Onde ver o Muro de Berlim: Um roteiro pela capital alemã

A divisão da capital alemã em duas (socialista e capitalista) durante a Guerra Fria por quase 30 anos foi um dos atos mais absurdos que o mundo assistiu nas últimas décadas. Apesar de ser um verdadeiro “muro da vergonha”, nesse post damos uma sugestão de roteiro de onde ver o Muro de Berlim pra que você, ao visitar a cidade, possa entender melhor o que ele significou.

Algumas partes do muro ainda estão de pé. São poucas, é verdade, mas elas ajudam o visitante a ver com os próprios olhos a crueldade desse ato que separou milhares de famílias por décadas.

ONDE VER O MURO DE BERLIM NA CAPITAL ALEMÃ

A HISTÓRIA DO MURO

Muro de Berlim [Foto: Noir (CC BY-SA 3.0)]

Muro de Berlim em 1986 –
Foto: Noir (CC BY-SA 3.0)

Antes de começarmos nossa sugestão de roteiro de onde ver o Muro de Berlim, vamos falar um pouco sobre essa construção. Foi de surpresa, na madrugada de 13 de agosto de 1961, que grades metálicas começaram a dividir a cidade em dois lados: um capitalista e o outro socialista.

Ao contrário do que muita gente pensa (eu só descobri e consegui entender quando estive aqui), a barreira não dividia a capital alemã ao meio, mas ela circundava a Berlim Ocidental (capitalista), como você pode observar no mapa abaixo.

Mapa do Muro de Berlim [Imagem: ChrisO (CC BY-SA 3.0)]

ChrisO (CC BY-SA 3.0)

O muro de cimento mesmo, como conhecemos, levou alguns anos para ser construído. Mas os 66,5km de grade metálica erguidas naquela madrugada separaram por quase 30 anos famílias inteiras. Até mesmo quem saiu para trabalhar naquela noite ou foi visitar algum amigo ficou impedido de voltar pra casa, caso ela ficasse do outro lado. Ele só caiu em 9 de novembro de 1989, após uma série de protestos e revoluções. Ao longo de todos esses anos, oficialmente 80 pessoas morreram tentando cruzar o Muro de Berlim, mas estima-se que esse número seja bem maior.

O ROTEIRO

| PORTÃO DE BRANDEMBURGO

Um dos símbolos de Berlim, o Portão de Brandemburgo não tem relação direta com o muro. Ele foi construído séculos antes para servir de porta de entrada da cidade. Mas durante o tempo em que o muro esteve de pé, ele ficou ao lado, inacessível e isolado. Mas no dia da queda, em 1989, ele foi um dos ícones do movimento que reunificou as duas “Berlins”, tomado por manifestantes.

Queda do Muro de Berlim [Foto: Lear 21 (CC BY-SA 3.0)]

Queda do muro em frente ao Portão de Brandemburgo – Foto: Lear 21 (CC BY-SA 3.0)

Onde ver o Muro de Berlim - Portão de Brandemburgo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estação de Metrô (U) ou Trem (S): Brandenburger Tor

 

| MUSEU DO PORTÃO DE BRANDEMBURGO

Uma das atrações mais novas de Berlim, esse museu tem uma enorme tela onde são feitas projeções que dão uma visão de mais de 300 anos de história da cidade, com mais enfoque para o Nazismo e o Muro de Berlim. A apresentação é interessante, mas achei um pouco cara pro que oferece (€9*).

Onde ver o Muro de Berlim - Museu do Portão de Brandemburgo (Foto: Divulgação)

Mais informações: brandenburgertor-museum.de
Estação de Metrô (U) ou Trem (S): Brandenburger Tor

 

| EAST SITE GALLERY

É onde nosso roteiro pelo Muro de Berlim realmente começa a ficar interessante. Esse é o trecho mais longo da construção que ainda está de pé. Nos últimos anos, recebeu pinturas de dezenas de artistas de mais de 20 país e hoje é a maior galeria ao ar livre do mundo, com 1.316 metros. Um jeito legal de vir é de bicicleta.

De bicicleta em Berlim: East Side Gallery (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde ver o Muro de Berlim - East Side Gallery (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Visitação: Grátis
Estações do metrô (U) ou trem (S): Warschauer Straße

 

• Está lembrando do Seguro Viagem pra Europa? Ele é obrigatório para brasileiros que viajam pra Alemanha, mas não custa caro. Encontre aqui o melhor preço entre diversas seguradoras e, ao usar o cupom ESSEMUNDOENOSSO5, você ainda ganha 5% de desconto!

 

| MEMORIAL DO MURO DE BERLIM

Esse é um dos locais onde é possível entender com maior clareza como funcionava o muro. Não era apenas uma divisória, mas na verdade eram dois muros e entre eles um corredor chamado de “Zona da Morte”. Além disso, uma das 302 torres de observação do período ainda está de pé.

Onde ver o Muro de Berlim - Memorial do Muro de Berlim (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde ver o Muro de Berlim - Memorial do Muro de Berlim (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ele fica na rua Bernauer Straße, que da noite pro dia foi dividida ao meio pela barreira e os moradores não podiam mais atravessá-la. Ela ficou ainda famosa pelas diversas tentativas de fugas desesperadas, seja com cordas, escadas ou pelas janelas dos prédios. É um museu a céu aberto cheio de histórias.

Onde ver o Muro de Berlim - Bernauer Straße (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde ver o Muro de Berlim - Bernauer Straße (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O memorial em si pode ser divido em duas partes: essa a céu aberto e o outro que fica em um prédio, chamado de Centro de Documentação. Por meio de ilustrações, aqui é possível conhecer de perto diversas histórias de vítimas da construção do muro.

Onde ver o Muro de Berlim - Memorial do Muro de Berlim (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pertinho dali fica uma das “estações fantasmas”, a Nordbanhof, que receberam esse nome quando os trens e o metrô deixaram de circular entre os lados capitalista e socialista. Hoje ela funciona e é uma das opções para chegar aqui.

Onde ver o Muro de Berlim - Nordbanhof (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde ver o Muro de Berlim - Nordbanhof (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Entrada: Grátis
Mais informações: berliner-mauer-gedenkstaette.de
Como chegar: Metrô (U) Bernauer Straße, estação de trem (S) Berlin Nordbahnhof ou de tram, que são os bondes elétricos, pela estação Gedenkstätte Berliner Mauer

 

| TOPOGRAFIAS DO TERROR

Um dos museus mais impressionantes desse roteiro de onde ver o Muro de Berlim, o Topografias do Terror não fala apenas do muro, mas conta por meio de fotos e documentos toda a barbaridade praticada pelos regime nazista. No lado externo, há um pedaço intacto do muro ainda de pé.

Onde ver o Muro de Berlim - Topografia do Terror (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Entrada: Grátis
Mais informações: topographie.de
Como chegar: Estações do metrô (U) Kochstrasse ou Potsdamer Platz ou estação de trem (S) Potsdamer Platz

+ Encontre hotéis em Berlim com até 50% de desconto

| CHECKPOINT CHARLIE

Bem perto do Topografias do Terror fica esse que foi um dos pontos de controle mais famosos. Por ele eram registrados a passagem de pessoas de um lado para o outro do muro. Era como mudar de país, com a necessidade de passaporte e autorização para circular pela mesma cidade. Encontrei um post ótimo contando alguns dos fatos importantes que aconteceram por aqui, vale a pena ler antes de ir.

Onde ver o Muro de Berlim - Checkpoint Charlie (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na realidade o local não tem nada demais e os soldados/atores que ficam por ali cobram um bom dinheiro pra tirar fotos na cabine que não é original. Por outro lado, olhe pro chão para ver de perto o traçado por onde passava o muro, é bem mais interessante.

Onde ver o Muro de Berlim - Checkpoint Charlie (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Visitação: Gratuita
Estações de metrô (U): Kochstrasse ou Stadtmitte

 

| MUSEU DO MURO

Esse museu fica bem pertinho do Checkpoint Charlie. Entre os itens expostos no Mauermuseum, os mais curiosos estão relacionados às histórias ou tentativas de fuga, como balões de ar quente e minissubmarinos. Apesar do preço bem salgado (€ 14,50 *), é bem mais autêntico que o checkpoint.

Onde ver o Muro de Berlim - Mauermuseum/Museu do Muro (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Mais informações: mauermuseum.de
Estação do metrô (U): Kochstraße

 

| PROCURE SEMPRE SINAIS DO MURO

Pra terminar, mais que indicar algum lugar pra ver o Muro de Berlim, vale sempre estar atento e reparar. Em diversos locais da cidade você pode encontrar um pedaço ou outro do muro ainda de pé. Além disso, assim como no Checkpoint Charlie, vira e mexe você vê uma placa metálica no chão sinalizando que ele passou por ali. Um desses locais, da foto abaixo, fica às margens do Rio Spree, bem pertinho do Palácio de Reichstag.

Onde ver o Muro de Berlim (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

Tem mais sugestões de onde ver o Muro de Berlim na cidade? Deixe seu comentário!

ONDE FICAR EM BERLIM

Durante os dias em que estive em Berlim, me hospedei no The Circus Hotel, um hotel bem descolado e sustentável ao lado do metrô Rosenthaler Platz, entre os famosos bairros de Mitte e Prenzlauer Berg. Foi bem fácil a partir dali conhecer as principais atrações da cidade, inclusive a pé.

The Circus Hotel em Berlim (Foto: Divulgação)

Achei o hotel bem estiloso, com decoração de muito bom gosto e um restaurante num quintal que é um charme e tem pratos deliciosos. Os funcionários também me ajudaram bastante nos roteiros. Para ver outros hotéis com desconto em Berlim, dê uma olhada nesse link.

 

MAIS DE BERLIM
+ 6 lugares pra ver a capital alemã do alto
+ Um roteiro de bicicleta pelas principais atrações
+ Todas as dicas pra você curtir a cidade

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *