Onde ficar na Ilha da Madeira: Dicas de hotéis e regiões

Não é fácil decidir onde ficar na Ilha da Madeira, já que. apesar de ser uma ilha pequena com apenas 57 km de comprimento e 22 km de largura, ela possui diversas cidades e muitas atrações distintas.

Por isso, neste post, a gente lista os melhores lugares para se hospedar com dicas de cada lugar e também com sugestões de hotéis.

ONDE FICAR NA ILHA DA MADEIRA

Antes de dar as dicas de onde ficar na Ilha da Madeira, vale uma explicação: embora a ilha não seja grande, para ir de um município ao outro é preciso estar de carro. Portanto, o ideal pra quem não gosta muito de alugar um carro é contratar empresas para fazer os principais passeios.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não dá para ir a pé aos lugares, mas dependendo da atração, a estrada também não é fácil. Então, para não ter estresse, o melhor é mesmo contratar os serviços de alguma empresa de turismo. Dito isso, vamos falar um pouco das principais regiões e dar dicas de onde ficar na Ilha da Madeira.

DICAS DE ONDE FICAR NA ILHA DA MADEIRA

| FUNCHAL

A primeira dica de onde ficar na Ilha da Madeira não poderia ser outra: Funchal. A capital da Ilha da Madeira possui 120 mil habitantes, tem um centrinho histórico muito charmoso e é ideal para quem gosta de ter independência principalmente à noite. Dependendo de onde estiver hospedado, dá para andar a pé, sair para comer e passear pelas lojas.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente ficou hospedado no Belmond Reid’s Palace, que é um dos melhores hotéis da Madeira. Da mesma rede do Copacabana Palace, o hotel tem um estilo clássico e chique com excelente café da manhã, ótimos restaurantes e duas piscinas lindas. Outra dica é o Quinta da Casa Branca, que também é lindo e bem exclusivo.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Porto Mare Hotel, Castanheiro Boutique Hotel, Quinta Bela São Tiago, Pestana Carlton Madeira e The Vine Hotel são outros hotéis famosos na capital da Ilha da Madeira.

| CALHETA

Nossa segunda dica de onde ficar na Ilha da Madeira é Calheta, o povoado mais importante da região sudoeste da ilha e onde dizem que o sol brilha mais. Lá está localizado o Centro das Artes Casa da Mudas. Já na Sociedade de Engenhos da Calheta dá para provar o famoso bolo de mel e a poncha. Não deixe de passear pelo Jardim do Mar, praia famosa entre os surfistas, e pelo Paul do Mar. Já na Ponta do Pargo está um charmoso farol, de onde se vê um lindo pôr do sol.

A gente ficou hospedado no Savoy Saccharum, que é um hotel novo e super moderno, com um quarto espaçoso e decoração incrível. Ahh, sem falar no café do manhã, que é ótimo, e na piscina, que tem um visual incrível.

Onde ficar na Ilha da Madeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outras opções de hotéis em Calheta são o Savoy Calheta Beach, o Hotel Atrio, Hotel Rural Quinta Alegre (Estreito de Calheta) e Calhau Grande Rural Cottages (Arco da Calheta).

| PONTA DO SOL

Não é à-toa que a Ponta do Sol, situada na costa sul da Madeira, tem esse nome. É considerado o local mais quente da ilha. Aqui está localizado o planalto de Paul da Serra, de onde se tem uma linda vista. Aproveite para conhecer as construções históricas da região como o Palacete do Lugar de Baixo, a Ponte do Caminho Real, o Centro Cultural John de Passos e a Igreja de Nossa Senhora da Luz, a matriz da cidade.

Ponta do Sol (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de hotéis na região estão a Estalagem da Ponta do Sol – Quinta da Rochinha, que tem um excelente restaurante e uma vista linda, o Enotel Baía e o Quinta do Alto de São João.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro obrigatório pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

| CÂMARA DE LOBOS

Mais uma dica de onde ficar na Ilha da Madeira é a Câmara de Lobos. Aliás, essa é uma região muito importante pra ilha, já que é aqui que é fabricado o vinho Madeira. Todos os anos acontece a Vindima ao Vivo da Festa do Vinho, onde é possível participar da colheita e da pisa das uvas.

Outros pontos importantes da região são o Curral das Freiras, único lugar da ilha de onde não se pode ver o mar, o Ilhéus de Câmara de Lobos, rochedo sobressalente ao mar com um belo jardim e linda vista, a Igreja de São Sebastião, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o antigo Convento de São Bernardino.

Câmara de Lobos (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de hotéis em Câmara de Lobos está o Pestana Churchill Bay. Já no Estreito de Câmara de Lobos está o Quinta do Estreito Vintage House.

| SANTANA

Além das famosos casinhas típicas de formato triangular e teto coberto de colmo, Santana é famosa por suas paisagens verdejantes e pelas levadas. Considerada uma Reserva Biosfera pela UNESCO, lá está localizado o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio. É aqui que está localizado os famosos Pico Ruivo, Pico das Torres e Pico do Areeiro, mais altos da Ilha da Madeira e todos com acesso aos pedestres.

Santana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as dicas de hotéis está o Quinta do Furão, com um restaurante maravilhoso.

| MACHICO

Mais uma dica de onde ficar na Ilha da Madeira é a cidade Machico, onde desembarcaram os descobridores Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1419. Com mar aberto, a região é cheia de mirantes como o Pico do Facho.

Na região, há o Club de Golf Santo da Serra, uma das mais famosos campos da Europa com vistas para o oceano e as montanhas. Essa região também é famosa por ter uma das únicas praias de areia da Ilha Madeira, a Prainha. Aproveite também para conhecer o Museu da Baleia e a Zona Franca.

Machico (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as dicas de hotéis nesta região está o Dom Pedro Madeira Ocean Beach Hotel.

| PORTO MONIZ

Localizado na costa norte da Ilha da Madeira, Porto Moniz tem algumas das principais atrações da ilha: as piscinas naturais, que são lindas. Formadas por rochas vulcânicas onde mar entra naturalmente, as piscinas naturais não podem faltar no seu roteiro pela ilha.

Além disso, em Porto Moniz está o Mirante das Achadas da Cruz, com uma vista incrível. No inverno, na caldeira vulcânica do Fanal, a cerca de 1120 metros de altitude, está uma deslumbrante lagoa formada com a água da chuva.

Onde ficar na Ilha da Madeira - Porto Moniz (Foto: DIvulgação)

Uma dica de hotel é o Aqua Natura Madeira, que fica bem em frente às piscinas naturais. Dos quartos, é possível ter uma vista linda das piscinas. Além disso, o restaurante do hotel é ótimo. Outra opção é o Hotel Salgueiro.

| SÃO VICENTE

Outra dica de onde ficar na Ilha da Madeira é São Vicente, que também está localizada na costa norte. Pra quem gosta de natureza, esta é uma boa região, já que uma grande área da Floresta Laurissilva, Patrimônio Natural da UNESCO, está aqui.

Também nesta região estão a capela construída dentro de uma rocha, as grutas e o Centro de Vulcanismo, com diversas paisagens subterrâneas. Em São Vicente fica a Rota da Cal, trajeto que vai das pedreiras de extração calcária até um museu.

Onde ficar na Ilha da Madeira - São Vicente (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de hotéis nesta região está o Estalagem do Mar.

| SANTA CRUZ

Santa Cruz é famosa por seus monumentos históricos da época da colonização, como a Igreja de São Salvador. Já a Praia do Garajau é ótimo para a prática de mergulho Pra quem gosta de se divertir, é aqui que está localizado o Aquaparque, único parque aquático da ilha. Não deixe de conhecer também o Jardim Botânico Quinta Splendida, que possui mais de 1000 espécies de flores e plantas.

Onde ficar na Ilha da Madeira - Santa Cruz (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as dicas de hotéis em Santa Cruz está o Vila Galé.

PRECISO DE SEGURO VIAGEM?

Sim! Para ir à Ilha da Madeira o seguro viagem é obrigatório para brasileiros. Assim como para quase todos os países do continente, Portugal exige que o turista chegue ao país com um seguro.

A nossa dica é a Seguros Promo. Sempre fazemos nossos seguros com eles e vale a pena. É só entrar no site, colocar os dados da viagem e comparar na mesma tela até três diferentes seguros. Assim, fica mais fácil ver qual tem mais a ver com o seu perfil de viagem. Aproveite e use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 na hora de finalizar o pagamento para ter descontos. Se estiver com bastante antecedência da viagem, escolha pagar via boleto para ter mais descontos.

+ Faça a sua cotação agora mesmo e use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto

Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar na Ilha da Madeira? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ O que fazer por lá
+ O que é bom saber antes de ir
+ Dicas de restaurantes

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *