Onde fica a Ilha da Madeira e o que esperar de lá

Onde fica a Ilha da Madeira foi uma das dúvidas que mais recebemos no nosso Instagram quando estivemos por lá. A ilha é muito conhecida mundialmente, mas nem todos sabem exatamente a sua localização no mapa e se ela é um país independente ou se pertence a alguém. Neste post, vamos tirar todas essas dúvidas e contar um pouco do que se esperar de uma viagem pra lá.

ONDE FICA A ILHA DA MADEIRA

| PERTENCE A ALGUM PAÍS?

Antes de falar exatamente onde fica a Ilha da Madeira no mapa, vamos falar sobre o país em que ela está situada. A Ilha da Madeira pertence a Portugal, mas é uma região autônoma. Ela fica localizada no Arquipélago da Madeira e é a principal ilha da região.

Onde fica a Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na região com descontos de até 50%


|
ONDE FICA

Agora sim vamos falar exatamente onde fica a Ilha da Madeira no mapa. Ela faz parte da Macaronésia, nome dado aos vários grupos de ilhas no Atlântico Norte, perto da Europa e da África.

O vizinho mais próximo do Arquipélago da Madeira é o Arquipélago das Canárias, que pertence à Espanha.

A Ilha da Madeira fica mais próxima da África do que de Portugal. Está a cerca de 970 km a sudoeste de Lisboa e 700 km a oeste da África, na mesma altura de Casablanca, em Marrocos.

| COMO CHEGAR

Além da dúvida sobre onde fica a Ilha da Madeira, muita gente nos perguntou também como faz para chegar lá. O jeito mais fácil, além dos cruzeiros de navio, é de avião. Há um aeroporto internacional na Ilha que recebe voos de cidades de Portugal, como Lisboa e Porto, e também de outras cidades do mundo, como Paris, Luxemburgo, Copenhagen, Frankfurt, Estocolmo, Londres, Bruxelas, Amsterdam e outras.

Onde fica a Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA

Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

| POR QUE TEM ESSE NOME

Diz a história que quando os portugueses chegaram à ilha em 1410 havia muita madeira e por esta razão denominaram a região como Ilha da Madeira.

Onde fica a Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na região com descontos de até 50%


| O QUE ESPERAR DE LÁ

Agora que você já sabe onde fica a Ilha da Madeira, vou citar alguns motivos que farão você ficar com vontade de ir para lá. A Ilha não é muito grande (tem 57 km de comprimento e 22 km de largura), mas tem atrações para todos os gostos. A capital é Funchal, que possui 120 mil habitantes. No total, a ilha tem 260 mil moradores.

Onde fica a Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Passeio de barco para ver golfinhos e baleias, trilhas, praias, piscinas naturais, lojas, bordados e gastronomia incrível são apenas algumas das coisas que têm por lá. Para conseguir aproveitar bastante, o ideal é ficar pelo menos uma semana pela ilha. Neste post, fizemos uma lista com as principais atrações do destino.

| ONDE FICAR

Como eu falei, a Ilha da Madeira não é muito grande, mesmo assim há várias possibilidades de hospedagem, já que para ir de um lugar para o outro há estradas e túneis e é necessário o uso de carro.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Eu fiquei hospedado em dois hotéis diferentes. Primeiro, passei uns dias em Calhetas, no hotel Savoy Saccharum, região onde o sol costuma brilhar muito. Depois, fui para o Funchal, capital da ilha, e fiquei hospedado no Belmond Reid’s Palace, que fica bem no centro da cidade.

Pra quem gosta de andar bastante à noite para jantar e ver lojinhas, acho que ficar hospedado no Funchal é uma boa. Mas cada região da ilha oferece boas opções de hospedagem.

+ Aproveite para encontrar o seu hotel com descontos de até 50%

| PRECISA DE SEGURO VIAGEM?

Sim! Para ir à Ilha da Madeira, assim como para praticamente todos os destinos da Europa, é obrigatório ter um seguro viagem. Mesmo se não fosse, sempre é muito importante fazer um seguro viagem.

O Rafa, que faz o blog também, viajou para o Chile e precisou usar o seguro após levar um tombo no Valle Nevado. Se ele não tivesse feito o seguro, teria desembolsado uma bela grana. Foi um pequeno investimento que salvou a vida.

Na hora de fazer o seu seguro, a nossa dica é a Seguros Promo. O site funciona como um comparador de seguros. Basta colocar o período da viagem e o destino para que apareçam diversas opções. É possível compará-los para ver qual atende melhor às suas necessidades. Quando fizer, não esqueça de usar o nosso código ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto no valor final.

Aproveite e entre agora mesmo no site da Seguros Promo para comparar os seguros e conseguir o desconto.

Ficou com alguma dúvida sobre onde fica a Ilha da Madeira? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na região com descontos de até 50%

+ Veja todas as nossas dicas de lá
+ O que fazer: Confira as principais atrações
+ Dicas: O que é bom saber antes de ir

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

2 Comments

  1. APARECIDO MARQUES SOARES disse:

    Tenho 69 anos. Sou descendente de portugueses da ilha da madeira, pelo menos foi o que parentes por parte de minha avó paterna, me informaram ha muitos anos. Um dia ainda quero conhecer este cerne que possivelmente faz parte da minha estirpe.

  2. Michelle de Oliveira Rodrigues disse:

    Lugar lindo! Quero conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *