Onde ficar em Ilha Grande: Dicas de pousadas na Vila do Abraão

Antes de escolher onde ficar em Ilha Grande, vale você saber algumas peculiaridades do famoso destino do litoral do Rio de Janeiro, como os tipos de hospedagem e a vila que irá escolher pra montar sua base.

Apesar de o turismo crescer a cada ano na região e surgirem muitos novos hotéis, as opções de hospedagem em Ilha Grande normalmente se resumem a pousadas, muitas bem simples e outras um pouco mais sofisticadas. De modo geral, não espere grandes hotéis de luxo ou resorts, como falaremos mais abaixo.

Outra dica é a vila escolhida na hora de decidir onde ficar em Ilha Grande. A ilha é enorme e há muitos vilarejos, sendo a Vila do Abraão o principal e maior deles.

Vila do Abraão em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Vila do Abraão em Ilha Grande

Nós vamos publicar um post explicando a diferença entre as principais delas, mas achamos que vale sim se hospedar no Abraão tanto por ser o ponto de chegada mais perto do continente e com mais opções de transporte, além de ser o local com melhor estrutura e de onde partem os principais passeios.

ONDE FICAR EM ILHA GRANDE: POUSADAS NA VILA DO ABRAÃO

Como falamos acima, escolher a Vila do Abraão vale pela boa estrutura. Mas há pessoas que preferem praias mais isoladas ou até mesmo Araçatiba, que é a segunda mais importante comunidade de Ilha Grande.

Quem opta por ficar em outro lugar e não no Abraão acaba fazendo essa escolha pra curtir mais as praias locais, já que circular entre as vilas da ilha não é muito fácil. Por exemplo, não existe nenhum barco público direto que ligue o Abraão e Araçatiba. Então os deslocamentos acabam ficando mais complicados.

Já a Vila do Abraão é onde ficam a maioria das pousadas, restaurantes, agências de passeios, lojas e todo o burburinho de Ilha Grande. E é por isso que nesse post damos as dicas de diversas pousadas e hotéis que visitamos para montar esse guia durante os dias em que estivemos por lá.

Vila do Abraão em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Vila do Abraão em Ilha Grande

#FICAADICA Além de todas as dicas que já demos acima, vale também ficar atento(a) se sua pousada tem gerador, já que as quedas de energia são constantes na ilha. Boa parte delas têm, mas é algo que pode tornar sua viagem mais agradável.

| ONDE NÓS FICAMOS

Nós nos hospedamos na Pousada Caúca, que é uma pousada simples, mas bonitinha e com ótimo custo-benefício, bem perto do centrinho. Sendo assim, conseguíamos fazer tudo a pé na Vila do Abraão.

Onde ficar em Ilha Grande: Pousada Caúca (Foto: Divulgação/Booking)
Pousada Caúca (Divulgação/Booking)

A pousada segue o padrão da ilha, então não espere muito luxo. Mas o atendimento era excelente, o café da manhã bem farto e o preço justo. O único ponto negativo é que achamos as camas um pouco duras (já que ficamos cinco noites). Valeu a pena, mas numa próxima iremos testar outras pousadas.

| AS MELHORES POUSADAS DA VILA DO ABRAÃO

Se na hora de escolher onde ficar em Ilha Grande você gosta de saber da opinião de outros hóspedes, é com base nisso e também nas visitas que fizemos que listamos as pousadas mais bem avaliadas do Abraão.

A Recreio da Praia é uma delas, fica bem de frente pra praia, pertinho do píer onde você chegará no Abraão. A localização é ótima e a decoração é de bom gosto.

Pousada Recreio da Praia (Foto: Divulgação/Booking)
Pousada Recreio da Praia (Divulgação/Booking)

A Pousada Riacho Dos Cambucas é mais moderna e tem aquele estilo rústico chique, perfeito para casais, inclusive por ter hidromassagem no quarto.

Onde ficar em Ilha Grande: Pousada Riacho dos Cambucas (Foto: Divulgação/Booking)
Pousada Riacho dos Cambucas (Foto: Divulgação/Booking)

Ainda na lista de mais bem avaliadas aparecem a Beto’s Pousada (que fica na ruazinha de comércio mais charmosa da vila), a Água Viva (bem na rua da praia) e a vizinha Solar da Praia.

No canto da praia da Vila do Abraão, sentido Praia da Júlia, ficam outras boas pousadas. O único porém é que elas ficam já na praia, ou seja, é preciso pegar um trecho de areia. Mas de toda forma estão bem próximas do centrinho. As pousadas Caiçara, do Canto e Manaca são as mais bem avaliadas nessa região.

Pousada do Canto em Ilha Grande (Foto: Divulgação/Booking)
Pousada do Canto (Divulgação/Booking)

| BOM CUSTO-BENEFÍCIO

Ainda no centrinho da vila, muitas pousadas têm um bom custo-benefício. Além da que nos hospedamos, a Pousada Caúca, também visitamos e gostamos da Yes (que é bem nova), Pousada Casablanca (que fica na charmosa Rua Bouganville), Só Natureza (com piscina), Pousada Paraíso, Porto do Sol e Pousada O Pescador (quartos muito bem decorados).

Onde ficar em Ilha Grande: Pousada O Pescador (Foto: Divulgação/Booking)
Pousada O Pescador (Divulgação/Booking)

| HOSTELS

Quem quer ficar em hospedagens mais econômicas e até dividir com outros viajantes o quarto, há alguns bons hostels em Ilha Grande. Entre eles, está a famosa rede Che Lagarto e o vizinho Aquário Hostel. O Social Hostel também é bem avaliado e fica numa das principais ruas de comércio.

| OUTRAS OPÇÕES DE ONDE FICAR EM ILHA GRANDE

Como dissemos, há muitas pousadas na Vila do Abraão, apesar do tamanho da vila. Então se você ainda não encontrou alguma sugestão que se encaixe no estilo que você está buscando, vale consultar as muitas outras opções na comunidade.

Tem alguma dúvida ou sugestão de onde ficar em Ilha Grande? Deixe seu comentário!


+ Todas as dicas pra sua viagem à ilha
+ Siga o @essemundoenosso pra mais dicas
+ Quando ir pra Paraty: A melhor época

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *