Onde ficar em São Luís do Maranhão: Dicas de hospedagem

Se você está planejando sua viagem ao Maranhão e está em dúvida sobre onde ficar em São Luís, preparamos esse post com os melhores bairros e hotéis selecionados de acordo com avaliações de hóspedes. As dicas de hospedagem na capital maranhense estão dispostas de acordo com a região da cidade.

ONDE FICAR EM SÃO LUÍS

CENTRO HISTÓRICO

Se você vai a São Luís, provavelmente o Centro Histórico está no seu roteiro. Embora os casarões de azulejos sejam uma das principais cartões postais da cidade, o local é bem deteriorado e mal cuidado. Eu não me hospedaria ali. Mas se você pretende ficar mais perto das atrações, vale investir no Hotel Pousada Colonial. Visitei este hotel e ele é puro charme, com instalações muito boas e um excelente atendimento. O Grand São Luís Hotel tem boa reputação entre hóspedes e bom custo-benefício.

Pousada Colonial - Onde ficar em São Luís (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já a Pousada das Águias e a Pousada das Águias Anexo 1 são mais simples, mas ambas têm boa avaliação entre os hóspedes.

 

PONTA D’AREIA

A Ponta d’Areia é uma excelente região para ficar em São Luís. Está bem próxima do mar, da Lagoa do Jansen (onde há uma vida noturna animada), de bons restaurantes e comércio. É uma área urbanizada, na parte moderna da cidade. Me hospedei no Brisamar Hotel São Luís, com um ótimo custo-benefício e com vista para o mar.

Brisamar Hotel - Onde ficar em São Luís (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O novo Stop Way Hotel fica bem perto da lagoa e tem ótima avaliação de hóspedes. Também têm boas notas e preços razoáveis os Praia Ponta d’Areia, Best Western Praia Mar Hotel, Veleiros Mar Hotel e Hotel Premier. Para quem pode gastar um pouco mais, Solares Suítes American, Solares Suítes Number One e o Tulip Inn Bellagio pertecem ao grupo Solare.

 

PRAIA DE SÃO MARCOS

Embora fique próxima da Ponta d’Areia, a praia mais popular da cidade, São Marcos é ponto de encontro de jovens e surfistas. A paisagem é basicamente composta por dunas cobertas de verde e os bares garantem o agito. O Hotel Luzeiros São Luís é um dos mais bem cotados de toda a cidade, com vista para o mar. Perto dali fica o Tulip Inn Biarritz, outra excelente opção na Praia de São Marcos.

 

PRAIA DO CALHAU

Pra mim a Praia do Calhau é a melhor de São Luís, não é à toa que é a mais procurada nos fins de semana. Embora não esteja tão longe do centro, parece que você está em outra cidade. A urbanizada Avenida Litorânea é charmosa, com quiosques padronizados, ótimos bares e restaurantes. Quem quiser se hospedar ali vai ficar praticamente com o pé na areia.

Hotel Luzeiros São Luís e o Tulip Inn Biarritz, que citamos acima, também ficam bem próximas de Calhau e podem ser uma boa opção pra quem procura mais conforto. Mais próximos ficam os bem avaliados L’Authentique Cristal Hotel, Pestana São Luís Resort Hotel e o Tulip Inn Praiabella. Com preços mais acessíveis, mas ainda com boas instalações, você encontrará o Calhau Praia Hotel e Litorânea Praia Hotel.

+ Faça a cotação de preços dos hotéis em São Luís e reserve agora!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

24 Comments

  1. Orlando disse:

    Olá amigo, tudo bem?

    Irei a São Luis com minha esposa e bebê de 8 meses, vamos de carro, saindo de Belém. Com esta comodidade qual melhor local você indica para ir? Pensei no Calhau, mas e quanto a Ponta da areia? Abraços!

  2. Carla disse:

    Rafael, boa tarde. Vou a São Luís em julho e estou em dúvida onde me me hospedar, se na região praiana ou no centro histórico. Minha viagem terá duração de 8 dias e gostaria também de saber o tempo que devo ficar em São Luís e em Barreirinha. Outra pergunta. …melhor Barreirinha ou Santo Amaro?

  3. Iara Sousa disse:

    Você acha que ainda compensa conhecer São Luís com tanta insegurança? Tenho lido tanto depoimento ruim que até penso em desistir da viagem. Eu e meu esposo compramos passagem para novembro.O que vc sugere para aproveitarmos bem os nove dias que passaremos no Maranhao? Agradeço sua atenção.

    • Oi Iara, tudo bem?
      Realmente é uma pena ver que o Centro Histórico que tinha tudo pra ser um dos mais lindos do mundo está bem maltratado. Mas ainda dá pra conhecer lugares bonitos por ali. Como são nove dias, a sugestão é esticar até os Lençóis. Acho esse tempo muito pra capital só.

      Você pode ver todas as dicas em

      Sobre violência, infelizmente é um problema do nosso país. É preciso tomar os cuidados que tomaria em qualquer outra cidade.

      Abraços!

  4. Iara Sousa disse:

    Olá
    Em novembro, eu e meu esposo passaremos 9 dias no Maranhão. Gostaria de sugestão para aproveitar mmelhor o tempo. Tenho lido tanto sobre descaso e violência que até pensei em cancelar a viagem. Cd acha que ainda da pra visitar São Luis com segurança?

  5. Liberato Pereira da Silva Filho disse:

    Somos do interior do Rio de Janeiro ,estamos programando uma viagem de ônibus fretado com 44 lugares e, gostariamos saber um hotel sem luxo que tenha um bom preço como saber sobre isso seria para a primeira semana de novembro com duranção pelo menos de cinco dias no minimo

  6. Joel Francelino de souza disse:

    Queria saber quanto é que custa a diaria em um hotel desses ?

  7. wilson disse:

    Boa noite, estou querendo ir em São Luis em março de 2017, alguem pode me ajudar com opçoes de pousadas e hoteis, e informações sobre lenções maraenses.

  8. Julieth disse:

    Vou para São Luis em Novembro, pretendo me hospedar em São Luis para conhecer as praias e um pouco da cidade, depois pretendo seguir para os Lençóis. Gostaria de saber quantos dias seria interessante ficar em São Luis e aonde seria o lugar "Rua" ou "Praia" melhor para ficar? Obrigada. Att. Julieth

    • marcelo da cruz disse:

      Estou indo a São Luis tambem Julieth em Novembro pesquisei varios hoteis vou fikar no Brisamar hotel muito bom e o preço ta otimo em barreirinhas irie fikar em uma Pousada proximo do Rio Preguiças se quiser t passo como vc olhar lugares ..

      ATT:Marcelo

      • paulo disse:

        Tb estou indo em novembro. Minha primeira opcao em hotel tb seria o brisamar, mas eu tb quero conhecer alcantara e a cidade historica. Me decidi entao pelo Gran Sao Luis, pois eh pertinho o local aonde pega, se nao me engano, o ferroboat (nao sei se escreve assim). E tb pq eh perto das atracoes da cidade historica. Praias deixarei em ultimo caso 🙂

    • Oi Julieth, tudo bem? Acho que de 2 a 3 dias já é mais que suficiente. Eu gostei de ficar na Ponta D'Areia por ser bem central (na parte nova da cidade) e próximo da Lagoa da Jansen, uma área bonita e com noite animada. Pra curtir mais a praia, vale ficar na Praia do Calhau. De toda forma, a distância entre esses lugares é pequena e fácil de ir de táxi entre um e outro.
      Abraços

  9. Carlos Eduardo disse:

    Sou de São Luis e confesso que falta muito em relação ao turismo aqui, lembrando que a cidade tem um bom potencial, porém pouco explorado e estimulado. O turista tem que ver São Luis como porta de entrada para os lençóis maranhense tornando, assim, mais interessante a experiência. Então a pessoa tem que vim e passar 2 dias em São Luis; e depois ir para os lençóis, de preferência na época em quem as lagoas estão cheias (entre os meses de maio e setembro). Além disso tb não podemos esquecer da Chapada das Mesas no sul do Maranhão, onde pode-se conhecer a cidade de Carolina e as lindas cachoeiras, foi um dos lugares mais lindos que já conheci na vida. Porem fica longe de São Luis (torno de 800 km), nesse caso é melhor ir de avião de São Luis para Imperatriz e depois ir de ônibus para Carolina. Espero ter colaborado. Valeu!

  10. lais disse:

    Rafael ja fui a São Luis, infelizmente a cidade deixa um pouco a desejar com relação a atendimento, assim como varias cidades aqui do Brasil. Mas se tens vontade… vá se jogue conheça, aproveite e va a lençóis lá é lindoo

  11. tenho vontade de ir á sao luis, mas algumas pessoas me fazem medo kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *