Nazaré, Israel: O que fazer na cidade de Maria e José

Eu estudei a vida inteira em escola católica de freiras e padres. Por isso, tenho uma formação religiosa, mas não sou praticante e hoje em dia sigo minhas próprias crenças que vão além de uma religião ou outra. Mas desde o dia que comprei minhas passagens para Israel, decidi que tinha que ir para Nazaré, a cidade de Maria, mãe de Jesus. Por isso, neste post, vamos falar o que fazer em Nazaré, além de dar dicas práticas de como chegar lá.

NAZARÉ, ISRAEL: NOSSAS DICAS

Não tem como: toda vez que falo da cidade de Nazaré, em Israel, a música “Maria de Nazaré” vem à minha cabeça: “Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé e por filho me adotou”. Se você não lembra dessa música, assista a este vídeo no YouTube. Fiquei cantarolando o dia todo que passei por lá. Mas vamos às dicas práticas da cidade?

Nazaré, em Israel: A cidade de Maria e José (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| COMO CHEGAR EM NAZARÉ

A gente preferiu comprar um tour que saía de Tel Aviv e passava por Nazaré, Cafarnaum, Mar da Galileia e Rio Jordão. Achamos que seria mais prático do que ir de carro.

Nazaré fica a 105 km de Tel Aviv (1h30 de carro) e a 150 km de Jerusalém (2h de carro).

Nós fechamos o nosso tour ainda no Brasil pelo Get Your Guide, o que foi bem cômodo. Eles passaram no nosso hotel no horário marcado e nos levaram até o destino. Achamos melhor do que ter trabalho com isso durante a viagem..

O tour foi bem interessante porque passou pelos principais pontos das cidades.

Aproveite e veja também outras opções de tours na região da Galileia para decidir qual é o melhor para você.

| MAS AFINAL O QUE FAZER EM NAZARÉ?

Mas não estou aqui para falar do tour, vamos falar de Nazaré. Se hoje, Nazaré é uma cidade com cerca de 70 mil habitantes, na época de Maria, não passava de um pequeno vilarejo com menos de 500 moradores. Atualmente, é a maior cidade árabe de Israel.

+ Viajar pra lá é seguro? Veja as nossas dicas
+ Qual a moeda do país e qual levar pra lá

Foi aqui que, segundo o Cristianismo, o Anjo Gabriel teria anunciado para Maria que ela seria a mãe de Jesus. Foi em Nazaré também que Jesus teria passado a infância e parte da adolescência.

IGREJA DA ANUNCIAÇÃO

A lista com o que fazer em Nazaré não poderia começar de outra forma. A Igreja da Anunciação foi a primeira igreja de Nazaré e fica no local em que estaria a casa de Maria e também onde o Anjo Gabriel teria feito o anúncio de que ela estava grávida do filho de Deus. É possível ver de perto o local que teria sido a moradia de Maria, mas não é permitido entrar. Dizem que desde o século I pessoas deixavam marcas nas paredes indicando que ali teria realmente sido a casa dela. Além disso, a igreja em si é linda.

Basílica da Anunciação em Nazaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Basílica da Anunciação em Nazaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Basílica da Anunciação em Nazaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Basílica da Anunciação em Nazaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Local onde teria sido a casa de Maria (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Basílica da Anunciação em Nazaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Basílica da Anunciação em Nazaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)

IGREJA DE SÃO JOSÉ

Bem pertinho de onde teria sido a casa de Maria, está o local em que seria a casa de José, onde hoje está a Igreja de São José. Naquela gruta teria vivido a Sagrada Família por muito tempo. Poucos metros separavam a casa dos dois. Nesta gruta, Jesus, Maria e José teriam vivido por muito tempo. Alguns dizem que este local teria sido também a carpintaria de José.

Nazaré, em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Local onde José teria vivido (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja de São José, em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)

OUTROS LOCAIS PARA VISITAR

Nós não conseguimos ir até a Sinagoga em Nazaré, mas dizem que era lá que Jesus frequentava. Tem também a fonte que Maria iria pegar a água e onde o Anjo teria aparecido para anunciar a gravidez de Jesus, mas também não chegamos a ir até lá.

Além disso, não deixe de passear pela Cidade Velha para ver de perto o estilo arquitetônico da região e também passeie pelo Mercado Árabe.

| O QUE VER PERTO DE NAZARÉ

TABGHA

Não há tanto o que fazer em Nazaré, Israel. Então, aproveite a sua visita até lá para ir também a Tabgha, em Tiberias, no noroeste do Mar da Galileia. Lá teria acontecido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, além da quarta aparição de Jesus após a ressurreição. A igreja fica localizada às margens do Mar da Galileia.

Tabgha, em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)

CAFARNAUM

Vá também a Cafarnaum, conhecida por ser a cidade de Jesus, já que Ele teria passado grande parte de sua vida ali. Lá também estaria a casa de Pedro e uma sinagoga do século IV.

Ruínas de Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ruínas de Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ruínas da casa de Pedro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ruínas da casa de Pedro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

RIO JORDÃO

Aproveite também para ir até o Rio Jordão. Em Yadernit há estrutura para quem deseja ser batizado nas águas do rio. Confesso que de todos os lugares que fomos em Israel, este foi o que achei mais “comercial”. Embora tenha todo o lado religioso, parecia uma “Disney”. Acredito que grande parte do público que frequenta Yadernit seja brasileiro, já que há placas em português. De toda forma, vale a experiência de ir até lá. No site oficial deles, há mais informações sobre o batismo.

Rio Jordão em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ONDE SE HOSPEDAR EM ISRAEL

Nós dividimos a nossa viagem em Israel em duas bases: Jerusalém e Tel Aviv.

Para quem quer fazer o turismo religioso, ficar em Jerusalém é muito importante, já que é lá que estão muitos dos pontos históricos para cristãos, judeus e muçulmanos. Além de ser bem perto de Belém, para onde fizemos um bate-volta.

Leonardo Boutique (Foto: Divulgação/Booking)

Lá, ficamos hospedados no Leonardo Boutique, um hotel muito bom, bem localizado e com um excelente café da manhã.

Nossa segunda base no país foi em Tel Aviv. Além de ser uma cidade supermoderna, jovem e animada, aproveitamos um dia por lá para ir até Nazaré. Em Tel Aviv ficamos hospedados no The Rothschild 71. Amamos este hotel também. Além de ser muito bem localizado, tem um ótimo atendimento e deixaram nosso check-out ser apenas às 18h.

Caso prefira se hospedar em Nazaré, Veja as opções de hospedagem disponíveis na cidade.

| SEGURO VIAGEM COM DESCONTO PRA ISRAEL

Em Israel, o turista não é obrigado a ter um seguro viagem. Entretanto, é sempre muito importante viajar com um seguro porque nunca sabemos o que pode acontecer com a gente. O Rafa, por exemplo, caiu esquiando no Valle Nevado, no Chile, fraturou a coluna e precisou ser transferido para Santiago de helicóptero. Além disso, no momento da imigração em Israel é bom mostrar que tem um seguro caso comecem a te fazer muitas perguntas.

A nossa dica é fazer o seguro no site da Seguros Promo. Ele funciona como um buscador que compara os preços de diversas seguradoras. Como eles negociam um número grande de vendas, conseguem preços muitas vezes melhores do que no site das próprias seguradoras. No momento de fechar seu seguro, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto no valor final. Se tiver com bastante antecedência da viagem, escolha pagar via boleto e ganhe mais 5% de desconto.

Ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Nazaré? Deixe nos comentários!

+ Mais dicas sobre o país
+ É seguro viajar pra lá? Veja a nossa experiência
+ Qual a moeda de lá? Qual é melhor levar?
+ Shabat: O que é e como é passar a data por lá

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *