Na hora de escolher onde ficar em Toque Toque Grande, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, é bom estar ciente de algumas coisas. Como o fato de as hospedagens mais bonitas ficarem no alto de uma montanha e também o comércio ser quase inexistente por ali.

Na nossa opinião, essa é uma das praias mais lindas que já visitamos em São Paulo, junto de sua vizinha, a Praia das Calhetas.

Casas são opção de onde ficar em Toque Toque Grande
Casa que alugamos em Toque Toque Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas pra quem quer se hospedar por aqui é bom já ir sabendo desses pequenos detalhes pra fazer a escolha certa, como mostramos abaixo.

Dicas de onde ficar em Toque Toque Grande

Distante apenas 170km da cidade São Paulo, essa é uma das praias que mais gostamos no Litoral Norte. Mas por incrível que pareça, mesmo estando entre as badaladas praias de Maresias e do centro de São Sebastião, o clima aqui é de tranquilidade completa, exceto nos fins de semana de temporada e feriados.

Guarda sol na praia em dia vazio
Praia vazia num dia de semana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ao contrário daqui, a também linda e vizinha Toque Toque Pequeno tem muito mais estrutura de comércio, restaurantes e bares. Ou seja, costuma ficar mais cheia.

Estrutura e peculiaridades da praia

  • Quem procura onde ficar em Toque Toque Grande deve ir sabendo que a pequena vila é formada praticamente só de casas, muitas de aluguel como falaremos abaixo.
  • Não há restaurantes nem supermercados, apenas barraquinhas de praias em alguns dias da semana. O único local fixo mesmo que conhecemos foi o quiosque Rancho Cantinho do Céu, que supre as necessidades de um dia na praia.
  • Além disso, a praia pode ser divida em dois locais de estadia: a parte à beira-mar e a parte alta, de onde se tem a melhor vista e também onde ficam as melhores pousadas.

Hospedagens na parte alta da praia

Foi o local que escolher por conta da vista incrível. Nós gostamos muito, mas é bom saber que para chegar à praia temos que descer a montanha por uma escadaria (dependendo do local onde você se hospedou) ou fazer uma curta viagem de carro se estiver nas pousadas.

Onde ficar em Toque Toque Grande: Casa com vista
Nossa casa em Toque Toque Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nós nos hospedamos numa casa em um condomínio que alugamos pelo Airbnb. Que vista! Além disso, a estrutura compartilhada por todas essas casas era ótima, com piscina e acesso (por meio de 185 degraus) direto à praia.

Condomínio em Toque Toque Grande
Condomínio em Toque Toque Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ainda nesse mesmo condomínio, nós vimos várias outras casas de temporada, como a Casa com Vista pro Mar, a Paraíso e também o Loft Mar e Lua.

Pousadas em Toque Toque Grande

Já vizinhas a esse condomínio, ficam as duas melhores pousadas de Toque Toque Grande, a Ilha do Toque Hotel & Spa e também a menor, mas charmosa, Bougainville.

Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa
Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & SPA (Divulgação)

A primeira é a mais famosa da região, com ótima estrutura de hotel boutique, piscina e uma linda vista pro mar. Mas no caso de ambas será preciso descer até a praia, afinal estamos na parte alta.

O lado bom é que dá pra ir tranquilamente até a Praia Calhetas, onde só se chega caminhando.

Veja todas pousadas com descontos na região

Onde ficar em Toque Toque Grande: Parte baixa

Bem próximo da praia, só encontramos casas de aluguel de temporada. Não há nenhuma pousada ou hotel. Mas separamos algumas das melhores casas que conhecemos abaixo.

A casa que mais nos chamou a atenção na praia foi essa de madeira em estilo casa na árvore. É pé na areia, de frente pro mar, uma delícia. Mas o preço é salgado.

Perto dela nós encontramos essa outra boa opção charmosa e com um deck de frente pra praia. Você ainda pode ver aqui todas as casas disponíveis pertinho do mar de Toque Toque Grande.

Vista do alto da Praia de Toque Toque Grande
Vista da Praia de Toque Toque Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Atrações de Toque Toque Grande

Quem quer se hospedar em Toque Toque Grande e não pretende deixar a região, o que tem pra fazer aqui é curtir a praia sem pressa. Além disso, o pôr do sol de frente pro mar é inesquecível.

Pôr do sol em Toque Toque Grande
Pôr do sol em Toque Toque Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outra atração famosa por aqui é a Cachoeira do Toque Toque, que fica na estrada perto do trevo que dá acesso à praia, na própria Rio-Santos.

Ainda pertinho, com acesso fácil pela estrada inclusive a pé pra quem está hospedado na parte alta, não deixe de visitar a Praia Calhetas de São Sebastião, uma das mais bonitas de todo Litoral Norte.

Praia e Mata Atlântica vistas do Mirante de Calhetas
Praia das Calhetas em São Sebastião (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É um pouco mais complicado pra quem vai de carro, pois o acesso é a pé e não há estacionamento. Mas garanto que vale a pena.

Se você quer circular, como nós fizemos em alguns dias, vale conhecer Maresias, que é o centrinho com melhor infraestrutura nos arredores e as praias de Toque Toque Pequeno e Santiago.

Já pros lados do centro de São Sebastião, nós amamos a Praia das Pitangueiras, bem vazia e com águas calminhas, ao menos no dia que fomos.

Vista de cima das pedras da Praia das Pitangueiras em São Sebastião
Praia das Pitangueiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como chegar

Pra chegar em Toque Toque Grande o acesso é feito pela rodovia Rio-Santos. Quem vem de São Paulo (170km) deve ficar atento à sinalização a partir de Maresias. Já quem sai do Rio de Janeiro (400km) ficar de olho nas placas a partir das praias urbanas de São Sebastião.

Como há bastante placa e o GPS funciona bem o acesso é tranquilo, só tome cuidados com os radares. Algumas referências são as praias de Toque Toque Pequeno, Calhetas e a Cachoeira de Toque Toque. Da entrada do trevinho até a praia são cerca de 400m.

10 praias incríveis entre RJ e SP

Tem mais dicas ou dúvidas sobre onde ficar em Toque Toque Grande? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.