Não é fácil decidir onde ficar na Ilha da Madeira, já que. apesar de ser uma ilha pequena com apenas 57 km de comprimento e 22 km de largura, ela possui diversas cidades e muitas atrações distintas.

Por isso, neste post, a gente lista os melhores lugares para se hospedar com dicas de cada lugar e também com sugestões de hotéis.

Onde ficar na Ilha da Madeira

Antes de dar as dicas de onde ficar na Ilha da Madeira, vale uma explicação: embora a ilha não seja grande, para ir de um município ao outro é preciso estar de carro.

Portanto, o ideal pra quem não gosta muito de alugar um carro é contratar empresas para fazer os principais passeios.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não dá para ir a pé aos lugares, mas dependendo da atração, a estrada também não é fácil. Então, para não ter estresse, o melhor é mesmo contratar os serviços de alguma empresa de turismo.

Dito isso, vamos falar um pouco das principais regiões e dar dicas de onde ficar na Ilha da Madeira.

Dicas de onde ficar na Ilha da Madeira por reguão

Funchal

A primeira dica de onde ficar na Ilha da Madeira não poderia ser outra: Funchal.

A capital da Ilha da Madeira possui 120 mil habitantes, tem um centrinho histórico muito charmoso e é ideal para quem gosta de ter independência principalmente à noite.

Dependendo de onde estiver hospedado, dá para andar a pé, sair para comer e passear pelas lojas, ou seja, não vai depender de carro o tempo todo.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente ficou hospedado no Belmond Reid’s Palace, que é um dos melhores hotéis da Madeira.

Da mesma rede do Copacabana Palace, o hotel tem um estilo clássico e chique com excelente café da manhã, ótimos restaurantes e duas piscinas lindas. Outra dica é o Quinta da Casa Branca, que também é lindo e bem exclusivo.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Porto Mare Hotel, Castanheiro Boutique Hotel, Quinta Bela São Tiago, Pestana Carlton Madeira e The Vine Hotel são outros hotéis famosos na capital da Ilha da Madeira.

Calheta

Nossa segunda dica de onde ficar na Ilha da Madeira é Calheta, o povoado mais importante da região sudoeste da ilha e onde dizem que o sol brilha mais.

Lá está localizado o Centro das Artes Casa da Mudas. Já na Sociedade de Engenhos da Calheta dá para provar o famoso bolo de mel e a poncha.

Aliás, não deixe de passear pelo Jardim do Mar, praia famosa entre os surfistas, e pelo Paul do Mar. Já na Ponta do Pargo está um charmoso farol, de onde se vê um lindo pôr do sol.

A gente ficou hospedado no Savoy Saccharum, que é um hotel novo e super moderno, com um quarto espaçoso e decoração incrível. Ahh, sem falar no café do manhã, que é ótimo, e na piscina, que tem um visual incrível.

Aliás, aproveite para ver todas as nossas dicas com as principais atrações da ilha.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outras opções de hotéis em Calheta são o Savoy Calheta Beach, o Hotel Atrio, Hotel Rural Quinta Alegre (Estreito de Calheta) e Calhau Grande Rural Cottages (Arco da Calheta).

Ponta do Sol

A Ponta do Sol, situada na costa sul da Madeira, tem esse nome porque é considerada a parte mais quente da ilha.

Aqui está localizado o planalto de Paul da Serra, de onde se tem uma linda vista. Aproveite para conhecer as construções históricas da região como o Palacete do Lugar de Baixo, a Ponte do Caminho Real, o Centro Cultural John de Passos e a Igreja de Nossa Senhora da Luz, a matriz da cidade.

Ponta do Sol (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de hotéis na região estão a Estalagem da Ponta do Sol – Quinta da Rochinha, que tem um excelente restaurante e uma vista linda, o Enotel Baía e o Quinta do Alto de São João.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro obrigatório pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

Câmara de Lobos

Mais uma dica de onde ficar na Ilha da Madeira é a Câmara de Lobos. Aliás, essa é uma região muito importante pra ilha, já que é aqui que é fabricado o vinho Madeira.

Todos os anos acontece a Vindima ao Vivo da Festa do Vinho, onde é possível participar da colheita e da pisa das uvas, ou seja, parada obrigatória para os amantes do vinho Madeira..

Outros pontos importantes da região são o Curral das Freiras, único lugar da ilha de onde não se pode ver o mar, o Ilhéus de Câmara de Lobos, rochedo sobressalente ao mar com um belo jardim e linda vista, e a Igreja de São Sebastião.

Além disso, é lá que estão a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o antigo Convento de São Bernardino.

Câmara de Lobos (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de hotéis em Câmara de Lobos está o Pestana Churchill Bay. Já no Estreito de Câmara de Lobos está o Quinta do Estreito Vintage House.

Santana

Além das famosos casinhas típicas de formato triangular e teto coberto de colmo, Santana é famosa por suas paisagens verdejantes e pelas levadas.

Considerada uma Reserva Biosfera pela UNESCO, lá está localizado o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio.

É aqui que ficam os famosos Pico Ruivo, Pico das Torres e Pico do Areeiro, mais altos da Ilha da Madeira e todos com acesso aos pedestres.

Aliás, se você quer dicas de atrações, não deixe de ver o post bem completo com o que fazer na ilha.

Santana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as dicas de hotéis está o Quinta do Furão, com um restaurante maravilhoso.

Machico

Mais uma dica de onde ficar na Ilha da Madeira é a cidade de Machico, onde desembarcaram os descobridores Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1419. Com mar aberto, a região é cheia de mirantes como o Pico do Facho.

Por lá, há o Club de Golf Santo da Serra, uma das mais famosos campos da Europa com vistas para o oceano e as montanhas.

Essa região também é famosa por ter uma das únicas praias de areia da Ilha Madeira, a Prainha. Aproveite também para conhecer o Museu da Baleia e a Zona Franca.

Machico (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as dicas de hotéis nesta região está o Dom Pedro Madeira Ocean Beach Hotel.

Porto Moniz

Localizado na costa norte da Ilha da Madeira, Porto Moniz tem algumas das principais atrações da ilha: as piscinas naturais, que são lindas.

Formadas por rochas vulcânicas onde mar entra naturalmente, as piscinas naturais não podem faltar na sua viagem pela ilha. Aliás, não deixe de ver o roteiro que preparamos para você curtir a Ilha da Madeira.

Além disso, em Porto Moniz está o Mirante das Achadas da Cruz, com uma vista incrível. No inverno, na caldeira vulcânica do Fanal, a cerca de 1120 metros de altitude, está uma deslumbrante lagoa formada com a água da chuva.

Onde ficar na Ilha da Madeira - Porto Moniz (Foto: DIvulgação)

Uma dica de hotel é o Aqua Natura Madeira, que fica bem em frente às piscinas naturais. Dos quartos, é possível ter uma vista linda das piscinas. Além disso, o restaurante do hotel é ótimo. Outra opção é o Hotel Salgueiro.

São Vicente

Outra dica de onde ficar na Ilha da Madeira é São Vicente, que também está localizada na costa norte. Pra quem gosta de natureza, esta é uma boa região, já que uma grande área da Floresta Laurissilva, Patrimônio Natural da UNESCO, está aqui.

Além disso, nesta região estão a capela construída dentro de uma rocha, as grutas e o Centro de Vulcanismo, com diversas paisagens subterrâneas.

Em São Vicente fica a Rota da Cal, trajeto que vai das pedreiras de extração calcária até um museu.

Onde ficar na Ilha da Madeira - São Vicente (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de hotéis nesta região está o Estalagem do Mar.

Santa Cruz

Santa Cruz é famosa por seus monumentos históricos da época da colonização, como a Igreja de São Salvador.

Já a Praia do Garajau é ótimo para a prática de mergulho Aliás, pra quem gosta de se divertir, é aqui que está localizado o Aquaparque, único parque aquático da ilha.

Não deixe de conhecer também o Jardim Botânico Quinta Splendida, que possui mais de 1000 espécies de flores e plantas.

Onde ficar na Ilha da Madeira - Santa Cruz (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as dicas de hotéis em Santa Cruz está o Vila Galé.

Seguro viagem pra Portugal com desconto

Sim! Para ir à Ilha da Madeira o seguro viagem é obrigatório para brasileiros. Assim como para quase todos os países do continente, Portugal exige que o turista chegue ao país com um seguro.

A nossa dica é a Seguros Promo. Sempre fazemos nossos seguros com eles e vale a pena.

É só entrar no site, colocar os dados da viagem e comparar na mesma tela até três diferentes seguros. Desta forma, fica mais fácil ver qual tem mais a ver com o seu perfil de viagem.

Por isso, aproveite e use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 na hora de finalizar o pagamento para ter descontos. Se estiver com bastante antecedência da viagem, escolha pagar via boleto para ter mais descontos.

+ Faça a sua cotação agora mesmo e use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto

Conclusão

A Ilha da Madeira tem diversas opções de hospedagem em todo seu território.

A dica é alugar um carro ou fechar passeios para que você possa conhecer todas as regiões.

Aproveite para ver o post completo que fizemos reunindo todas as dicas da Ilha da Madeira.

Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar na Ilha da Madeira? Deixe nos comentários!

Saiba mais
Veja todas as nossas dicas do destino
O que fazer por lá
O que é bom saber antes de ir
Dicas de restaurantes

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.