vez que voar pela empresa aérea escolhida ou por alguma parceira (veja abaixo sobre parcerias). O número pode ser dado no momento da compra das passagens ou no check-in. Há algum tempo, voos promocionais deixaram de acumular pontos na Gol, por exemplo. Por outro lado, tarifas com perfis mais caros juntam mais pontos. Isso varia de empresa pra empresa e vale sempre consultar.

 

5. COMO RESGATAR SUA PASSAGEM?
A partir da transferência dos pontos para os programas de fidelidade das companhias, você consegue trocá-los por passagens aéreas e uma série de outros produtos no site do próprio programa ou na central de atendimento. É neste momento que você descobrirá quantas milhas são necessárias para cada trecho. Normalmente TAM e Gol exigem 10 mil pontos por viagem dentro do Brasil (podendo baixar muito em momentos de promoção – veja imagem abaixo), Azul e Avianca emitem passagens a partir de 5 mil.

Exemplo de resgate com milhas na TAM

 

6. EMPRESAS AÉREAS PARCEIRAS
Algumas companhias brasileiras, principalmente TAM e Gol, mantêm parcerias com outras empresas internacionais. Ou seja, você pode tanto juntar milhas nessas empresas como trocar pontos para voar nelas. Consulte os detalhes nos sites da TAM e da Gol.

 

7. OUTRAS FORMAS DE JUNTAR MILHAS
Se cada vez as companhias aéreas exigem mais milhas na troca por passagens, por outro lado os programas de fidelidade ampliaram e muito as formas de acúmulo, que não se restringem mais ao cartão de crédito ou a quem voa pela empresa.

Cada programa tem seus parceiros, mas é possível juntar pontos em compras em lojas da internet, aluguel de carros, diárias em hotéis, cursos de inglês, telefonia, TV a cabo, estacionamentos, drogarias, restaurantes e muito mais. Vale consultar os parceiros nos sites do TAM Multiplus Fidelidade, Smiles, Tudo Azul e Amigo. Da mesma forma, já é possível usar as milhas não apenas para passagens, mas também em troca de produtos e serviços.

 

RESUMO
Parece um assunto complexo, e até é em certos pontos, mas é preciso dar o primeiro passo. Confira abaixo um resuminho pra você começar então:

1) Cadastre-se no programa da companhia aérea escolhida;

2) Verifique como é feito o acúmulo e transferência de pontos pelo seu cartão de crédito;

3) Dê uma olhada sempre no site do programa escolhido para entender como acumular milhas ou como trocá-las por passagens e outros produtos.

+ 7 dicas para você comprar passagens em promoção
+ Relatos de como é voar em companhias aéreas pelo mundo

 

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. Sergio Pietro disse:

    Interessante, não conhecia o blog, vou passar a acompanhar.

  2. José Carvalho disse:

    Excelente esse programa da tam, já consegui viajar bastante usando, principalmente com os pontos multiplus

  3. Patricia Medeiros disse:

    Adorei!! ótimas dicas… Sempre estou me atualizando em dicas para acumular mais milhas… Espero uma boa promoção para transferir meus pontos e ganhar bônus. Além de viajar com as milha eu também faço a venda delas, pois nem sempre tenho disponibilidade de viajar e para que elas não expirem as vendo-o e garanto um bom dinheiro.. Já fiz a venda para uma empresa do Recife a EloMilhas e recomendo também.. ocorreu tudo certinho! Ah, gostaria de saber mais dicas para acumular pontos Multiplus…

  4. Valeu amigos!Ótimas dicas!Estava precisando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *