O que fazer em Belém: 10 atrações pra incluir na sua primeira viagem

A capital paraense é pra mim uma daquelas que mais surpreendem qualquer visitante. Não falta o que fazer em Belém. E quem nunca visitou a cidade percebe isso logo na primeira vez, pois provavelmente irá faltar tempo.

Uma rica e forte cultura, gastronomia única e prédios históricos são apenas alguns dos pontos fortes de uma capital praticamente no meio da Floresta Amazônica. Listamos aqui 10 coisas pra você fazer em sua primeira viagem a Belém. Mas daria pra lista ficar bem maior…

+ Procurando hotel em Belém? Encontre os melhores

O QUE FAZER EM BELÉM

1. ESTAÇÃO DAS DOCAS

Sem dúvida é uma das grandes atrações. Os três armazéns de ferro inglês do século XIX e os guindastes, que são símbolo do lugar, reúnem uma intensa vida gastronômica e cultural às margens da Baía do Guajará. Dali saem ainda passeios de barco pelo rio e o pôr do sol é de tirar o fôlego (Saiba mais sobre a Estação das Docas).

O que fazer em Belém: Estação das Docas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

2. MERCADO VER-O-PESO

Um dos símbolos de Belém, o Ver-O-Peso é considerado uma das maiores feiras livres da América Latina. Inaugurado em 1901, por abastecer a cidade de alimentos, é uma ótima introdução à culinária paraense. Aproveite para conhecer o tucupi, as frutas típicas da amazônia ou provar o açaí mais fresco da sua vida. Além disso, o mercado é famoso por suas ervas medicinais, tanto que há um setor inteiro dedicado a isso. Se a ideia é comprar artesanato, há boas bancas por aqui também (conheça tudo o Mercado Ver-O-Peso).

O que fazer em Belém: Mercado Ver-o-Peso (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

3. MANGAL DAS GARÇAS

Esse parque ecológico em pleno centro histórico de Belém fica às margens do rio Guamá. A ideia é reunir num mesmo espaço um pouco da Floresta Amazônica, de animais à flora. O Farol de Belém tem 47m de altura e proporciona uma linda vista da cidade. Quem preferir, pode comer aqui também, já que um dos melhores restaurantes de Belém, o Manjar das Garças, fica dentro do Mangal (veja o que esperar da visita).

O que fazer em Belém: Mangal das Garças (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

4. FORTE DO PRESÉPIO

O nome real desse forte século XVII é bem grande: Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém. Além da rica história que narra batalhas da colonização do Brasil, a vista da Baía do Guajará e do Mercado Ver-O-Peso é privilegiada. Aproveita a visita para conhecer a Casa das Onze Janelas, que fica bem ao lado e onde funciona um espaço cultural.

O que fazer em Belém: Forte do Presépio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Endereço: Praça Frei Caetano Brandão, s/n
Horários: Ter a sex, das 10h às 18h; sáb, dom e feriados, das 9h às 13h.

 

5. BASÍLIA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa católica do Brasil e uma das maiores do mundo. Todo segundo domingo de outubro milhões de fiéis saem em procissão pelas ruas de Belém. Se visitar a cidade nessa época, garanta seu hotel com bastante antecedência. Se não for no período, vale visitar a Basílica onde está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, amarrar umas fitinhas e fazer seus pedidos e orações.

O que fazer em Belém: Basília de Nazaré (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Endereço: Av. Nazaré, 1300 – Nazaré

 

6. THEATRO DA PAZ

Fundado é 1818, é um prédio em estilo neoclássico que ainda hoje recebe apresentações eruditas. Aos domingos, na mesma praça, há uma interessante feirinha de artesanato.

O que fazer em Belém: Theatro da Paz (Foto: Celso Roberto de Abreu Silva - CC BY 2.0)

Celso Roberto de Abreu Silva – CC BY 2.0

 

Endereço: Praça da República – Campina

 

7. BAIRRO NAZARÉ

Esse bairro nobre de Belém tem ótimos serviços, entre restaurantes, bares e lojinhas. Caminhar pelas ruas arborizadas com mangueiras é um ótimo passeio. Vale também procurar um hotel na região pra se hospedar durante sua viagem.

O que fazer em Belém: Bairro Nazaré (Foto: Caymbe CC BY-SA 3.0)

CC BY-SA 3.0

 

8. SORVETERIA CAIRU

Os sorvetes Cairu já viraram ícone de Belém. Difícil alguém que vá à cidade sem procurar por eles. Os sabores exóticos de frutos da amazônia e delícias mais conhecidas, como o de tapioca, fizeram a fama que deram o título de melhor sorveteria do Brasil. São muitos os endereços, mas um dos pontos mais procurados é o quiosque da Estação das Docas.

Sorvete Cairu em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

9. CULINÁRIA PARAENSE

Belém tem uma das culinárias mais peculiares do Brasil. A cozinha paraense tem muita influência indígena, portuguesa e africana, que transformou os pratos locais em delícias únicas. Os ingredientes principais são de origem amazônica, com destaque para os peixes, camarões, aves, além de muitas ervas, folhas e temperos pouco convencionais pra quem é de fora, como o jambu ou o tucupi. Já publicamos uma lista de bons restaurantes pra comer bem na cidade. Vale conferir.

Onde comer em Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Tacacá

 

10. PÔR DO SOL NA BAÍA DO GUAJARÁ

Esse espetáculo sobre as águas do Guajará pode ser visto de muitos cantos da cidade, mas um dos meus preferidos é na Estação das Docas. Vale a pena!

O que fazer em Belém: Pôr do sol na Estação das Docas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Mercado Ver-o-Peso: Um mix de cheiros, sabores e crenças
+ Confira dica de hotel em Belém
+ Mangal das Garças: Um pedaço da floresta no coração da cidade
+ Mais dicas pra você aproveitar sua viagem a Belém

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

7 Comments

  1. Wellington M. Jr disse:

    Não alugamos carro. Andamos de Uber prá todo lado. É muito barato e tranquilo.

  2. Mysie disse:

    Oh vontade de comer o tacacá verdadeiro!

  3. Rosana disse:

    Fidelis irei passar 5 dias em Belém, vale apenas alugar carro? ✌🏻

  4. Fidelis A Paula disse:

    VALEU

  5. Fidelis A Paula disse:

    OLA, VC INDICA ALGUMA AGENCIA DE PASSEIOS??

  6. Rafaella disse:

    Lindo post sobre minha cidade! Esse tacacá me deu fome! hehehe. Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *