Quando ir pros Lençóis Maranhenses: Veja melhor época

Quem viaja para o Maranhão atrás de dunas e lagoas precisa ficar atento para saber exatamente quando ir pros Lençóis Maranhenses. Neste post damos dicas da melhor época para curtir a região.

QUANDO IR PROS LENÇÓIS MARANHENSES

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (veja o site) possui cerca de 155 mil hectares e está localizado no litoral oriental do Maranhão. É nele que estão localizadas aquelas famosas dunas de até 40 metros de altura e lagoas de água doce e cristalina.

Quando ir pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O que muita gente não sabe é que a água que enche as lagoas vem das chuvas. Por isso é tão importante saber qual é a época de chuvas e se as lagoas estão cheias na hora de decidir quando ir pros Lençóis Maranhenses.

O período chuvoso vai de dezembro a abril. É nessa época que as lagoas que estavam secas começam a encher. De maio até o início de outubro é a melhor época para visitar o Parque Nacional. Mas se puder, escolha os meses de junho e julho no momento de decidir quando ir pros Lençóis Maranhenses, já que nesta época a chance de chuva é muito menor e há ainda as festas de São João.

+ Reserve seu hotel com desconto e cancelamento grátis

Quando ir pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Antes de decidir quando ir pros Lençóis Maranhenses é importante se informar sobre a quantidade de águas que tem nas lagoas. Fomos no final de maio, as lagoas estavam cheias e conseguimos até nadar, mas vendo fotos de junho e julho percebemos que pode ter ainda mais água. De qualquer forma, ficamos emocionados ao conhecer os Lençóis pessoalmente e não pegamos as dunas muito cheias de gente. Na hora de nadar, por exemplo, só havia a gente na lagoa, o que deixou o passeio ainda mais exclusivo.

+ 13 coisas que é bom saber antes ir pra lá
+ Onde comer em São Luís
+ Dicas pra curtir o centro histórico da capital do Maranhão
+ Veja todas as dicas de São Luís

* O jornalista viajou a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECTUR) em parceria com o blog Na Mochila do Chris com apoio da Barreirinhas Adventure, Brisamar Hotel, Gran Lençóis Flat e Gekos Receptivo, mas todas as opiniões dadas aqui são pessoais e isentas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

3 Comments

  1. Adolfo disse:

    Oi, Thales. Muito obrigado pelo comentário.

    Então, quando eu fui não peguei chuva. O importante mesmo é você tentar descobrir como estão as lagoas neste ano. Se choveu o suficiente para enchê-las. Assim, você não corre o risco de ir até lá e se frustrar.

    Espero ter ajudado.

    Adolfo

  2. Thales Rodrigues disse:

    Oi, Adolfo, parabéns pelo blog!!! Tenho muita vontade de conhecer essa região, mas nesse ano só terei disponibilidade na última semana de maio. Minha preocupação é pegar muitas chuvas, que possam atrapalhar os passeios, já que ficarei apenas 4 dias. Li que você foi justamente no fim de maio. Chegou a pegar muitas curvas durante sua viagem? Se sim, eram chuvas de cura duração ou muito demoradas? Desde já, obrigado.

  3. Orando Neto disse:

    Será que em junho / julho não fica muito cheio por causa das férias? Em setembro / outubro as lagoas ainda estão cheias ou já estão quase vazias? Parabéns pelos posts sobre os lençóis, é um dos lugares no Brasil que mais quero conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *