Ovo em pé na Linha do Equador é atração pra quem visita Macapá

O Marco Zero da Linha do Equador é uma das principais atrações de Macapá, no extremo norte do Brasil. A capital amapaense é a única cortada pela linha imaginária que divide a Terra em Hemisférios Norte e Sul.

O monumento mostra exatamente onde o Equador passa pela cidade e permite que os visitantes tirem fotos com um pé no Norte e outro no Sul do planeta.

Mas o que intriga mesmo muitos turistas é a possibilidade de se equilibrar um ovo em pé no local. Não só ovos, mas também moedas e outros objetos. Seria isso apenas possível na latitude 0° ou não passaria de um mito?

Ovo em pé na Linha do Equador é atração pra quem visita Macapá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em entrevista ao G1, o pós-doutor em Física e professor da UNIFAP (Universidade Federal do Amapá) Robert Vamour afirma ser apenas uma probabilidade de tentativa e erro: “não tem explicação física”.

Já o meteorologista Luiz Cavalcanti diz que se o fenômeno realmente acontece pode ser por conta da força de Coriólis. Segundo ele, essa é uma força aparente devido à rotação do planeta, que depende da velocidade do movimento e latitude na qual ele se realiza. A Coriólis é zero no Equador.

Independente se é verdade ou mito essa é uma experiência bem interessante. Estivemos no Marco Zero da Linha do Equador em Macapá e pudemos presenciar o tal fenômeno em que muitos turistas conseguem de colocar o ovo em pé. No nosso caso, talvez por falta de equilíbrio nosso, acabamos desistindo após várias tentativas (rs). Mas vimos muita gente que conseguiu não apenas no chão, mas sobre uma ponta fininha do monumento.

Ovo em pé na Linha do Equador é atração pra quem visita Macapá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Confira as entrevistas dos especialistas ao G1

 

ONDE VER O OVO EM PÉ NA LINHA DO EQUADOR

Marco Zero da Linha do Equador
Rod. Juscelino Kubitscheck – Jardim Marco Zero – Macapá/AP

+ 10 coisas para fazer em Macapá

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *