Melhores praias de Maraú, Bahia: De Barra Grande a Taipu de Fora

As praias de Maraú, na Bahia, são lindas e ainda pouco exploradas. Da vila de Barra Grande a Taipu de Fora, a península é cheia de cantinhos de tirar o fôlego. Apesar de muitas terem corais, sempre há alguma área pra banho.

O roteiro básico começa em Barra Grande, onde desembarca a maioria dos visitantes (saiba como chegar). Perto da vila, é possível ir caminhando para pelo menos três delas: Ponta do Mutá, Três Coqueiros e Bombaça. Seguindo pela costa, chega-se à lindíssima Taipu de Fora e suas piscinas naturais. Pela distância, nessa última já é preciso vir de carro, táxi ou até mesmo mototáxi (veja o mapa no final do post).

+ Hotéis na Península de Maraú com desconto e cancelamento grátis

AS MELHORES PRAIAS DE MARAÚ

PONTA DO MUTÁ

Saindo do píer de Barra Grande, dá pra chegar à Ponta do Mutá a pé durante a maré baixa. Se estiver alta, o melhor é passar por dentro da vila, em ruelas e trilhas que vão cortando as casas. Esse local, o mais ao norte da Península de Maraú, fica justamente no encontro do mar com a Baía de Camamu.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por estar de frente para o continente e banhada pelas águas da baía, a Praia da Ponta do Mutá tem águas calmas e um pôr do sol de tirar o fôlego (é o melhor lugar da região). Se ficar até o anoitecer e a maré subir, peça ajuda aos donos dos bares ou algum morador para saber o melhor caminho para voltar à vila. A lanterna do celular será imprescindível.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No local ficam as melhores barracas de praia de Maraú, com espreguiçadeiras e boas opções para comer e beber. Mas o pico do movimento é mesmo no fim de tarde, quando gente de todo canto da península vem para curtir o pôr do sol.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Melhores praias de Maraú, Bahia - Ponta do Mutá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PRAIA DOS TRÊS COQUEIROS

Seguindo a areia e passando por uma curta trilha, chega-se facilmente à Praia dos Três Coqueiros. O movimento aqui já é menor, por ser um pouco mais distante do centrinho. A praia tem muitos corais, mas dá pra encontrar alguns lugares onde é possível entrar na água. De infraestrutura mesmo há apenas alguns pequenos e simples barzinhos, como o Muqueca Bar, mas os preços são muito bons e a comida gostosa.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Praia dos Três Coqueiros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se não quiser vir caminhando desde a Ponta do Mutá, dá pra chegar também de carro, táxi ou mototáxi por dentro da cidade.

 

PRAIA DA BOMBAÇA

Um pouco mais pra frente (eu fiz todas as três a pé mesmo) você chegará à Praia da Bombaça, uma daquelas longas praias bem estilo Nordeste onde você pode se sentir o dono da areia. Quando fui, não havia ninguém na praia… uma delícia ficar ali curtindo o mar. Aqui há apenas algumas casas de locais e de veraneio, portanto não há estrutura de bares ou restaurantes.

Melhores praias de Maraú, Bahia - Praia da Bombaça (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

TAIPU DE FORA

Seguindo pelo litoral (não tente ir a pé, é bem longe) fica Taipu de Fora, eleita uma das praias mais bonitas do Brasil. São mais de um quilômetro de piscinas naturais em plena praia, que é a mais procurada da Península de Maraú. A estrutura é boa, principalmente mais perto da área urbana, com bons restaurantes, bares e barracas de praia, como o Buda Beach Club.

+ Saiba tudo sobre as piscinas de Taipu de Fora

Melhores praias de Maraú, Bahia - Taipu de Fora (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Durante uma noite, trocamos nosso hotel Barra Grande e ficamos em Taipu, na charmosa Pousada Taipu de Fora. Foi perfeito para poder acordar cedo e curtir as piscinas naturais na maré baixa.

 

OUTRAS PRAIAS DE MARAÚ

Infelizmente não tive tempo, mas descendo o litoral depois de Taipu ficam algumas praias de lagoas que os moradores me disseram valer a pena conhecer. Como a Praia do Cassange, ótima para banho e prática de esportes, como caiaque e windsurfe. Bem ali pertinho do mar fica a Lagoa do Cassange, outro cenário que prometia ser bem bonito.

Mais ao sul da península ficam ainda outras duas praias famosas, como Saquaíra (com mar calmo e ondas fracas num antigo vilarejo de pescadores) e Algodões, que é a mais próxima da sede do município, Maraú. Nessa última, na maré baixa, foram-se também piscinas naturais (veja hotéis nessa região).

MAPA DA PENÍNSULA DE MARAÚ

+ Hotéis avaliados por hóspedes com desconto em Maraú
+ Como chegar a Barra Grande e região: Veja dicas de transporte

+ Dica de hotel no centrinho de Barra Grande
+ Onde ficar em Taipu de Fora: Pousada charmosa pé na areia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

6 Comments

  1. Danusa disse:

    Rafael, amei suas dicas de hospedagem.

    Você acha que é necessário alugar um carro para conhecer as praias?

    • Oi, Danusa, tudo bem?
      Não acho necessário estar de carro, não. As praias de Barra Grande você consegue inclusive fazer a pé. Para Taipu de Fora e outras praias mais afastadas, vale você alugar um quadriciclo. Todo mundo faz isso!

      Abraços e ótima viagem!

  2. Fotos perfeitas, to morrendo de saudades desse paraíso. O por do sol é maravilhoso 😀

  3. guilherme disse:

    Pessoal, sensacional o post. Bem esclarecedor! Pergunta: vou de itacaré pra lá agora em agosto. Vcs acham que precisa alugar um carro 4×4 ou carro normal aguenta a estrada? Sei que há mtos anos isso não era possível.
    abs. Guilherme

  4. Uau, que fotos lindas. Bateu saudades de lá, também peguei uns finais de tarde incríveis. Mas faz taaaaanto tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *