Marmaris: Sol e praia na cidade com a noite mais badalada da Turquia

No planejamento da viagem à Turquia, fiquei muito em dúvida se visitava Bodrum (que já contei aqui ser um paraíso) ou Marmaris. Após muita pesquisa, vi que quem já havia ido, fosse brasileiro ou não, ficava dividido entre esses dois dos mais famosos balneários turcos. Foi então que decidi encaixar as duas cidades no meu roteiro. E não me arrependi.

Bodrum e Marmaris são muito diferentes. Enquanto a primeira, às margens do Mar Egeu, tem um charme típico das ilhas gregas, a outra é maior, mais agitada e com a noite mais badalada do país. Não é à toa que visitantes, principalmente jovens, cruzam a Europa para curtir as baladas de Marmaris, uma das mais famosas de todo o continente.

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MARMARIS

Com pouco mais de 35 mil habitantes, Marmaris é um dos destinos preferidos não só dos turistas internacionais, mas também dos turcos. No verão, quando os termômetros dificilmente ficam abaixo dos 30ºC, a cidade é invadida por até 200 mil visitantes. Embora esteja localizada no Mar Mediterrâneo, a praia urbana não é das mais bonitas, pois tem areia e água um pouco escuras. Mas isso não intimida os banhistas, que lotam de espreguiçadeiras toda a orla.

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

Como o principal ali é a praia, procure se hospedar perto dela, mesmo que isso saia um pouco mais caro (a menos que você vá ficar em um dos resorts fora da cidade). Eu fiquei no Otel Dost, que ainda vai ganhar um post, e foi ótimo poder fazer tudo a pé, sem depender de nenhum meio de transporte.

Os principais bares pé na areia ficam à direita da baía de Marmaris, na 207 Sk, praticamente continuação da Atatürk Cd, a principal avenida da praia. Ali é possível curtir o mar nas espreguiçadeiras (em alguns estabelecimentos elas são gratuitas), provar uma delícia da cozinha mediterrânea e tomar uns drinks. A praia é animada, com música e gente jovem.

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já à esquerda da baía fica a marina de Marmaris, de onde partem passeios imperdíveis de barco por toda a região. No calçadão da Kordon Cd é onde estão os melhores restaurantes da cidade com vista para o Mediterrâneo. Não deixe de almoçar por ali ou curtir um happy hour.

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pertinho dali fica Barbaros Cd, o centro nervoso da noite da cidade. São bares e mais bares a perder de vista, completamente lotados até o amanhecer.

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem procura virar a noite na balada, esta é a região. Paralela a Barbaros Cd está a 39 Sk, onde estão as casas noturnas mais agitadas de Marmaris. De longe é possível ouvir a música alta e ver as luzes que cortam o céu da cidade durante a noite toda, não importa o dia da semana.

[vsw id=”62123109″ source=”vimeo” width=”640″ height=”480″ autoplay=”no”]

Independente se você quer ou não aproveitar a noite de Marmaris, a cidade é sem dúvida um polo gastronômico da Turquia. Não deixe de provar as delícias turcas a um preço razoavelmente baixo, normalmente acompanhadas do inesquecível pão pita, enorme e inflado.

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Marmaris, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

Aproveite para montar base na cidade para conhecer as várias atrações locais. Dezenas de agências oferecem tours pelo Mar Mediterrâneo, Pamukkale e Ephesus.

COMO CHEGAR A MARMARIS

Avião

O aeroporto mais próximo de Marmaris é o de Dalaman, a mais ou menos 1h de carro. São diversos voos diários para Istambul, com também cerca de 1h de duração. Para chegar até o aeroporto, utilize os ônibus executivos Havaş, que são confortáveis e muito mais baratos que um táxi (veja os horários de ida e/ou volta para Dalaman).

Ônibus

Marmaris está a 900Km de Istambul e uma viagem de ônibus dura cerca de 12h. Os ônibus na Turquia são confortáveis e com serviço de bordo, mas essa é uma longa jornada, portanto, procure fazê-la durante a noite. Diversos micro-ônibus também ligam a cidade às demais da região, entre elas Bodrum. Embora a distância seja de apenas 165Km, levei mais de 5h para fazer esse trajeto, que incluía uma troca de carro em Muğla, a capital da província de mesmo nome, e muitas serras a serem cruzadas. Para Fethiye (170Km), a viagem leva entre 3h e 4h.

Barco

Famoso também por seu porto, o balneário é uma porta de saída para quem quer viajar à ilha grega de Rhodes, com divesos ferries diários partindo rumo à Grécia na alta estação (menos frequentes no inverno).

QUANDO IR

A primavera e o verão (entre maio e setembro) são as melhores épocas para visitar Marmaris, quando praticamente não há nuvens no céu e os termômetros estão sempre acima dos 30ºC. Já entre novembro e fevereiro chove muito e as temperaturas podem beirar os 5ºC.

+ Veja todas as dicas e relatos da Turquia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *