As praias de Maraú, na Bahia, são lindas e ainda pouco exploradas. Da vila de Barra Grande a Taipu de Fora, a península é cheia de cantinhos de tirar o fôlego. Apesar de muitas terem corais, sempre há alguma área pra banho.

O roteiro básico começa em Barra Grande, onde desembarca a maioria dos visitantes (saiba como chegar). Perto da vila, é possível ir caminhando para pelo menos três delas: Ponta do Mutá, Três Coqueiros e Bombaça. Seguindo pela costa, chega-se à lindíssima Taipu de Fora e suas piscinas naturais. Pela distância, nessa última já é preciso vir de carro, táxi ou até mesmo mototáxi (veja o mapa no final do post).

+ Hotéis na Península de Maraú com desconto e cancelamento grátis

AS MELHORES PRAIAS DE MARAÚ

PONTA DO MUTÁ

Saindo do píer de Barra Grande, dá pra chegar à Ponta do Mutá a pé durante a maré baixa. Se estiver alta, o melhor é passar por dentro da vila, em ruelas e trilhas que vão cortando as casas. Esse local, o mais ao norte da Península de Maraú, fica justamente no encontro do mar com a Baía de Camamu.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por estar de frente para o continente e banhada pelas águas da baía, a Praia da Ponta do Mutá tem águas calmas e um pôr do sol de tirar o fôlego (é o melhor lugar da região). Se ficar até o anoitecer e a maré subir, peça ajuda aos donos dos bares ou algum morador para saber o melhor caminho para voltar à vila. A lanterna do celular será imprescindível.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No local ficam as melhores barracas de praia de Maraú, com espreguiçadeiras e boas opções para comer e beber. Mas o pico do movimento é mesmo no fim de tarde, quando gente de todo canto da península vem para curtir o pôr do sol.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PRAIA DOS TRÊS COQUEIROS

Seguindo a areia e passando por uma curta trilha, chega-se facilmente à Praia dos Três Coqueiros. O movimento aqui já é menor, por ser um pouco mais distante do centrinho. A praia tem muitos corais, mas dá pra encontrar alguns lugares onde é possível entrar na água. De infraestrutura mesmo há apenas alguns pequenos e simples barzinhos, como o Muqueca Bar, mas os preços são muito bons e a comida gostosa.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Praia dos Três Coqueiros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se não quiser vir caminhando desde a Ponta do Mutá, dá pra chegar também de carro, táxi ou mototáxi por dentro da cidade.

 

PRAIA DA BOMBAÇA

Um pouco mais pra frente (eu fiz todas as três a pé mesmo) você chegará à Praia da Bombaça, uma daquelas longas praias bem estilo Nordeste onde você pode se sentir o dono da areia. Quando fui, não havia ninguém na praia… uma delícia ficar ali curtindo o mar. Aqui há apenas algumas casas de locais e de veraneio, portanto não há estrutura de bares ou restaurantes.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Praia da Bombaça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

TAIPU DE FORA

Seguindo pelo litoral (não tente ir a pé, é bem longe) fica Taipu de Fora, eleita uma das praias mais bonitas do Brasil. São mais de um quilômetro de piscinas naturais em plena praia, que é a mais procurada da Península de Maraú. A estrutura é boa, principalmente mais perto da área urbana, com bons restaurantes, bares e barracas de praia, como o Buda Beach Club.

+ Saiba tudo sobre as piscinas de Taipu de Fora

Melhores praias de Maraú, Bahia - Taipu de Fora (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Durante uma noite, trocamos nosso hotel Barra Grande e ficamos em Taipu, na charmosa Pousada Taipu de Fora. Foi perfeito para poder acordar cedo e curtir as piscinas naturais na maré baixa.

 

OUTRAS PRAIAS DE MARAÚ

Infelizmente não tive tempo, mas descendo o litoral depois de Taipu ficam algumas praias de lagoas que os moradores me disseram valer a pena conhecer. Como a Praia do Cassange, ótima para banho e prática de esportes, como caiaque e windsurfe. Bem ali pertinho do mar fica a Lagoa do Cassange, outro cenário que prometia ser bem bonito.

Mais ao sul da península ficam ainda outras duas praias famosas, como Saquaíra (com mar calmo e ondas fracas num antigo vilarejo de pescadores) e Algodões, que é a mais próxima da sede do município, Maraú. Nessa última, na maré baixa, foram-se também piscinas naturais (veja hotéis nessa região).

MAPA DA PENÍNSULA DE MARAÚ

+ Hotéis avaliados por hóspedes com desconto em Maraú
+ Como chegar a Barra Grande e região: Veja dicas de transporte

+ Dica de hotel no centrinho de Barra Grande
+ Onde ficar em Taipu de Fora: Pousada charmosa pé na areia

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
15 respostas
  1. Olá! Estamos pensando em ir,julho/2020, para Itacaré/ Península de Maraú e seguir para Salvador. Dá para fazer todo o deslocamento no nosso carro, que não é 4×4?Grata.

    1. Oi, Fabíola, tudo bem?
      Dá sim, mesmo sem 4×4. A única coisa é você checar mais perto da viagem como está a estrada entre Itacaré e Barra Grande. Se estiver ruim, você pode deixar o carro em Camamu, ir pra Maraú de barco e pegar o carro na volta para seguir pra Salvador.
      Abraços e boa viagem!

  2. Queria saber se a pousada Taipu surf house e bacana? Vamos hospedar lla. Outra coisa vimos uma foto da Praia e Taipu de fora e tinha bastante coral
    Da pra tomar banho de boa?

    1. Oi, Danusa, tudo bem?
      Não acho necessário estar de carro, não. As praias de Barra Grande você consegue inclusive fazer a pé. Para Taipu de Fora e outras praias mais afastadas, vale você alugar um quadriciclo. Todo mundo faz isso!

      Abraços e ótima viagem!

  3. Pessoal, sensacional o post. Bem esclarecedor! Pergunta: vou de itacaré pra lá agora em agosto. Vcs acham que precisa alugar um carro 4×4 ou carro normal aguenta a estrada? Sei que há mtos anos isso não era possível.
    abs. Guilherme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.